WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

A EMANCIPAÇÃO DE NOVA IBIÁ PASSOU PELAS MÃOS DE ZEBRÃO

.

A cidade de Nova Ibiá, que ajudamos a emancipar quando assessor do saudoso deputado Osvaldo Souza, que nos deu muita alegria quando assim procedemos, pois quando vimos a luta do seu povo para desmembrar-se de Gandu, voltamos ao passado, ainda adolescente, quando vimos nosso saudoso pai Zé Conrado, que foi um dos artífices da emancipação do distrito de Itapé, hoje cidade administrada pelo nosso amigo Naéliton Pinto, empresário em nossa cidade. Torcíamos pela sua emancipação e graças a Deus, podemos dizer em alto e bom som, que tivemos uma participação decisiva na libertação do seu povo. Foi realizado o plebiscito envolvendo Água Preta que disse não à Nova Ibiá. Ficava então impossível sua emancipação, por não ter atingido o número mínimo de habitantes. O ibiaense Gervásio que trabalhava na EMBASA, foi na nossa opinião, o principal baluarte, não sabemos se foi reconhecido pelo povo. É claro que para a emancipação de um distrito, além do que exigia a lei, precisava e muito, do aval do deputado que representava a cidade (Gandu). Foi marcada uma reunião na sede do IBGE na cidade Baixa. O deputado mandou que nós o representássemos. Problema… tínhamos que defender não o nosso pensamento, mas o do nosso chefe à época e ficamos em uma situação difícil. De um lado o coração. Do outro, ordens superiores. Como diz Pazuello: UM MANDA E OUTRO OBEDECE.
DUAS REUNIÕES NO IBGE. AUTORIZADO PELO DEPUTADO OSVALDO SOUZA, BATEMOS O MARTELO

Por sorte de Nova Ibiá, Gervásio muito bem relacionado na capital, amigo de um deputado que era majoritário na cidade em que o deputado Osvaldo Souza era o segundo mais votado, um distrito queria também emancipar-se. Houve o mesmo problema em Jacobina, onde o deputado Osvaldo Souza tinha grande influência em cidades como Várzea Nova e Ourolândia que queria também emancipar-se e não conseguiu. Após algumas horas, conseguimos falar com o deputado Osvaldo Souza e passamos a proposta para ele, o deputado vota a favor da emancipação de Nova Ibiá e o deputado vota a favor da emancipação de Ourolândia, cuja líder maior era a ex-deputada Maria Iris Gomes, muito bem relacionada com Gandu. O deputado pediu 24 horas para responder pois tinha que falar com o então prefeito Nelson Leal. No dia seguinte nova reunião, quando com alegria batemos o martelo: Nova Ibiá e Ourolândia seriam cidades. Sentamos para fazer os limites de Gandu com Nova Ibiá, pois também exigia-se área territorial. Que alegria… chegando em Ibiá procuramos os nosso amigos à época Josevan Barreto, Amarildo Vilas Boas, Valdemar Filho, Noelzinho… participamos a eles a notícia e fomos para a churrascaria do saudoso Manelão, que era o único da oposição na cidade, que acreditava que estávamos lutando por sua emancipação. Degustamos aquele churrasco, coisa que ninguém sabia ou sabe fazer igual. O churrasco de Manelão era o verdadeiro manjá dos deuses.
BONS AMIGOS, ENTRE ELES JACÓ

Fizemos poucas amizades em Nova Ibiá, inimizades muitas. E entre as amizades que até hoje perduram, uma é do nosso amigo Jacó, ex-vereador, ex-presidente da Câmara, a quem tivemos a oportunidade em ajudar a tirar a sua Carteira de Habilitação em Itabuna. Amizade também com o seu neto Maicon. Dizem, não concordamos, que Deus escreve certo por linhas tortas… hoje um dos nossos filhos, Dr. Conrado, presta relevantes serviços à cidade como profissional da advocacia. Certamente Deus querendo retribuir o que fizemos pela cidade onde nunca fomos reconhecidos. Estamos felizes, pois a cidade ganhou também um excelente e brilhante profissional, reconhecido inclusive pela oposição, como o mais completo advogado que a cidade acolheu. (Por Zebrão)
.

Comentários estão fechados.