WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NA SOCIEDADE – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO FILHO (Itamari)

.

Segundo a literatura, a cultura é tudo aquilo que não vem da própria natureza e sim tudo o que é produzido pelos animais racionais que são os seres humanos, e é exatamente isso que diferencia os seres humanos dos animais irracionais, a capacidade de fazer cultura. Se não fazemos cultura ou não a apreciamos, estaremos a cada dia nos distanciando da nossa humanidade. Fazer cultura nos humaniza.
A diversidade de culturas também é muito grande, pois envolve diversas pessoas de vários lugares com hábitos e costumes diferentes, e apesar de todas essas diferenças o respeito entre as pessoas de diferentes culturas é essencial para o bom convívio entre eles.
Estamos fazendo cultura quando desenhamos, compomos, cantamos, rezamos ou manifestamos nossos desejos e recordações por meio de qualquer uma das manifestações artísticas que conhecemos.
O Brasil é um país com uma grande diversidade de pessoas, de raças, cores, línguas, hábitos, costumes e principalmente culturas diversificada, pois em nosso país se concentra povos de todos os lugares do mundo.

Em Itamari temos em média, mais de 20 cantores e compositores. Somos celeiro de vários artistas em diversas modalidades. Por sermos uma cidade pequena, temos carência de mais artistas. Sofremos muitas vezes por falta de incentivo e pouco espaço para as manifestações culturais. Precisamos urgentemente de um museu, uma casa da Cultura e um circuito de festas municipais e regionais. A cultura tem um papel importante para a população e para a cidade que investe neste bem tão precioso.
A cultura traz para a sociedade, um conhecimento e uma riqueza sem igual. A cultura quando bem trabalhada, pode se tornar algo que faça parte da vida e do cotidiano da sociedade.
A cultura quando bem conduzida valoriza aquilo que é mais importante, o imaterial. Em uma cidade como a nossa, podem ser organizados eventos que tragam cultura e valorização, sem contar o retorno financeiro que a mesma traz. Eventos de longo prazo que ocorrem na cidade, muitas crianças que vivem ou não tem a atenção de seus pais, saem das ruas para ir até um evento cultural na escola, no bairro ou em sua rua. A cultura quando bem trabalhada, atinge públicos diferenciados como homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos. Ao invés das crianças estarem nas ruas, estas estão em um evento que vai trazer conhecimento, que poderá ser de grande importância para a sua vida futura.
Sendo assim, a cultura tem grande importância em nossas vidas e também para a cidade que investe neste bem que traz benefícios e vantagens sem igual.

(NELSON RIBEIRO FILHO – Formado em Magistério, Graduado em Ciências com Habilitação em Química. Especialista no Ensino de Química, de Ciências, em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior. Professor das Redes Estadual e Municipal de Ensino. Colunista do Blog Zebrão, Mestre em Educação (créditos)
.

Comentários estão fechados.