WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020, MAIS DE SEIS MIL MULHERES TIVERAM EM TODO BRASIL UM OU ZERO VOTO. GANDU TAMBÉM – Por Zebrão

.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, mais de 170.000 mulheres estavam aptas a disputar o cargo de vereador. Desse total, pouco mais de 3,5% (6.372), tiveram apenas um ou nenhum voto.
As que não obtiveram NENHUM voto, nem a própria candidata, nem seu esposo, seu pai, sua mãe, seu filho, seu irmão, NINGUÉM da própria família ter votado, não diremos que levanta suspeita, na nossa opinião, essas mulheres foram usadas pelos partidos como “laranjas”, inscritas pelos partidos, para fazer cumprir a lei, que no seu Art. 10. § 3º. Diz:
DO NÚMERO DE VAGAS RESULTANTE DAS REGRAS PREVISTAS NESTE ARTIGO, CADA PARTIDO OU COLIGAÇÃO PREENCHERÁ O MÍNIMO DE 30% (TRINTA POR CENTO) E O MÁXIMO DE 70% (SETENTA POR CENTO) PARA CANDIDATURAS DE CADA SEXO. (Redação dada pela Lei nº 12.034, de 2009).
Não se pode alegar em defesa dos partidos que assim procederam, que ELAS não receberam dinheiro, não usaram dinheiro público. Não existe justificativa para ZERO.
O que fica claro, é que foi para BURLAR (enganar, ludibriar) a lei.

Em Gandu, o Partido Liberal-PL, registrou uma candidata, a Sra. Maria Cristina de Matos Mascarenhas, que não obteve UM voto sequer. O partido tem como presidente o Sr, José Antonio JÚ Trindade Reis, que foi eleito vereador.
A lei não deixa clara, não especifica a punição ao dirigente que assim procede, não encontramos nada que deixasse claro, O PARTIDO QUE ASSIM PROCEDER SERÁ PUNIDO COM A CASSAÇÃO IMEDIATA DOS MANDATOS DOS ELEITOS… porém, já existe Jurisprudência no Tribunal Superior Eleitoral-TSE, que em 17.09.19. entendeu que existe FRAUDE ELEITORAL A GERAÇÃO DE CANDIDATURAS FICTÍCIAS DE MULHERES PARA PREENCHIMENTO DA COTA FEMININA NA FORMAÇÃO DE CHAPA, CUJA PUNIÇÃO É A SUA CASSAÇÃO INTEGRAL. Quer dizer, os vereadores que foram eleitos pelo partido (no caso de Gandu JU), tiveram seus mandatos cassados, além de ficarem inelegíveis por OITO anos. Não existiu punição para os que não foram eleitos, vez que não foram beneficiados.
Observem os caros leitores, que o Tribunal Superior Eleitoral, levou praticamente três anos, para assim decidir, com os infratores (os eleitos) exercendo seus mandatos normalmente.
No caso específico de Gandu, é claro e evidente que o partido Democratas, não vai denunciar o caso ao Ministério Público, porque está todo mundo em casa. Podem até oferecer um bom emprego para que o prejudicado no caso de Gandu, o Sr. Gil Santana, nada faça junto á Justiça Eleitoral.
Mas é claro e evidente, que ele não vai aceitar e nem os seus eleitores que nele votaram. Querem o mandato. Bastando para isso, ele dirigir-se á Promotoria Eleitoral e denunciar algo que é do domínio público. A verdade é que o nosso amigo JÚ, deu um tiro no próprio pé. Jú deve recorrer até a última instância, ou seja, ao Tribunal Superior Eleitoral-TSE. É um longo caminho a percorrer, enquanto isso, o atual vereador Gil Santana, vai também mobilizar-se para assumir o mandato, que é um direito seu.
Se nos perguntassem, Zebrão, você está torcendo para quem? A questão não é torcer, avisamos que já passamos por isso. A nossa obrigação é esclarecer os fatos para os nossos leitores. Mas deixamos claro que Jú é nosso amigo, sempre foi nosso parceiro, foi leal conosco, confiou em nossos conselhos e sempre se deu. Enquanto Gil Santana, não temos laços de amizades, aliás, fez um pronunciamento na Câmara nos criticando. Não entendemos, foi tomar as dores dos outros, talvez estivesse com a razão, afinal quem ele defendeu, serviu de mula para ele.
Se o nosso amigo Jú nos pedisse um conselho, nós o aconselharíamos a renunciar o seu mandato. Voltaria para o seu cargo como Secretario de Planejamento da prefeitura e não comprava a briga. Apesar de que pode ser vereador por mais de três anos, ou quem sabe, os quatro…
Pior que Gandu, foi o município de Condeúba também na Bahia, onde duas candidatas, as donas de casa Xuxu e Nice, ambas do PSD, também registraram ZERO voto. (Texto: Zebrão)

.

Comentários estão fechados.