WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – PME ITAMARI BAHIA – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO

.

Na manhã desta quarta-feira, 01 de dezembro de 2021, a Prefeitura Municipal de Itamari e a Secretaria de Educação e Cultura, realizaram o Monitoramento e Avaliação Bianual (2019-2020) do seu Plano Municipal de Educação. Na oportunidade que contou com a presença de representantes de todos os setores da sociedade civil organizada, representantes dos conselhos municipais, do poder legislativo, do poder executivo dentre outros. A nossa Audiência Pública do PME foi um momento de diálogo, debate, sugestões, reflexões e críticas construtivas a cerca dos assuntos relacionados a Educação Municipal.

Nosso plano Municipal de Educação – PME foi aprovado pela lei 187 de maio de 2015, e sua avaliação é de 2 em 2 anos, ou seja bianual. Esta foi a nossa III audiência pública e teve por objetivo avaliar as ações do plano Municipal de Educação em 2019 e 2020. O monitoramento e avaliação do plano Municipal de Educação é realizado por uma Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação – ETMA, coordenada pela professora Orestes Gonçalves Azevedo, com representações da secretaria de educação, dos conselhos ligados à educação como por exemplo o Conselho Municipal de Educação, do poder legislativo, professores e coordenadores municipais.
Em todas as falas, e em especial na fala do Prefeito Everton Borges Vasconcelos, foi lembrado que a “Educação é o principal instrumento de transformação de uma sociedade. Ela promove o crescimento e enriquecimento de todas as pessoas, além de fomentar o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade”. A Educação é nossa única chance de mudarmos a nossa sociedade, toda solução de problema perpassa pelos muros de uma boa escola. Depois de nossa casa, e muitas vezes até antes, a escola é o melhor lugar.
Dentre os diversos assuntos, metas e estratégias levados e discutidos, foi pontuado e anotados como sugestões dos participantes: a) A necessidades de melhoria das estruturas físicas das escolas, buscando oferecer mais conforto para educadores e educandos; b) Construir uma creche no Pôr do Sol e revitalizar a já existente no Alto do Cruzeiro, transformando-as em espaços de educação integral; c) Criação de uma sala de apoio psicopedagógico – com coordenador de área, para as crianças com necessidades especiais no município, com visita mensal de um especialista que possa diagnosticar e fornecer laudos conforme a necessidade; d) Implementar a modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos no nosso município com possibilidades de aulas presencias, remotas e domiciliares; e) Criar metas e estratégias para melhorar o IDEB local, com planejamento e foco contínuo em resultados, todos os anos e não apenas nos anos da avaliação. Que no Ensino Fundamental II comece o planejamento desde o 6º ano e não apenas no 9º ano, e que a escola busque melhorar os outros dados que influenciam na nota final do aluno; f) Que o município busque um Coordenador do PME municipal, para avaliar e monitorar as metas e estratégias locais, com foco nos indicadores e busca dos dados educacionais municipais; g) Melhoria da merenda escolar, oferecer café da manhã para os estudantes de toda rede municipal; h) Realizar melhoria e manutenção das estradas vicinais, para que os estudantes possam chegar de forma confortável às unidades de ensino e não possam perder aulas por conta das chuvas; h) Pensar a Educação Quilombola no nosso município, buscando melhores formas de ofertar uma educação de qualidade a tal público;
Para finalizar, podemos afirmar que consolidar uma educação de respeito e valorização é um dos compromissos do poder público municipal, sendo assim avaliar o PME é um momento de grande relevância para sinalizar os que ainda não foram cumpridos e quais estratégias precisam ser implementadas para o cumprimento das metas ainda não alcançadas, visando realizar no município uma educação pensada coletivamente com a qualidade que queremos para os nossos munícipes.

(NELSON RIBEIRO FILHO – Formado em Magistério, Graduado em Ciências com Habilitação em Química. Especialista no Ensino de Química, de Ciências, em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior. Professor das Redes Estadual e Municipal de Ensino. Colunista do Blog Zebrão, Mestre em Educação )
.

Comentários estão fechados.