WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PRECISAMOS SER OUVIDOS: SETEMBRO AMARELO – Pelo Prof. ZENILDO SANTOS SILVA-ZOOM

.

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio: o Setembro Amarelo. No Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza 32 homicídios por dia, isso significa que a cada 45 minutos alguém tira a própria vida no país. Por isso é importante pensar sobre a temática, não como incentivo, mas como prevenção.
A campanha do setembro amarelo tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde mental, criando estratégias para o maior cuidado com a vida. A divulgação nesse mês dá maior visibilidade à causa, mas é necessário buscar informação e ajudar aqueles que precisam durante o ano inteiro.
Os indivíduos com ideias suicidas precisam verbalizar o que estão sentindo. Existe um tabu de que falar sobre o assunto pode de alguma forma estimular a pessoa a tirar a própria vida, diferente do que muitos pensam, falar sobre a vida pode contribuir para minimizar sofrimentos. Então é benéfico que as pessoas tenham espaço para falar das angústias, isso pode trazer alívio e conforto.
É importante conhecer as formas de ajudar e encaminhar para o tratamento profissional, mas, também, procurar ajuda para si. É complexo auxiliar aqueles que estão com o pensamento de suicídio e, por esse motivo, as pessoas próximas também precisam estar bem e amparadas. Quando entendemos que o suicídio é uma realidade, e que pode afetar pessoas a nossa volta, fica mais claro que é fundamental conversarmos a respeito.

(ZENILDO SANTOS SILVA, Bacharel em Psicologia, Psicopedagogo e Mestrando pela UFSB em Ensino e Relações Étnicos Raciais)
.

Comentários estão fechados.