WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

QUEM É VOCÊ NA SUA JORNADA? – Pela Admª. TAIS GASPAR

.

O que você não conhece de si mesmo governa na sua vida.
Você tem atitudes e comportamentos que se arrepende depois?
Passa por ataques de fúria ou de retração que não sabe de onde vieram?
Sente que as coisas acontecem na sua vida como um padrão e não sabe como mudar?
POR QUE SOMOS TÃO DIFERENTES?
Você talvez já tenha percebido que as pessoas se comportam diferentemente uma das outras. Algum conhecido seu é mais comunicador, enquanto outros são mais calados. Uns são mais executores e gostam de fazer tudo rapidamente, enquanto outros são mais analíticos e preferem trabalhar com informações precisas. Alguns compram produtos rapidamente, enquanto outros demoram bastante para comprar algo. Com certeza você já viu isso, mas talvez ainda não saiba que a ciência desenvolveu estudos sobre perfis comportamentais que podem impactar positivamente na sua performance em qualquer área da vida: pessoal, profissional, estudantil etc.

O QUE É PERFIL COMPORTAMENTAL?
Há muito tempo o ser humano tenta classificar o comportamento humano através de diversas categorias. Não vou ficar aqui relembrando todo o registro histórico com você, vamos direto ao ponto!
Quando falamos sobre análise de perfil comportamental, o criador da metodologia mais conhecida foi o psicólogo norte americano William Moulton Marston, que foi difundida após a publicação do seu livro “Emotions of Normal People” em 1928, e passou a ser conhecida como metodologia DISC. A partir desse livro, vários testes de avaliação de perfil comportamental (DISC) desenvolvidos por empresas de tecnologia e psicologia comportamental.
William Moulton Marston defendeu a tese de que as pessoas reagem com um padrão de comportamento (DISC) de acordo com duas dimensões principais: uma dimensão de ordem interna e outra de ordem externa, todas relacionadas ao ambiente onde você se encontra. A partir disso, ele classificou em quatro tipos de categoria os perfis comportamentais de acordo com as suas influências: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
4 PERFIS PREDOMINANTES
Os quatro tipos classificados pelo autor sofrem variações a partir das novas análises que vieram depois dele. Os testes desenvolvidos a partir do seu estudo também pode utilizar
nomenclaturas diferentes, mas é fato que acabam por analisar o mesmo ponto: o perfil comportamental das pessoas.
Atualmente, os estudos e testes de análise comportamental utilizam a classificação mais comum que permite entender melhor o comportamento humano, classificando o comportamento a partir desses quatro tipos: comunicador, executor, planejador e analista.
QUAL A IMPORTÂNCIA DOS PERFIS?
O autoconhecimento traz à luz as sombras em você para que você possa alterar o que não está dando certo e potencializar o que te impulsiona para uma vida feliz e realizada.
Saber o seu perfil comportamental permite que você tenha conhecimento das suas principais habilidades e possa, com isso, verificar como extrair sua melhor performance em cada ambiente que você vive.
A frustração pessoal pode ocorrer, por exemplo, quando você é colocado para agir em ambientes que não estão de acordo com o seu perfil comportamental. Conhecendo qual é o seu, fica mais fácil de escolher uma estratégia adequada para ter melhores resultados.
OS TIPOS DE PERFIS
Antes de falar dos perfis, é importante ressaltar que todos nós temos um pouco de cada um, com dominância de um ou mais arquétipo. Também não podemos esquecer que não há melhor ou pior perfil. A importância é saber como utilizar esta informação para potencializar seus pontos fortes e neutralizar seus pontos fracos.
Uma das adequações, por exemplo, é em relação à nomenclatura dos perfis, já que a mera tradução não passa a ideia clara do que é principal em cada um dos quatro. Assim, com a evolução da metodologia, trabalha-se com as seguintes nomenclaturas, respectivamente correspondentes aos perfis DISC:
· Executor
· Comunicador
· Planejador
· Analista
Aqui, vamos utilizar a nomenclatura dos quatro tipos de perfis comportamentais mais conhecidos e comentar cada um:
1. DOMINÂNCIA
A Dominância é o perfil ligado à ousadia, coragem e determinação.
Costuma ser predominante nas pessoas mais ativas ao lidar com desafios.
Se você tiver uma pontuação alta no fator “D”, significa que tende a buscar resultados imediatos e sempre toma à frente das situações.
Além disso, podem parecer egocêntricos e dominadores para alguns.
Na carreira, são orientados a resultados e altamente competitivos, capazes de lidar com altos níveis de pressão.
Frequentemente, usam a raiva para se expressar, o que demanda atenção ao controle emocional.
Agora, se a pontuação for baixa nesse quesito, indica que você é mais conservador, discreto e pacífico.
2. INFLUÊNCIA
A Influência, relativa à letra “I”, descreve pessoas que conseguem influenciar, convencer e inspirar as outras.
Geralmente, são indivíduos entusiastas, otimistas e comunicativos, que transmitem confiança e investem no poder da persuasão. Sua capacidade de comunicação os torna líderes natos, que conseguem trabalhar perfeitamente em equipe e engajar seus colaboradores.
Porém também tendem a ser pessoas impulsivas, que precisam dosar sua espontaneidade.
Se você teve um bom score no “I”, sua principal emoção é o otimismo.
Mas, se a pontuação foi irrisória, significa que não sabe lidar tão bem com pessoas e tende a ser mais reflexivo e pessimista.
3. ESTABILIDADE
A Estabilidade indica como você lida com mudanças e administra suas emoções.
Por isso, se você pontuou alto no “S”, significa que é uma pessoa equilibrada, segura e paciente.
Quanto maior for a pontuação nesse perfil, mais o indivíduo valoriza um ritmo constante e estável na vida e na carreira.
Quando a pontuação é baixa, quer dizer que a pessoa se adapta facilmente às mudanças e gosta de aventuras, além de estar disposta a arriscar tudo por seus objetivos.
4. CONFORMIDADE
Por fim, a Conformidade indica como você lida com regras e normas, ou com a própria autoridade.
Indivíduos com predominância do “C” valorizam os regulamentos e são extremamente sistemáticos, agindo sempre de forma lógica, precisa e analítica.
Do lado oposto da pontuação, estão as pessoas que desafiam as regras e buscam independência, tipicamente rebeldes.
Se você pontuou bem nesse perfil, deve ter facilidade em manter a disciplina e cumprir tarefas que exigem perfeccionismo.
Vale lembrar que você pode ter mais de um perfil dominante, e que os níveis de pontuação em cada perfil dizem muito sobre a sua personalidade.

É importante que você tenha ciência de que ninguém é um perfil. Na verdade, todos nós temos um pouco de cada perfil e essa preponderância é aplicável para um período da nossa vida. Com a vivência e criação de experiências, nosso perfil de comportamento pode mudar.
Além disso, é comum que as pessoas tenham mais de um perfil. Algumas são comunicadoras e executoras por exemplo e não há nenhum problema nisso. O
importante é você se conhecer para adotar a melhor estratégia na vida pessoal e/ou profissional.
TIPOS DE TESTE
Existem hoje, diversas metodologias no mercado, o DISC e o Assessment são os mais conhecidos, mas já existem também adaptações dos mesmos associando a animais ou a figuras representativas.
POR QUE É IMPORTANTE REALIZAR UMA ANÁLISE DE PERFIL
Primeiramente, a análise de perfil comportamental é uma forma de descobrir e identificar os comportamentos que as pessoas possuem quando são submetidos a determinados estímulos.
Cada ser humano é único e possui diferentes formas de ouvir, ver e sentir, as quais são traduzidas nas suas ações e nos hábitos de comportamento, sabendo que é fundamental respeitar a individualidade de cada um.
Podemos afirmar também que é um instrumento de autoconhecimento, que ajuda a pessoa a desenvolver profissionalmente e pessoalmente.
Este teste contribui substancialmente no desenvolvimento e no autodesenvolvimento de líderes e futuros líderes, bem como na formação de equipes vencedoras, podendo até engajar e reter talentos na sua empresa, através das informações fornecidas pelo o teste.
Está disposto a descobrir quem é você nesta jornada, clica aqui e saiba mais!
Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.
Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!
Te vejo na próxima semana.

(TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO, Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)

Quem sou eu:
Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.
Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento
Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.
Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.
Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.
Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.

.

Comentários estão fechados.