WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

MEU FILHO AINDA FAZ “XIXI” NA CAMA, O QUE FAZER? – Pelo Prof. Zenildo – ZOOM

.

Até que ponto uma criança faz xixi tem culpa? É normal? Como agir diante dessa situação? Quando isso vem se repetindo e o seu filho é “grande” o suficiente para evitar esse escape, é preciso investigar. O xixi na cama pode ocorrer por fatores genéticos, psicológicos, atraso no desenvolvimento do mecanismo fisiológico, redução da capacidade funcional da bexiga, anormalidades na produção noturna do hormônio antidiurético ou no trato urinário e dificuldades para despertar e ir ao banheiro.
Com 2 anos, a criança começa a adquirir o controle dos esfíncteres e consegue eliminar ou segurar o xixi. Por volta dos 3 anos ela consolida essa continência, pelo menos no período diurno. Escapadas eventuais são consideradas normais até seis meses depois. A partir de 4 a 5 anos o xixi na cama passa a ser motivo de atenção.

O DSM-V aponta os seguintes critérios para o diagnóstico de enurese: eliminação de urina durante o dia ou à noite, na cama ou nas roupas; episódios que ocorrerem no mínimo duas vezes por semana, por pelo menos três meses consecutivos, ou que produzem sofrimento ou prejuízo significativo no funcionamento social, acadêmico ou em outras áreas importantes na vida do indivíduo; idade cronológica (ou mental) de no mínimo 5 anos; e incontinência urinária não atribuída aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância ou condição médica geral.
Há casos que acontecem quando a criança está passando por situações de estresse, como a separação dos pais ou o nascimento de um irmão. É importante que os genitores entendam o caráter involuntário da situação e sejam compreensivos com os filhos. Não adianta brigar, porque piora o quadro e abala ainda mais a autoestima da criança. É importante ganhar sua confiança, motivá-la a fazer o tratamento e superar a disfunção.

(ZENILDO SANTOS SILVA, Bacharel em Psicologia, Psicopedagogo e Mestrando pela UFSB em Ensino e Relações Étnicos Raciais)
.

Comentários estão fechados.