WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ANVISA AUTORIZA TESTES DE SORO DO BUTANTAN EM HUMANOS

.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira (25) o início dos testes do soro anti-SARS-CoV-2 em humanos. A autorização vem após o Instituto instaurar um novo protocolo clínico para o estudo.
O órgão já havia liberado os testes em 24 de março, mas exigiu antes a assinatura de um Termo de Compromisso que pedia informações complementares sobre o produto, que não estava disponível no momento. Agora, com as adequações necessárias, os testes poderão efetivamente ter início.
Desenvolvido pelo Instituto Butantan, até agora o ‘soro anticovid’ só havia sido experimentado em animais e, por isso, requer uma avaliação criteriosa dos aspectos técnicos e de segurança do produto. Devido ao desenvolvimento do soro e testes estarem sendo feitos apenas no Brasil, somente a Anvisa avaliou integralmente a proposta, sem a participação de agências estrangeiras.
O pedido da aprovação do ‘soro anticovid’ foi enviado à Anvisa no início do mês de março e a informação foi divulgada em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes pelo governador de São Paulo, João Doria, e pelo diretor do Butantan, Dimas Covas.
Segundo Doria, “o soro tem potencial para evitar o agravamento dos sintomas e curar os contaminados pela Covid-19”, tratando a doença, enquanto a vacina busca prevenir a infecção.
“O soro já demonstrou em testes pré-clínicos que é seguro e efetivo em dois tipos de estudos animais. Isso se complementa à expertise do Butantan na produção de outros soros. O Butantan, nesse momento, é responsável pelo fornecimento de 100% dos soros do Brasil”, acrescentou Dimas.
De acordo com os resultados dos testes em animais, aqueles que receberam o vírus inativado, produziram anticorpos contra a covid-19. (Fonte: Anvisa)

.

Comentários estão fechados.