VOCÊ TEM RESPONSABILIDADE DE QUE? – Pela Admª. TAIS GASPAR
.
Quer mudar de vida? Comece a assumir a responsabilidade por suas escolhas!
Faltam 40 dias para finalizar o ano.
É comum fazermos metas de fim de ano ou mesmo para a próxima segunda-feira. São vários os tipos: começar uma dieta, abandonar um vício, começar uma Pós-Graduação etc. O problema é que poucos cumprirão essas promessas.
De acordo com um estudo da Universidade de Scranton (EUA), publicado no Journal of Clinical Psychology, apenas 8% das pessoas são bem sucedidas em resoluções de ano novo. Os outros 92%, não levam a diante. O estudo se aplica a promessas de réveillon, mas o mesmo pode acontecer durante todo o ano.
São aquelas mudanças de hábitos, de forma física, de emprego que frequentemente ficam somente nas intenções. O que estamos fazendo errado?
Como Você enxerga o mundo?
Você é daquelas pessoas que acham que o mundo só piora, as notícias ruins superam as boas e que nada mais tem salvação???? Venho te dizer que você está totalmente errado.
É verdade, pode parecer loucura, mas eu estou falando sério. O grande problema, não só da atualidade, mas da humanidade é que nos apegamos às notícias ruins com mais eficiência, tendemos a ter uma visão negativista de tudo, quando, na realidade, o que precisamos é entender a perspectiva dos fatos.
Quer um exemplo bem atual???? Quando você liga a TV e escuta sobre a pandemia do Coronavirus, você ouve mais notícias sobre o número de mortos ou o número de curados??? Pois é, temos muito mais curados do que mortos, mas nos apegamos mais ao negativo. O fato é que: NOTICIA RUIM NÃO VENDE!!!
Mas, pera aí… você não ia falar de responsabilidade????
Sim, claro… Responsabilidade!!! O que o fato de termos mais notícias ruins têm a ver com responsabilidade???? TUDO!!!!
Quando nos apegamos à negatividade, passamos a enxergar o mundo como um lugar sem solução e consequentemente, passamos a acreditar que nada do que eu faça pode mudar esta circunstância, certo? ERRADO!!!!
Só você tem o poder de mudar as suas escolhas e visão elas que determinam os seus resultados, ou seja, A RESPONSABILIDADE pelo que acontece a você é toda SUA, de mais ninguém.
Por mais que você critique a vida, os outros, o universo, só você tem o poder de fazer essa virada de chave.
Já estamos no final do ano e o que você tem feito para mudar a sua realidade?
Isso é ruim, o ano de 2020 está acabando e você não consegue enxergar nada de bom para registrar, acertei? Bom, a boa notícia que ainda está em tempo de dar uma guinada e colocar em prática algumas delas.
O autor Brian Tracy diz em seu livro Focal Point que: “Entre as escolhas pessoais mais importantes que você pode fazer está a de aceitar total responsabilidade por tudo que você é e tudo que você será. Essa é a grande virada”.
Em outras palavras, se você não está assumindo a responsabilidade por suas ações, terá como resultado a incapacidade de fazer as mudanças que deseja. E continuar vivendo a vida mais ou menos que vive hoje.
Ainda de acordo com o autor, “é a aceitação da responsabilidade que separa pessoas superiores de pessoas comuns”. Então o que significa exatamente assumir a responsabilidade e, mais importante, por que isso é algo em que muitos de nós falhamos?
Por que Falhamos?
Falhamos porque é mais fácil culpar o outro do que assumir que não temos coragem para mudar.
É mais fácil seguir se vitimizando e conseguindo atenção por pena do que por admiração.
Afinal, ter sucesso dá trabalho, ter responsabilidade dá trabalho, fazer acontecer dá trabalho e ainda tem as críticas no caminho, então se é para receber críticas, vamos pelo caminho mais fácil, Certo? ERRADO NOVAMENTE!!!!
Aceitar sua responsabilidade pessoal significa:
• Tomar consciência que você é responsável pela sua vida – suas escolhas, seus sentimentos, seus pensamentos… Você escolhe como segue sua vida;
• Aceitar que outras pessoas ou fatores externos não são os culpados pelas escolhas que você faz (ou fez);
• Assumir a responsabilidade pelas consequências das próprias escolhas/ações.
É necessário assumir a responsabilidade por suas escolhas
Veja as afirmações a seguir e responda certo ou errado:
• Você acredita que fatores externos são a causa de suas falhas;
• Você costuma pensar que a vida seria melhor “se”…;
• Você se sente culpado por não ter tomado a iniciativa;
• Você se vê como uma vítima das circunstâncias
Se respondeu CERTO a pelo menos uma delas está na hora de rever os seus conceitos.
É preciso ter consciência de que não somos vítimas das circunstâncias e se realmente queremos algo, encontramos o tempo e os meios para conseguir. Quando não fazemos isso é porque o desejo não era real. Se você quer ser médico, ninguém pode estudar por você para passar no vestibular.
Se quiser se evoluir em sua área de atuação, ou mesmo, mudar de área, só você pode se qualificar para tanto. Em resumo, é preciso assumir a responsabilidade por suas escolhas e planos.
4 passos para assumir a responsabilidade
1. Reflita
Pergunte-se: “O que aceitar a responsabilidade por minhas ações e pensamentos significa para mim? Com que frequência eu culpo as pessoas ou circunstâncias pelas coisas que não realizo? Por que me sinto como uma vítima das circunstâncias?”
2. Classifique
Vamos a mais um teste. Uma vez que você já refletiu sobre sua situação em relação às responsabilidades pessoais, responda ao seguinte questionário de acordo com a seguinte escala: 1 = nunca, 2 = raramente, 3 = às vezes, 4 = frequentemente, e 5 = sempre.
( ) Eu dedico algum tempo para fazer e seguir um cronograma.
( ) Eu faço planos para alcançar meus objetivos.
( ) Eu tomo atitudes pelos meus objetivos.
( ) Eu realizo meus objetivos.
( ) Eu administro bem meu tempo.
( ) Eu cumpro minhas tarefas.
( ) Eu não coloco a culpa em fatores externos.
Se você marcou 3 ou menos para qualquer uma das afirmações acima, essa é a área onde você precisa aprender a aceitar sua responsabilidade pessoal.
3. Aceite
Existem áreas do seu objetivo para as quais você não está assumindo a responsabilidade. No início a consciência de aceitar a responsabilidade pessoal pode acarretar as seguintes reações:
• Raiva – “Não é minha culpa! A vida está atribulada e não sobra tempo para meu projeto.”
• Culpa – “Você tem razão. A culpa é minha. Sou muito desorganizado. Não sou capaz de realizar meu projeto.”
• Tristeza – “Em todos esses anos não assumi a responsabilidade pela minha vida e desperdicei todo esse tempo. Eu já poderia ter alcançado meus objetivos.”
Saiba que esses sentimentos são temporários. Há uma luz no fim do túnel.
4. Planeje
É preciso identificar quais crenças impedem você de alcançar seus objetivos. Por exemplo:
• Você acredita não estar no controle de sua vida?
• Você acredita que os fatos acontecem aleatoriamente?
• Você acredita que não é capaz de mudar seus hábitos?
• Você acredita que será sempre como é hoje?
Desafiar suas crenças sobre o que você pode ou não controlar vai ajudá-lo a aceitar suas responsabilidades pessoais. É verdade que você não pode controlar as circunstâncias, mas você PODE controlar suas ações e pensamentos. E se você pode controlar suas ações e pensamentos, você está no controle de sua vida.
E então? Qual objetivo você tem em mente? O que está fazendo para alcançá-lo? Assuma a responsabilidade pela sua vida e comece agora mesmo!
Ficou complicado??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou venha para o meu grupo VIP Preparando XXI e tenha acesso a esse e outros materiais. Lá eu te explico melhor!
Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!
Te vejo na próxima semana.
(TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO, Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)
Quem sou eu:
Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.
Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento
Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.
Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.
Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.
Há 18 anos atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.
Visite o perfil @taisgasparcoach
.
Comentários estão fechados.