A ROTA DA COSTA DO DESCOBRIMENTO NO SUL DA BAHIA É PERFEITA PARA TURISMO DE AVENTURA E ECOTURISMO – PARTE I
.
Você já ouviu falar sobre a Costa do Descobrimento no Brasil? Essa é uma região no sul da Bahia considerada o ponto inicial da história do nosso país. Isso porque foi ali que tudo começou no ano de 1500!
Segundo os livros de História do Brasil, assim que os portugueses avistaram o Monte Pascal, eles gritaram “terra à vista”. A importância histórica e cultural dessa região é tamanha que em 1999 ela foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO.
Quem resolve viajar por essa rota não se arrepende e encontra muitas atrações pelo caminho, como praias de água salgada e doce, falésias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, mata preservada e muito mais.
A Costa do Descobrimento é altamente recomendada para quem curte turismo de aventura e ecoturismo. Se você sonha em mergulhar nas águas cristalinas da Bahia ou fazer trekkings em trilhas com paisagens lindas, com certeza vai adorar a região.
As principais cidades que compõem a Costa do Descobrimento são Belmonte, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.
Vale muito a pena fazer essa viagem de carro, seja com seu veículo particular ou com um carro alugado. Isso porque você pode parar em cada uma das cidades, desbravando todas as belezas que elas possuem. Por ter muitas cidades e atrações legais em cada uma delas, o ideal é planejar um roteiro no qual você consiga ficar pelo menos um dia inteiro em cada cidade.
MONTE SEU ROTEIRO DE VIAGEM PELA COSTA DO DESCOBRIMENTO
VEJA ALGUMAS ATIVIDADES PARA FAZER EM CADA CIDADE:
BELMONTE
Começando pelo topo da Costa do Descobrimento, temos a cidade de Belmonte, a 580 km ao sul de Salvador e 60 km de Porto Seguro. As grandes atrações por lá são as praias, como a Praia da Caieira, considerada uma das mais bonitas da região, com seu manguezal imenso, e a Praia do Mar Moreno, a mais movimentada de Belmonte.
Quem prefere praticar algum esporte aquático deve ir à Praia da Barra Sul, onde é possível surfar, fazer bodyboarding e windsurfe. Outro ponto legal é visitar a Praia de Mogiquiçaba, perfeita para os surfistas.
Vale a pena dar uma voltinha pelo centro histórico da pacata cidade e admirar as construções coloniais centenárias! São casarões antigos, casinhas coloridas, igrejinha, pracinhas tudo com aquele ar bucólico e acolhedor. Mas em Belmonte também tem coisa phyna: o farol da cidade foi construído pela mesma empresa que fez a Torre Eiffel, é mole? Vale a pena dar uma olhadinha
Na cidadezinha, você não encontra tantas opções de hospedagem, tendo que optar mais pela Pousada Rio, com diárias a partir de R$ 90, ou então preferindo ficar em Canavieiras, que fica a 20 km de distância.
SANTO ANDRÉ
O vilarejo tranquilo e remoto de Santo André pertence ao município de Santa Cruz Cabrália e, por lá, você vai encontrar um local que exala paz por todos os lados. O povoado possui 800 habitantes e ficou conhecido porque foi ali que os jogadores da Alemanha ficaram instalados na Copa de 2014 — tanto que a casa em que a Seleção ficou virou um hotel maravilhoso, o Campo Bahia.
Lugares que proporcionam o encontro das águas do mar e de rios são verdadeiros encantos! A Praia de Guaiú é uma parada obrigatória para quem visita o vilarejo de Santo André. Bem preservada e deserta, certamente será um dia para descansar e aproveitar o sol.
Quem busca ainda mais conforto e sofisticação pode ficar hospedada no Resort Costa Brasilis, DI-VI-NO, all inclusive, que fica de frente para a gostosa Praia de Santo André.
(Fonte: Quanto custa viajar)
.
Comentários estão fechados.