WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

28 DE JULHO 2021 – Por MARCOS NETO

.

28 de Julho é a data máxima da nossa cidade de Gandu, em 1958, neste mesmo dia, foi aprovada nossa emancipação, nos desmembrando de Ituberá. Essas datas cívicas que temos costume de comemorar em nossas cidades é apenas uma ponta do Iceberg das verdadeiras histórias desses lugares.
Já escrevi um artigo parecido com esse tempos atrás, volto ao tema por entender ser importante, interessante, não deve ser esquecido, no artigo eu cito o romance Tocaia Grande, de Jorge Amado, que o pano de fundo é justamente esse, a origem das cidades da região cacaueira, como Gandu, cuja verdadeira origem é muito antiga, muitas delas foram pontos de parada de tropeiros carregados de cacau. Quando nos prendemos apenas à data da emancipação corremos o risco de nos esquecermos dos heróis desbravadores que tiverem a coragem de ocupar e se estabelecer em um ambiente selvagem, hostil.
Em Gandu tem sido um pouco diferente, aqui se conhece a história de alguns desbravadores do antigo “Corujão”, nome do povoado que deu origem à nossa cidade, como José Amado Costa e sua família de pioneiros. A história não deve ser esquecida, saberemos planejar melhor o futuro da nossa cidade nos espelhando na bravura dos que aqui primeiro chegaram e aprender também com seus erros. Parabéns Gandu!

(MARCOS NETO é Engenheiro Agrônomo)
.

Comentários estão fechados.