WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OS CANTOS E ENCANTOS DO SINO – Pelo Prof. ZENILDO SANTOS SILVA – ZOOM

.

Em Gandu, o soar dos sinos fez muitos moradores viverem momentos nostálgicos, relembrarem do período em que a igreja utilizava a ferramenta para informar e anunciar momentos litúrgicos e acontecimentos. Em tempos que não havia redes sociais muitas informações eram compreendidas com a mensagem das badaladas.
Historicamente, o toque dos sinos assumiu um papel importante na cultura católica, eles anunciavam batizados, casamentos e mortes. Além do toque para avisar acerca das horas, o sino também tocava para anunciar quando uma missa iria começar e também havia badaladas diferentes para anunciar algum acontecimento importante para a Igreja Católica. Os sinos das igrejas fala(va)m!

Durante séculos, o sino chamou, celebrou, lembrou e comemorou. Originalmente, serviam às comunidades como ferramenta de comunicação tanto para assuntos espirituais quanto para terrenos. Muitas igrejas continuam a badalar seu sino para chamar os fiéis para a oração e a missa. O modo de tocar varia de capela para capela, apesar de, em geral, começarem a tocar 15 minutos antes da atividade. Em Gandu, ele é tocado nas horas litúrgicas, 06:00, 09:00, 12:00, 15:00, 18:00 e 21:00 h. Por isso hoje o vemos e ouvimos como patrimônio imaterial, uma tradição que voltou e certamente ficará.

(ZENILDO SANTOS SILVA, Bacharel em Psicologia, Psicopedagogo e Mestrando pela UFSB em Ensino e Relações Étnicos Raciais)
.

Comentários estão fechados.