WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PRODUÇÃO DE CACAU NO BRASIL

.

Analisando a produção de cacau do Brasil esse ano, tema que leva a uma grande discussão e reflexão.
Analisando os dados publicados pela AIPC até julho (em anexo) comprova-se que a produção da Bahia cresceu 15% e o Pará caiu 57%. Essa queda está em função do grande incidência de doenças, como podridão parada e vassoura de bruxa em razão de grandes chuvas naquele estado.
Em varias lives, ouvimos técnicos anunciando que o Pará produziria no ano de 2021 144 mil toneladas, quando os dados da AIPC, da Concauba e da Cargill nunca passou de 72 mil toneladas, levando a uma falsa produção.
Com esses anúncios a produção do Brasil alcançaria 278 mil toneladas sendo 144 do Pará, 127 da Bahia e 7 mil de outros estados, o que ultrapassaria a capacidade de moagem das empresas, levando a redução dos preços como ocorreu.

Ainda mais somado isso com as 54 mil toneladas importadas até agora, alcançaríamos 332 mil toneladas, ai o prejuízo no preço é muito maior. É preciso urgente reorganizar e dá seriedade a essa previsão de produção de amêndoas de cacau por parte do governo federal através dos seus Ministérios da Agricultura e da Fazenda, através da Ceplac e do IBGE. Conheço a seriedade que feita a previsão de safra da Bahia coordenada pelo professor Lindolfo da socioeconomia.
Ainda temos a TV Globo todos os dias anunciando o estado do Pará como primeiro produtor de cacau do Brasil até aí tudo bem se fosse verdade, mais o pior é ficar anunciando que o Pará produz 150 mil toneladas prejudicando e muito aos produtores com esse fakenews.
Precisamos urgente tomar providencias sobre esse assunto, mesmo saberes que somos que existem tantos outros qual importância.
PRODUCÃO DE CACAU NO BRASIL

(Fonte: Rui Souza, cacauicultor)
.

Comentários estão fechados.