WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

UM RETRATO DAS VACINAS MAIS USADAS EM NOSSO MUNICÍPIO – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO-NETÃO

.

Em Gandu a vacinação segue normalmente, dependendo da disponibilidade de doses. Até o fechamento da matéria a secretaria de saúde da cidade afirmava que a vacinação segue para pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da educação, incluso também pessoas com comorbidades.
As vacinas mais aplicadas em Gandu, no momento, são; Coronavac (Sinovac) e Oxford (AstraZeneca). A matéria vem trazendo as principais informações sobre estas vacinas, para que a população possa se manter informada.
A mais aplicada, não só em Gandu, é a Coronavac do laboratório Sinovac. Esta vacina é composta por vírus inativado (enfraquecido), são aplicada duas doses, com eficácia de 50,4% a 78% e armazenamento de 2 a 8ºC. O Butantan afirma que a sua vantagem é o fato de ser mais acessível ( no momento segue com uma grande falta de doses)
A vacina Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca é um vetor viral (vírus geneticamente modificado), também aplicada em duas doses, com eficácia de 70,4% em média. Pesquisadores afirmam que diferente da Coronavac, que tem intervalo de 28 dias entre as doses, a vacina da Oxford permite distanciamento maior entre as doses: três meses. Também foi publicado que só com a primeira dose, depois do 22º dia já se espera uma eficácia de 76%, esperando alcançar 81% após a segunda dose.
Um fator importante é que, para qualquer vacina ter eficácia, é necessário que uma grande quantidade da população seja imunizada, fazendo com que o agente infeccioso deixe de circular. É a chamada imunidade de rebanho.

(ANTÔNIO MOREIRA NETO – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.