WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

NÃO SEJA SÓ UMA EMPREENDEDORA – Pela Admª TAIS GASPAR

.

Empreender não é fácil para ninguém, principalmente em momentos de crise. Mas para as mulheres, infelizmente, os desafios dobram.
Se antes as mulheres já sofriam com a desigualdade de gênero, com os desafios da crise isso não seria diferente. Os obstáculos criados pela pandemia vieram para expor ainda mais questões de desigualdade de gênero dentro do meio empresarial.
Segundo levantamento do Sebrae, com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a crise causada pela COVID-19 reduziu em 1,3 milhão de mulheres empreendedoras.
Entender esse cenário é compreender as necessidades e dificuldades que o empreendedorismo feminino encontra até hoje e cobrar mais iniciativas de fomento às lideranças femininas, criar mais oportunidades para mulheres em todos os setores do mercado e provar que lugar de mulher é também no empreendedorismo.
EXPONHA-SE PARA SER OUVIDA
Muitas mulheres se escondem atrás de máscaras para não confrontarem o mundo e passam a vida infelizes e insatisfeitas.
Quantos anos passei me escondendo, negando quem eu era e fantasiando sobre quem eu gostaria de ser. Tantas pessoas, ao meu ver, eram tão melhores do que eu. Acabava me escondendo e negando minha própria personalidade. Não tinha coragem para expor minhas ideias, meu trabalho, confrontar os ideais de outros. Simplesmente não conseguia sair do meu lugar seguro — que era ser ninguém.
Com o tempo aprendi que eu não poderia viver minha vida escondida se quisesse chegar a algum lugar. Que eu não era melhor nem pior que ninguém. Que as críticas e erros são um sinal de que eu existo, de que estou viva. Acho que foi depois de ler a frase abaixo que eu compreendi o quanto eu estava sendo tola e me enganando (Não encontrei a autoria. Se alguém souber, por gentileza, me avise):
“Se você não quer ser criticado, eis a solução: Não faça nada, não fale nada, não seja nada.”
Quando li e absorvi o que essa frase dizia eu percebi que não poderia ser um nada para o resto da minha existência. Talvez tenha aprendido tarde. Passei anos tentando me encontrar enquanto eu mesma não permitia que isso acontecesse. Enquanto contava mentiras a mim mesma e tentava ser o que não era.

ENCONTRE O SEU CAMINHO
Hoje eu vejo muitas pessoas que, assim como eu, encontram-se perdidas, trilhando o mesmo caminho que trilhei. Eu digo, “seja você, faça as coisas do jeito que você ama” e elas devem pensar o mesmo que eu costumava pensar. Mas eu vou lhe explicar como isto pode mudar a sua vida.
Quando você assume a sua verdadeira identidade para você mesma, o mundo passa a absorver. No início, vão te criticar, dizer que não dará certo, tentar te parar, mas acredite no seu instinto e encontre o seu caminho. Só você pode tomar está decisão, ninguém mais.
TENHA AMOR-PRÓPRIO
Se você amar quem você é, isto basta. Parece cafona dito assim, mas é a mais pura verdade. Quando você se ama, abre as portas para que outros lhe amem de verdade. Se faz o que gosta, permite que outros amem o que você faz porque tem o seu dedo ali, e não porque está copiando alguém. Se você assume quem é, mostra sua personalidade, suas qualidades (e não as qualidades dos outros que você gostaria de ter). As pessoas vão gostar de você pelo que você é — porque estarão enxergando seu “verdadeiro eu”. Você não precisará estar o tempo todo fingindo ser algo que não é.
Quando você se liberta das suas próprias amarras e embarca em uma jornada de autoconhecimento, consegue mostrar ao mundo quem é de verdade — e isso é transmitido em seu trabalho, em sua vida, em suas relações. E quanto mais você se abre aos outros, à vida, às coisas boas que estão por vir, mais atrai coisas boas. Seja grata por ter nascido assim, do jeito que é. Você é importante para alguém, você é importante para si mesmo, e é isto que importa.
Exponha-se! Não seja apenas mais uma na multidão: seja você. Não passe a vida negando sua personalidade, mentindo para si mesmo e se escondendo. Não viva uma vida sem graça porque você não permite que vejam o quanto você é doida, tímida, diferente, inteligente, esperta, sonhadora etc. Esqueça o que os outros vão pensar ou falar, eles não sabem nada sobre você. Esqueça o que você finge gostar, quem finge ser. Se quer sair dançando na rua, se seu coração pede que você faça isso, saia, dance o quanto puder.
Viva! Seja feliz! Não seja mais uma, seja única como você merece!
Então agora está preparada para o seu sucesso?
E aí? Pronta para crescer???
Gostou deste artigo? Curta, compartilha com os amigos!!! Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no WhatsApp!!!
Até mais!

(TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO – Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)
.

Comentários estão fechados.