WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

(OPINIÃO): VENCEMOS AS ELEIÇÕES EM ITAMARI, E AGORA O QUE FAZER? – POR PROF. NELSON RIBEIRO

.

Um governo para mudar Itamari deverá começar a ser montado logo agora em dezembro. O ideal era que tivéssemos uma equipe de transição como acontece nos países e cidades civilizadas. Vamos esquecer a política e começar a trabalhar? Ou vamos fechar às portas para o futuro governo? Uma boa transição de governo evita erros administrativos, poupa tempo é melhorar os primeiros meses de gestão.
Agora é hora de montar o grande time – o time dos sonhos ou no mínimo o melhor time possível. Precisamos de um time de especialistas, de pessoas com experiência comprovada ou com jogadores que queiram entrar para a história. Jogadores que queiram apenas salários devem ser evitados. Precisamos de pessoas que queiram não apenas emprego, mas trabalho. Que queiram fazer história e não apenas ser mais um. Que o salário seja apenas consequência natural do seu trabalho, não o seu foco principal.
Itamari é uma cidade pequena em comparação com as grandes cidades, é muito fácil administrar. Em Itamari não existem grandes problemas, existe probleminha possível de ser solucionado com inteligência e ações.
Uma gestão diferenciada começa, formando uma boa equipe de comunicação. A população ou a opinião pública deve acompanhar o passo a passo da gestão para evitar boatos e desgastes desnecessários logo no início do governo. Gastar energia com o que mais precisa, em vez de gastar tempo combatendo ou respondendo críticas. A população também, quer ajudar, sugerir, opinar e ser ouvida. Sabemos que algumas ações da gestão, precisam contar com o apoio da população – como por exemplo a coleta de lixo. Portanto saber se comunicar, criar um canal de comunicação entre a gestão e o povo é essencial. As lives, como acontece no governo do estado é um modelo que poderá ser experimentado.
Um pente fino nas contas para saber o que entra e que sai do município, bem como prevê o que será possível fazer logo de início é necessário. Estabelecer prioridades na resolução dos problemas, atacar um por um, buscar as melhores soluções, soluções duradouras para que os problemas sejam resolvidos e não apenas maquiados. A reabertura do hospital, a coleta de lixo, limpeza das ruas e a iluminação pública são as principais reclamações da população que precisam ser logos colocados em pauta.

Uma boa administração fará reuniões semanais, para tratar dos assuntos da cidade. Assim como um treinador bate um papo como o seu time antes de entrar em campo e durante o treinamento, essa comunicação entre o gestor da cidade e a equipe de trabalho é de extrema importância.
O poder legislativo da cidade deverá ser logo acionado. Itamari precisa regulamentar muitas coisas. Temos que organizar a cidade para que ele ande também com suas próprias pernas e não apenas com as pernas dos governos estadual e federal. Itamari precisa de receita própria, que sejamos mais eficientes na arrecadação de impostos, para que alguns problemas sejam resolvidos com recursos da cidade.
E assim, os novos atores e atrizes que subirão ao palco – nestes 4 anos de gestão, terão um grande desafio, provar que são melhores que os anteriores. Os espectadores estão ansiosos, a platéia quer também uma participação especial, querem também fazer parte do show e contribuir para que este seja o maior espetáculo que Itamari já presenciou em todos os tempos, e se depender da vontade de cada um, com certeza entrará para a história.

(NELSON RIBEIRO FILHO, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.