WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

(OPINIÃO) REFLEXÕES SOBRE A CULTURA E O LAZER EM ITAMARI – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO (Itamari)

.

O direito à Cultura e ao Lazer são garantidos na Constituição Brasileira no seu artigo 6° desde 1988. Ao contrário do que muitos pensam, o Lazer e a Cultura são necessidades básicas de qualquer cidadão, mas apesar de ser um direito constitucional, poucos brasileiros usufruem dele.
Poucas são as políticas públicas voltadas à Cultura e ao Lazer, principalmente em pequenos municípios como é o caso de Itamari, a cidade não oferece espaços de lazer suficientes para que as pessoas possam contemplar os diferentes conteúdos culturais. Se não bastassem os fatores que limitam a sua prática, somam-se a isso, a lei do silêncio e a falta de vontade e inteligência dos gestores em criar alternativas para vencer os obstáculos.
É mais fácil usar o poder da polícia ou não oferecer alternativas para a população, do que trabalhar para criar alternativas que possam superar as dificuldades existentes.
Mas, existem alternativas? O que fazer principalmente nos finais de semana para que as pessoas possam garantir o seu direito à Cultura e ao Lazer em Itamari? O que os cidadãos apontam como solução para o problema?
Uma pré-candidata e professora em suas propostas de mandato coletivo, buscou opiniões, ouviu as ruas em Itamari e colocou em seu plano o pensamento de alguns cidadãos em relação a Cultura e o Lazer em Itamari.
Vejam algumas ideias e propostas coletivas em relação ao tema:
Criar uma Associação na área cultural para conseguir financiamentos para PROJETOS CULTURAIS em nossa cidade. Criação junto ao governo municipal, da CASA DA CULTURA E DO TRABALHO para formar e promover atividades ligadas à cultura, artesanatos, músicas e outras atividade afins. Criar um projeto de apoio aos MÚSICOS LOCAIS, que facilite a realização de eventos na cidade, como por exemplo voz e violão na Praça João Freire e música para a juventude no Alto da Independência. Outra alternativa seria a REVITALIZAÇÃO DAS PRAÇAS PÚBLICAS em Itamari com pontos de Wifi livre e espaços para apresentações, a CRIAÇÃO DE UM CALÇADÃO na Rua 18 de Julho com um projeto paisagístico adequado, incentivando o comércio de lanches e bebidas não alcoólicas. Outro anseio da população é a criação da PRAÇA DAS CRIANÇAS na rua 7 de Setembro no Alto da Independência, com brinquedos e uma pequena academia para idosos. Incentivar e implementar a criação de atividades esportivas que virem tradição em nossa cidade como maratonas, corridas, cavalgadas, torneios e campeonatos. Buscar junto ao governo municipal, a bares da cidade, a criação de um ESPAÇO PARA SHOWS e ENCONTROS DE SOM AUTOMOTIVO com estrutura e localização e segurança adequados. Uma das alternativas, seria a criação de um espaço para quiosques, na chegada da cidade, sentido Itamari-Apuarema.
Outra boa ideia é a criação de UM CALENDÁRIO DE FESTAS REGIONAIS COMUM (ITAMARI, NOVA IBIÁ E APUAREMA), para incentivar a circulação de pessoas nessas três cidades e melhorar a economia local. Facilitar a realização de eventos nas ruas da cidade com um horário que não incomode a vizinhança, por exemplo das 18h ás 22h.
Além disso, apoiar eventos de lazer promovidos por organizações não governamentais. Implantação do Projeto A Praça é do Povo, com programação de atividades sociais, de cultura e lazer das quais a população participe. Comprar e manter uma estrutura com som é alguns instrumentos básicos para a realização de pequenas apresentações nas praças. Apoiar a criação da ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA e de outras artes. Buscar a criação DO SÃO PEDRO FORA DE ÉPOCA, na cidade, com o objetivo de baratear os custos com os artistas e trazer mais turistas para a cidade e manter o São João tradicional com forró pé de serra e outras brincadeiras, terno de reis, comidas típicas e outras tradições.
Se pensarmos juntos, sairemos do estado de inércia que nos encontramos. Os nossos finais de semana terão mais brilho e alegria. Só não podemos continuar como estamos, devemos buscar garantir o DIREITO À CULTURA E AO LAZER que é de todos. Não nascemos para ficar em casa 24h, temos necessidades básicas e humanistas de interação, encontros, diversão e alegria. Todos merecem relaxar, se divertir e ser feliz. Vamos à luta, nunca desista dos seus sonhos.

(NELSON RIBEIRO FILHO, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.