WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PRECONCEITO NA CIÊNCIA – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO – NETÃO

.

A História é recheada de casos de preconceitos ligado ao sexo feminino, para pesquisadoras e cientistas. A Netiflix trás em sua plataforma de streaming o filme Radioatividade, baseado no livro de mesmo nome, escrito por Lauren Redniss, contando a história da química polonesa Marie Curie. O filme mostra a trajetória brilhante e todo preconceito da época.
Maria Sklodowska nascida em 1867 em Varsóvia na Polonia, filha de um professor de física e matemática. Mudou-se para Paris onde concluiu os estudos e se casou com Pierre Curie, no qual trabalharam juntos mais tarde. No campo da ciência tem sua grande contribuição com a descoberta do polônio (em homenagem a sua terra natal) e o rádio, com estudos da radioatividade junto com seu marido. Junto com seu marido e Becquerel receberam o prêmio Nobel de Física.
Não precisa ir muito longe para procurar exemplos de sucesso e preconceito. Sonia Guimarães é a primeira negra brasileira a se tornar PhD em física. Embora concursada, foi expulsa do ITA. Conseguiu retornar, mas segue excluída. Em entrevista a revista Ciência Hoje Sônia informa: “Da graduação em física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – onde como resposta ao meu pedido de bolsa de iniciação científica ouvi: “você não vai usar física para nada, por que vou desperdiçar uma bolsa contigo?” – fui direto para o mestrado na Universidade de São Paulo (USP, campus São Carlos)”. Ela também afirmou em entrevista: “Em 1989, 101 anos depois da abolição da escravatura, eu me tornei a primeira negra brasileira com PhD em física. Mas “no Brasil não existe racismo”, de acordo com um certo vice-presidente da República”.
A Ciência agradece a persistência, inteligência e resiliência destas duas mulheres e de muitas outras que seguem engrandecendo as pesquisas científicas pelo mundo.
Bibliografia: professornettao.blogspot.com.br/ revista cienciahoje.com

(ANTÔNIO MOREIRA NETO – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.