WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

HORA DE DOMINAR O JOGO – Pela Admª. TAIS GASPAR

.

O jogo mental que toda a líder de alta performance deve ter, para prosperar na sua vida e no seu negócio.
Já falei diversas vezes aqui, sobre as necessidades de auto conhecimento, performance e domínio pessoal, acontece que quando partimos para a prática a maioria das líderes se envolvem tanto na parte operacional, que esquecem da sua prioridade, a condução do negócio. Sem domínio pessoal, a tendência de qualquer negócio é o fracasso.
Eu sempre trago nos meus conteúdos os fundamentos que todo empresário precisa ter para que ele construa uma empresa de sucesso. Não adianta você começar pelo teto se não montar o alicerce. Eu repito isso todos os dias porque acaba entrando na cabeça das pessoas. E como acredito que a repetição cria crenças, tanto limitantes quanto positivas. Já que o meu objetivo é mudar o posicionamento das líderes, vou continuar repetindo.
O negócio é um espelho
Segundo Marcelo Germano, criador do método EAG (Empresa Autogerenciável), onde eu busco grandes fundamentos para construir o meu trabalho, “O único jeito de você, dona do seu negócio, acabar com o verdadeiro caos é assumindo o Comando da sua empresa para construir uma equipe autogerenciável”.
Vejo muitos empresários, reclamando do posicionamento, engajamento e comprometimento da sua equipe com os objetivos do negócio. Acontece, que é o pesquisar um pouquinho mais sobre o que realmente acontece dentro daquele negócio, quase sempre, encontrou líderes controladores, operacionais, e perdidas no mundo.
Todo dia, todo dia
Parece até música de Chico Buarque, mas trata-se da rotina de grande parte das micro e pequenas empresas brasileiras. Uma das coisas que mais ouço reclamação por parte das líderes é com relação a repetição das mesmas coisas todos os dias. Entendo sua frustração, mas preciso alertar que o principal culpado disso é ela mesmo.
Empresas sem um mínimo de estrutura tendem a continuar operando (ou não) Como um cachorro correndo atrás do rabo. Se você quer começar a estruturar o seu negócio para ser um negócio de sucesso e funcional, independente da sua presença, avalie suas bases esteja atenta ao seu posicionamento.
6 Pilares para o Sucesso de qualquer negócio
1. Domínio Pessoal
O primeiro pilar para se ter um negócio de sucesso é a líder ter domínio pessoal da vida dela. Todo e qualquer negócio é o espelho, se a dona for desleixada o negócio também será.
Domínio pessoal vendo auto conhecimento, conhecer seus pontos fortes e fracos, habilidades e competências e ter clareza do seu propósito e o que precisa ser feito para realizá-lo.
2. Cultura Organizacional
Vejo muita gente falando que cultura organizacional é coisa para grandes empresas, enganam-se profundamente. A cultura de uma empresa representa a forma como essa empresa funciona, de fato. Como as pessoas se comunicam, se portam, se responsabilizam pelo que precisa ser feito.
Ter uma cultura organizacional forte representa um grande passo no caminho do sucesso de qualquer negócio. Ter definido sua missão, visão, valores é muito mais do que um quadro na parede, é uma forma de viver para o negócio.
3. Liderança
Nenhuma empresa terá uma cultura forte com líder fraco. A liderança é peça fundamental para fazer com que tudo funcione da maneira como precisa funcionar.
Um líder de alta performance tem uma visão clara dos objetivos e metas, sabe como distribuir essas metas para equipe e delegar suas tarefas. Uma outra grande atribuição de um líder é manter uma equipe coerente com os objetivos e com a cultura da empresa. É papel do líder contratar a pessoa certa para o lugar certo e também, demitir a pessoa errada quando for o caso.
As pessoas precisam ter clareza de suas responsabilidades, funções e metas. Um organograma bem construído, por menor que seja, aponta as pessoas para os processos.
4. Gestão
Metas, processos, indicadores. Entenda, de uma vez por todas, que aquilo que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Uma empresa sem gestão, É como um barco em alto mar sem bússola.
O que o negócio faz, de que forma deve ser feito, por quem deve ser feito é o princípio básico de uma gestão. Junte a isso, as metas de desempenho e os seus indicadores. Sem esses 3 fatores você apenas opera o negócio e não está fazendo a gestão do mesmo.
5. Finanças
Quando falo de finanças, não é apenas fazer controle de entradas e saídas de caixa, isso é o básico, mas não é gestão financeira do negócio.
Uma gestão financeira eficiente, compreende um plano orçamentário com previsões de faturamento e despesas, fluxos e análise de caixa, entre outros processos, como estoques, DRE, balanço.
6. Tração
Vendas, sem vendas nenhuma empresa sobrevive. Quem são os seus clientes, como fazer para atrair esses clientes, como fazer com que essas pessoas comprem de você e aí, como fazer com que essas pessoas continuem comprando de você.
Vejo muitas empresas se preocupando com a venda apenas no momento em que o cliente entrar no estabelecimento. Acontece, que essa é apenas uma das fases da atração. Existe um longo processo por traz de uma venda que muitas vezes é negligenciado.
Seguindo esses 6 pilares, você tem tudo para ter uma empresa que esteja em crescimento, lembre-se, o que não está crescendo está morrendo. Uma empresa equilibrada e autogerenciável confere ao dono liberdade para estar fora dela, sabendo que ela continuará crescendo.
Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.
Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!
Te vejo na próxima semana.

(TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO, Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)

Quem sou eu:
Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.
Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.
Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.
Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.
Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.

.

Comentários estão fechados.