WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

TANTA VIOLÊNCIA NAS CIDADES – Pelo Prof. MAURÍCIO SANTANA

.

Os inúmeros registros clandestinos de filmagens através de câmeras de celulares não cansam de mostrar, em detalhes dramáticos, os inúmeros fragrantes dos crimes que acontecem no cotidiano de nossa vida urbana, em todas as cidades do Brasil, e em especial nas cidades do interior, como no de caso de Gandu. As cenas vão passando de celular em celular, de grupo de WhatsApp para grupo de WhatsApp e com muita indignação vamos assistindo a toda essa barbárie moderna que banaliza a vida, e nos faz fugir amedrontados dos riscos que nos ameaçam.
Todos os dias presenciamos os crimes sendo multiplicados nas grandes cidades com requintes de especializações, e vão migrando para as cidades de porte médio e, já agora, aqui no interior, no caso de Gandu nos últimos dias demonstram o quanto não estamos livres dessa violência.

Nesse cenário de horror, não só Gandu, mas as cidades circunvizinhas não fogem a essa dura realidade nacional, muito embora, em proporções de menor ocorrência, mas da mesma natureza e complexidade. O índice de violência urbana, em nossa cidade, está crescendo de forma assustadora e cruel.
Como uma luz no fim do túnel, percebe-se que a segurança pública deve ser um dos pontos de maior determinação e empenho do poder público, porque ela envolve a vida, os projetos futuros, a ordem social, sem cujo estabelecimento a própria governabilidade se esvai e deixa de ser exercida, para imperar a desordem, a impunidade, a lei dos mais fortes, o império do crime. Precisamos construir perspectivas de melhor participação social dos jovens, através da educação, do esporte, do trabalho – com respaldo da família – livrando-os do assédio das drogas e da sedução do ócio e da violência.

(MAURÍCIO SANTANA, Licenciado em História, Professor da rede Estadual e Privada de Ensino, Pós Graduado em História do Brasil, Gestão Educacional e Mestre em Educação)
.

Comentários estão fechados.