WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OPINIÃO DO BLOGDOZEBRAO: ÚLTIMA PESQUISA DIVULGADA TRÁS BOAS NOTÍCIAS PARA LULA E RUINS PARA BOLSONARO E TERCEIRA VIA E PREÇO DA GASOLINA NA BAHIA NÃO VAI CAIR

.

Na edição de ontem, respondemos a dezenas de eleitores petistas que nos perguntaram: LULA JÁ GANHOU?
Como sempre, fizemos levantamentos, pesquisas, para responder com a maior neutralidade possível, citando fatos e possíveis fatos que poderiam acontecer, que inflando uma candidatura e também o que poderia esvaziar outra.
Lamentavelmente, alguns eleitores de Bolsonaro, esclarecidos, nível superior, não souberam interpretar as nossas colocações. Aliás, coisas próprias de quem é apaixonado. Muitas vezes não lê o artigo até o fim, o que está escrito não elogia o seu líder, o seu deus, o seu tudo, e tomam logo posição, digno de quem nutre paixão por outro. Usa antolhos…
VAMOS À PESQUISA
A pesquisa IPEC divulgada na última terça-feira, dia 14, mostra o ex-presidente Lula-PT, com 27 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro-PL, na corrida para a presidência da república em 02 de outubro de 2022.
A primeira notícia boa para Lula e os seus seguidores, é que ele tem mais intenções de voto, do que RODOS os outros possíveis candidatos somados, caracterizando vitória no primeiro turno.
No cenário 1, o Instituto colocou os nomes de todos os candidatos que estão sendo falados e que se dizem candidatos e o resultado foi:

CENÁRIO 1

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (PT): 48%
JAIR BOLSONARO (PL): 21%
Sergio Moro (Podemos): 6%
Ciro Gomes (PDT): 5%
André Janones (AVANTE): 2%
João Doria (PSDB): 2%
Cabo Daciolo (PMN-Brasil 35): 1%
Simone Tebet (MDB): 1%
Alessandro Vieira (Cidadania): 0%
Felipe d’Ávila (NOVO): 0%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Rodrigo Pacheco (PSD): 0%
Brancos / Nulos: 9%
Não sabem / Não responderam: 5%
Foram citados até, alguns nomes que não eram do nosso conhecimento.

CENÁRIO 2

Lula: 49%
Bolsonaro: 22%
Sergio Moro: 8%
Ciro Gomes: 5%
João Doria: 3%
Brancos/nulos: 9%
Não sabe/não respondeu: 3%
Segundo o instituto, os dados não podem ser comparados com pesquisas anteriores em virtude da mudança dos nomes testados.
O levantamento do IPEC foi feito de 9 a 13 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas PRESENCIALMENTE (não divulgamos pesquisas por telefone) em 144 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%.
Algum leitor pode perguntar, NUNCA ouvimos falar nesse IPEC… ele é composto por ex-executivos do IBOPE INTELIGÊNCIA, após ser desativado. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.
AMOSTRA DE ENTREVISTADOS

Segundo o IPEC, as intenções de voto no ex-presidente Lula são mais expressivas entre:
A) – Os que avaliam a administração de Jair Bolsonaro como ruim ou péssima (68%);
B) – Aqueles que moram no Nordeste (63%);
C) – Os que moram nas periferias das capitais (55%);
D) – Os católicos (54%);
Segundo o Ipec, as intenções de voto em Lula são maiores quanto menor a renda familiar mensal e a escolaridade dos entrevistados. O ex-presidente tem 32% entre quem tem renda familiar mensal acima de 5 salários mínimos e atinge 57% entre quem tem renda familiar até 1 salário mínimo. Atinge 40% entre os com nível superior e chega a 55% entre quem tem o ensino fundamental.
O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, POR SUA VEZ, TEM MAIORES INTENÇÕES DE VOTO ENTRE:
A) – Os que avaliam sua administração como ótimo ou boa (75%);
B) – Os moradores da região Norte/Centro-Oeste (29%) e Sul (27%);
C) – Os evangélicos (33%), estrato em que aparece tecnicamente empatado com Lula;
O Ipec afirma que as menções ao presidente aumentam quanto maior a renda familiar mensal e escolaridade dos entrevistados. Passa de 14%, entre quem tem renda até 1 salário mínimo, para 30%, entre que tem renda acima de 5 salários. Tem ainda 18% das menções entre quem tem o ensino fundamental e atinge 25% entre os mais escolarizados.
Sergio Moro se destaca entre os eleitores que residem na região Sul (11%).
De acordo com o Ipec, os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO BOLSONARO
O Ipec também divulgou a avaliação do governo Bolsonaro e apontou os seguintes percentuais:
Ótimo/bom: 19%
Regular: 25%
Ruim/péssimo: 55%
Não sabe/não respondeu: 1%
A pergunta feita pelo instituto foi “Na sua avaliação, o governo do presidente Jair Bolsonaro está sendo”, com as opções “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.
Somados, os itens “ótimo” e “bom” correspondem ao percentual de aprovação da administração; e os itens “ruim” e péssimo”, ao de reprovação.
Qualquer cidadão que entenda de pesquisa, sabe que um candidato à reeleição está com 55% de REJEIÇÃO, é irreversível. Mesmo assim achamos que é cedo demais. Mas é a foto do momento, amanhã poderá ser outro dia.
As “benesses” do governo federal estão saindo do forno, AUXÍLIO BRASIL, aumento salarial para as polícias federal e rodoviária federal, VALE GÁS, perdão da dívida dos estudantes com o FIES, VALE DIESEL, casas populares… comentam até que está sendo preparado o VALE BILUZINHA…
FORMA DE GOVERNAR
Um dos aspectos pesquisados diz respeito à aprovação da maneira de governar do presidente. Nesse caso, a pergunta feita foi: “E o (a) senhor (a) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está governando o Brasil?” Sobre este quesito, os resultados foram:
Aprova: 27%
Desaprova: 68%
Não sabe ou não respondeu: 4%
CONFIANÇA NO PRESIDENTE
A pesquisa também fez a pergunta: “E o(a) senhor(a) confia ou não confia no presidente Jair Bolsonaro?” Os percentuais foram:
Confia: 27%
Não confia: 70%
Não sabe/não respondeu: 3%
Infelizmente para uns, felizmente para outros, o eleitor NÃO CONFIAR em um candidato… dizer que EM NENHUMA HIPÓTESE vota em tal candidato, é um quadro tenebroso.
Mas faltam mais de NOVE meses, tudo pode acontecer. Inclusive nascer uma criança.
As notícias BOAS para Lula estão acima citadas. As RUINS para Bolsonaro também.
E as NOTÍCIAS RUINS para a terceira via Zebrão.
É que os dias estão passando, e nenhum candidato da terceira via, nem o nosso candidato no primeiro turno o Moro, rompeu a barreira dos 10%. Se até março isso não acontecer, será a prova provada que Lula e Bolsonaro irão polarizar a eleição, sem espaço para outro nome. Se isso acontecer, vai haver SEGUNDO TURNO entre os dois principais litigantes, Lula x Bolsonaro.
Continuamos no nosso pensamento, se, se, Bolsonaro sentir em julho, mês das Convenções, sentir que vai perder a eleição, ele vai DESISTIR. Vai voltar à velha novela de que não confia nas urnas eletrônicas. A semente ele já jogou tempos atrás, preparando a sua saída honrosa.
As urnas só são confiáveis para deputados, senado, governador, prefeito, vereador, menos presidente da república. E o seu gado vai aceitar tranquilamente. Então restará a ele, a candidatura ao senado pelo Rio de Janeiro, para ter a partir de 2023, IMUNIDADE PARLAMENTAR. Sem ela, VAI PRESO quando deixar o governo.

PREÇO DA GASOLINA NA BAHIA NÃO VAI CAIR. SÓ AS REFINARIAS DA PETROBRÁS

Na última segunda-feira, o governo federal através da Petrobrás, anunciou com estardalhaço a REDUÇÃO DO PREÇO DA GASOLINA aos brasileiros.
Como os aumentos são de CINQUENTA CENTAVOS por litro para cima, achamos também, que o desconto viria nesses valores. Já começou aí a ENGANAÇÃO do governo federal. E foi anunciado: DEZ CENTAVOS por litro…
Mas todo benefício é bem vindo, que fossem DEZ CENTAVOS…
Como alegria de pobre dura pouco, na terça-feira pela manhã, um amigo nosso que é proprietário de postos de gasolina na cidade de Ilhéus, nos enviou o documento abaixo:

COMUNICADO ACELEN

Prezado cliente:
Informamos que a ACELEN manterá os preços vigentes da GASOLINA A praticados no momento.
Qualquer alteração ou ajuste, serão informados em tempo através de nossos canais de comunicação.
Atenciosamente,
Comercial Claros
O empresário nosso amigo, então “traduziu” a nota: A BAIXA FOI PARA AS REFINARIAS DA PETROBRÁS. A Refinaria Landulfo Alves/Bahia, NÃO FAZ MAIS parte do grupo, foi VENDIDA para a Multinacional Mubadala Capital, representada nacionalmente como VIBRA ENERGIA, que não se posicionou sobre conceder “também” algum percentual de baixa.
O aviso chegou logo depois, conforme publicado acima.
O governo federal é mesmo o governo de ENGANA os BESTAS… depois ficam os desavisados, principalmente os bolsonaristas maluquetes e imbecis a cobrar na hora do abastecimento: E O PREÇO NÃO VAI BAIXAR NÃO?
Recomendar as frentistas que eles procurem o presidente deles.

JAQUES WAGNER NÃO MERECE O SEU VOTO, POIS NADA FEZ POR GANDU E REGIÃO.
(ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu)

.

Comentários estão fechados.