WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

VOCÊ SÓ MANDA EM 25% DA SUA VIDA – Pela Admª. TAIS GASPAR

.

Que história é essa de 25%??? Eu sou dona da minha vida e quem manda nela sou eu!!!
Bom, você pode até pensar assim e eu te confesso que eu também pensava assim até bem pouco tempo atrás…Mas, na verdade nossos padrões e comportamentos são muito mais complexos do que poderíamos imaginar!
QUE HISTÓRIA É ESSA DE 25%?
Vamos lá… Nossas crenças são programas herdados dos nossos ancestrais. Segundo a Neurociência, nós herdamos 25% do que somos do nosso pai, 25% da nossa mãe e 25% diz respeito ao ecossistema em que fomos criados, filosofia, religião, entre outros. Bom, sendo assim, nos sobra apenas 25% para nós mesmos.
Crenças do Nível Genético A epigenética vem demonstrando que aquilo que pensamos e sentimos altera nosso DNA através do campo morfogenético (a coisa está complicando) e essas alterações são passadas para gerações futuras. O mesmo ocorreu com nossos ancestrais e muito do que você acredita pode não ser uma escolha consciente, mas sim, uma herança genética de gerações passadas do que eles viram, ouviram e sentiram que se instalaram nas células e foram passadas para você, assim como suas características físicas herdadas geneticamente.
O QUE DIZ A BÍBLIA
Pois é, saindo da ciência para a religião, encontramos na Bíblia referencia a herança maldita. Geralmente a referência bíblica mais utilizada para defender essa ideia de maldição hereditária é um texto registrado no capítulo 20 do livro de Êxodo, onde lemos:
“Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” (Êxodo 20:5)
TROCANDO EM MIÚDOS
Tanto a Bíblia, quanto a ciência querem dizer que nós, meros mortais já nascemos com boa parte da nossa predisposição formada com relação à crenças e comportamentos. Nossa herança genética e cultural representa uma grande parte do que somos.
VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS SUAS HERANÇAS?
Sabemos que o DNA armazena nossos genes, sendo o responsável por você ter o nariz idêntico ao da sua mãe e os olhos castanhos do seu avô.
Mas e em relação ao comportamento e à forma de enxergar a vida, o quanto você percebe essa herança? E os hábitos e crenças sobre o dinheiro, relacionamentos, sucesso, beleza, valores: será que você herdou muito ou pouco deles?
CRENÇAS
Você enxerga o dinheiro como algo complicado e estressante? Talvez você pense assim porque cresceu vendo seus pais com dificuldades financeiras, por exemplo.
A maior parte das nossas crenças financeiras é formada na infância e, mesmo que os seus pais nunca tenham falado de dinheiro com você, tudo o que você ouviu e viu que tenha o assunto “dinheiro” envolvido foi absorvido nesses primeiros anos de vida.
Independentemente de você ter crescido com muito ou com pouco, sua visão será despertada à medida que, na sua infância, você viu seus pais, seus tios e seus avós se relacionando bem ou mal com os recursos financeiros.
Mas lembre-se: seus pais também já foram crianças e desenvolveram as crenças deles observando os mais velhos.
E OS 25%?
Vamos voltar aos 25%. Sim já foi dito, 75% da nossa formação vem da nossa Herança e não podemos fazer nada quanto a isso. Não podemos mudar a história, nem a família onde nascemos, mas podemos sim, mudar o que fazer com tudo isso.
Sim, 25% diz respeito a apenas você! O que você está fazendo com os seus 25%? Vai continuar se lamentando como vítima de uma situação que não pode mudar ou vai assumir a posição de comandante e começar a tomar as rédeas das suas ações?
Autoconhecimento é TUDO!!!
Lá vem você com essa ladainha de Autoconhecimento!
É verdade, para toda mudança significativa, precisamos primeiramente focar no autoconhecimento, sem ele é impossível compreender as causas do que nos acontece e também de nossas ações.
Comece entendendo a origem de seus pensamentos, crenças e comportamentos. Se parecem mais com sua mãe ou seu pai? Entenda quando esses comportamentos / sentimentos costumam aparecer. Descreva o padrão.
Agora que você visualizou seus comportamentos e pensamentos, reflita: Quais são as suas reações diante desses comportamentos / sentimentos / emoções?
LEMBRA DA REGRA 90/10?
A regra 90/10 existe para nos lembrar que 10% do que ocorre com a gente diz respeito ao fato em si, ao qual temos controle. Já os demais 90% são relacionados a nossa reação diante de tal fato.
Não vou dar uma de matemática aqui, até porque este artigo não é para isso. Mas voltando aos nossos 25%… Então, se apenas 25% do meu comportamento vem exclusivamente de mim e existe a regra 90/10, quer dizer que esses 25% correspondem a como eu reajo diante de tudo o que acontece comigo e isso é o que realmente importa, está nos meus 90%, já os outros 75% fazem parte dos 10% que eu não controlo.
Em resumo, só você é capaz de tornar os seus 25% de fato responsáveis pelos 90% que realmente têm relevância nos seus resultados.
Ficou complicado??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou venha para o meu grupo VIP Preparando XXI e tenha acesso a esse e outros materiais. Lá eu te explico melhor!
Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!
Te vejo na próxima semana.

(TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO, Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)

Quem sou eu:
Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.
Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.
Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.
Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.
Há 18 anos atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social. Visite o perfil @taisgasparcoach

.

Comentários estão fechados.