WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

DENUNCIAR É PRECISO: EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL – Pelo Prof. ZENILDO SANTOS SILVA-ZOOM

.

Nesse período pandêmico muitas crianças estão em casa com familiares, algumas delas vivem ao lado do “inimigo”, que se aproveita para abusá-las sexualmente. A violência contra menores tem sido apresentada recentemente como um grande problema de saúde. Na maioria dos casos, a vítima é envolvida em uma relação muito próxima, sendo que, a partir das primeiras experiências de sedução, se somam ameaças constantes, na tentativa de manter o segredo que envolve o contato.
Esse sentimento disponibilizado à criança ultrapassa a linguagem do afeto, constituindo-se em uma forma de amor diferente do que o menor deseja ou precisa. A vivência em torno dessa dinâmica leva a vítima de abuso a uma situação de desproteção. É importante enfatizar que comumente os abusos são atos físicos que incluem toques nos órgãos genitais, masturbação, tentativas de relações sexuais, sexo oral e/ou penetração. Ainda que não envolva qualquer contato físico, o abuso sexual nos menores é uma grave violação de direitos humanos, que deve ser denunciada às autoridades.
Esses atos baseiam-se, na maioria das vezes, na posição de poder do adulto sobre a vítima, que é chantageada e ameaçada pelo agressor, em tempos de whatssap e facebook é preciso fiscalizar com quem nossos filhos conversam; existem muitos agressores do outro lado da tela seduzindo as crianças. Então nem só em maio, mais o ano todo, precisamos intensificar o cuidado e fiscalização com as crianças, mesmo porque os abusadores moram ao lado, estão na mesma casa e muitas vezes dormem no mesmo quarto.

(ZENILDO SANTOS SILVA, Bacharel em Psicologia, Psicopedagogo e Mestrando pela UFSB em Ensino e Relações Étnicos Raciais)
.

Comentários estão fechados.