WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

(Itamari): O VERDADEIRO PAPEL DO SINDICATO

.

Os sindicatos são associações que reúnem profissionais de uma mesma classe, por exemplo: engenheiros, médicos, metalúrgicos, professores ou que reúne empresários do mesmo ramo os chamados sindicatos patronais.
Usualmente, os sindicatos têm principal objetivo é a luta pelos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. São também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam diversas atividades voltadas à instrução e capacitação daquele determinado nicho profissional, como palestras, reuniões e cursos voltados para o aperfeiçoamento dos associados. A bandeira do sindicato, não deve ser apenas salarial.
Os sindicatos de trabalhadores também são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria e sua manutenção dá-se, principalmente, por meio das contribuições pagas por seus associados. Atuam principalmente na promoção de direitos dos trabalhadores de uma determinada categoria, negociando diretamente com os empregadores. Em tese, seus interesses dizem respeito, sobretudo, à defesa de direitos e negociações salariais e condições de trabalho, mas quando defende apenas a bandeira salarial, perde o foco e seu objetivo principal. O seu sindicato exerce tal papel?
A principal função do sindicato não é a oposição, mas sim a colaboração. A colaboração é a função para que o sindicato contribua com o Estado ou município através da viabilização de estudos e soluções de questões pertinentes à sua categoria, sempre buscando o desenvolvimento do setor e dos associados. O sindicato, tem portanto várias bandeiras.
A negociação é o poder que o sindicato tem de fixar regras e ajustar às leis trabalhistas nos contratos individuais de trabalho dos empregados de determinada categoria. Com a reforma, os acordos coletivos prevalecem sobre a legislação e permitem que as empresas e os sindicatos negociem condições de trabalho diferentes das previstas em Lei.
Os sindicatos têm o papel de defender, representar os interesses coletivos da categoria e os individuais dos seus integrantes também através da participação como parte nos processos judiciais em dissídios coletivos destinados a resolver os conflitos jurídicos e interesses da categoria.
Como podemos observar nesse texto, o papel dos sindicatos vai muito além das greves e manifestações. Pois sua missão é fazer com que a trajetória do profissional seja menos massacrante e com mais bônus do que ônus.
Você deve fazer a sua parte e conhecer a atuação do seu sindicato para que possa decidir se irá, ou não, apoiar sua manutenção. Então, não deixe de buscar informações sobre o seu sindicato, pois ele pode estar lutando por direitos que você também precisa ou acredita!

(NELSON RIBEIRO FILHO – Formado em Magistério, Graduado em Ciências com Habilitação em Química. Especialista no Ensino de Química, de Ciências, em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior. Professor das Redes Estadual e Municipal de Ensino. Colunista do Blog Zebrão, Mestre em Educação (créditos)
.

Comentários estão fechados.