WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

A OMS – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO – NETÃO

.

Durante o processo de quarentena causado pelo Covid-19 o termo OMS tem sido muito comentado. A Organização Mundial de Saúde era desconhecida para maior parte de população.
A OMS (fundada em 7 de abril de 1948) tem em média 7 mil funcionários em 150 países, ela tem o papel fundamental na elaboração de padrões internacionais na área de saúde pública. Ela tem uma função importante na defesa da condição de saúde no mundo. Atua em assuntos tão diferentes quanto poluição, obesidade infantil, saúde mental, doenças infecciosas e também estabelece listas de medicamentos essenciais.
A responsabilidade dessa organização é muito grande e a sua credibilidade não pode ser contestada neste momento de pandemia no mundo, pois ele tem um corpo técnico – científico especializado para pesquisas essenciais.
O Brasil teve um papel importante na fundação da OMS. Enquanto muitos países estavam preocupados com a criação das Naçoes Unidas , o brasileiro Geraldo de Paula Souza e o chinês Szeming Sze, na Conferencia de São Francisco ( 1945 ), defenderam a criação da OMS. O nosso país teve um diretor da OMS durante 20 anos ( de 1953 – 1973 ), o médico Marcolino Gomes Candau.
O interessante de se conhecer a história da OMS, é ter a certeza de que qualquer governante que venha a desobedecer às recomendações desta organização, nesta atual condição de pandemia, pode ser considerado um grande irresponsável despreocupado com o bem comum.
Bibliografia: O Estadao / Revista Isto é / saúde.gov.br / professornettao.blogspot.com.br

(ANTÔNIO MOREIRA NETO – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.