WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

2022 NÃO COMEÇA EM 1º. DE JANEIRO – Pela Admª. TAIS GASPAR

.

Um bom planejamento pode definir seu ano. Mas, mais do que isso, sua AÇÃO hoje, pode definir como será seu 2022. E para isso algumas coisas são indispensáveis como ter metas e objetivos, hábitos, autoconhecimento e mentalidade forte. Você está pronta para FAZER o seu 2022 ser incrível?
Entenda de uma vez por todas, o seu ano não começa em 1º de janeiro, ele começa agora. O ano começa a partir do momento que você coloca a sua intenção nele, definir metas e objetivos e traça um passo a passo para alcançá-los.
QUER FAZER SEU ANO COMEÇAR COM TUDO?
Todos nós temos diversos sonhos para o ano que vamos iniciar, fazemos metas de Ano Novo, pulamos ondas, vestimos branco, mas a maioria das metas traçadas em 31 de dezembro não sobrevivem até março. Não se desespere, isso não acontece só com você.
O fato é que apesar de temos sonhos, esses sonhos por si só não são capazes de se tornar realidade.
O que acontece é que para a maioria das pessoas esse sonhos são como pegar um táxi sem destino e sem o GPS e aí meu bem não adianta nada ter sonho.
COMO FUNCIONA O GPS
Sabe como funciona o GPS? Primeiro você precisa da sua localização atual, depois você insere o seu destino final e daí o GPS vai calcular a melhor rota para você chegar a esse destino. Ele vai te informar pedágios, barreiras, congestionamentos, acidentes e tudo mais que pode estar acontecendo no caminho.
Com as metas, funciona da mesma forma. Primeiro você precisa entender qual é o seu estado atual e definir qual é o seu estado desejado, ou seja, o seu objetivo. Tendo isso em mente você começa a definir o seu plano, o passo-a-passo que precisa ser feito para se chegar a esse objetivo.
MARÇO É FATAL
Mas peraí, não é porque você tem um plano que você vai seguir a rota sim olhar o que está acontecendo. É por isso que a maioria dos planos não dão certo ou morrem antes do mês de março.
Quando eu não faço uma avaliação do meu percurso, utilizando indicadores, comparativos, avaliações do processo para saber se aquela rota que eu estou seguindo está mesmo funcionando, há uma grande probabilidade de alguma coisa sair errado e quando isso acontece vem a frustração e o desânimo de seguir em frente.
O que ocorre, é que a maioria das pessoas só avaliam e traçar metas no final do ano e aí meu amigo, Minha amiga, é um tiro no pé.
COMO DEFINIR METAS QUE FUNCIONAM
Se você me acompanha aqui, já deve ter me ouvido falar sobre SMART. Smart uma estratégia de definição de metas e cada letra simboliza algo dentro da concessão da sua meta.
VEJAMOS OS 5 PASSOS PARA DEFINIR UMA META QUE FUNCIONA:
S
Primeira letra do SMART é o S que vem do inglês “Specific”, ou seja, Específico. Esse é o primeiro passo, a sua meta tem que ser específica, diga exatamente o que você quer alcançar no ano. Quanto mais clareza você tiver melhor você saberá o que é necessário ser feito, porque é importante que isso seja feito e qual vai ser o ganho.
Bom exemplo, é que muitas pessoas falam que querem ser ricas, ótimo eu também quero ser rica. Mas, o que é ser rico pra você? Com certeza é diferente do que ser rico para mim. Defina quanto você quer ganhar e onde você está neste momento para assim você entender qual é o seu GAP em relação a sua meta.
Mas veja bem, as suas metas não precisam ser só relacionadas a dinheiro, precisamos focar também em metas relacionadas ao nosso desenvolvimento pessoal, espiritual, tempo de qualidade, entre outros.

M
O segundo passo para definir uma meta que funciona é que ela seja mensurável ou seja, meta boa tem que ser possível de se medir. Sabe aquela frase que diz que O que você não consegue medir, você não consegue aperfeiçoar, não consegue monitorar, não consegue corrigir e não consegue acompanhar.” Fica tudo solto dentro de um balaio e você não sabe dizer o que está dando certo ou não.
Comece a colocar quantidades nas suas metas, quer começar a ler? Defina quantas páginas você vai ler por dia. Quer começar uma atividade física? Ter um corpo mais saudável? Defina quantos minutos de caminhada você fará diariamente.
Não se assuste com as quantidades, ninguém começa a correr uma maratona pelos 42 km, vá aos poucos 1 km por dia aumentando até que você alcance o seu objetivo. O que eu vejo o que eu vejo, é que as pessoas querem muitas coisas, coisas grandiosas e vão deixando rolar, esperando acontecer algum dia da vida e meu amigo, sem ação nada rola.
A
O terceiro passo pra mim, é um dos mais importantes, letra A de alcançável. E aí que o bicho pega, quando traçamos metas desalinhadas com a nossa realidade a chance de uma frustração, decepção é enorme. Tem muita gente que coloca uma meta lá na lua a ponto de não ser possível ser alcançada E ainda assim joga uma carga de pressão tão grande sobre você, que as vezes na hora do vamos ver, o culpado não foi a meta foi como esta meta foi traçada.
Não é que você tenha que trabalhar na mediocridade, de jeito nenhum nada de ficar traçando metas baixinha, fácil de alcançar pelo contrário, a meta tem que ser desafiadora, mas não pode ser inatingível.
Mas peraí, vamos voltar à clareza… Você mediu viu que está dentro do seu alcance, sabe que vai ser difícil, mas tem certeza de que dar conta do recado.
R
Vamos ao R, quarto passo, R de relevante. E aí está o motivo da maioria das metas morrerem antes de março, qual é a relevância que essa meta tem para a sua vida?
Qual o significado dela pra você? O quanto dói não alcançar essa meta?
Quanto mais a meta tiver relevância significado, mas vamos nos empenhar diariamente para fazer o que precisa ser feito para que seja alcançada.
T
O quinto passo e não menos importante eu ter de tempo. Ou seja, qual é o prazo que você tem para executar? E não me venha com essa de dizer daqui a seis meses, daqui a um ano, o prazo tem que ser dia, mês e ano.
E mais uma coisa, claro que é importante você ter uma visão de longo prazo, mas muito mais importante é você definir os seus pequenos prazos. Quando você faz metas mais curtas e vai realizando, você vai encontrando motivação para fazer cada vez mais. Então, ao invés de traçar metas de 10 20 30 anos se concentrar em metas de três, seis meses até um ano. Dessa forma vai ser muito mais difícil você procrastinar e começar a executar as suas pequenas tarefas até que a meta seja alcançada.
Para atingir suas metas ou objetivos, é necessário se concentrar em muitas coisas e superar todos os obstáculos e intercorrências que possam surgir. Nesse sentido, ao transformar uma meta em SMART, você cria uma estrutura inteligente ao seu plano de ação e evita sair do trilho em caso de alguma adversidade.
Além disso, como o trabalho passa a ser dividido em várias etapas, o fator motivacional também tem destaque.
você viu como a metodologia SMART muda significativamente a maneira como você enxerga suas metas e objetivos. Ao racionalizar o que você deseja, essa ideia sai do
campo abstrato e transforma-se em algo concreto. Dessa forma, você começa a construção de um caminho e tem maiores chances de alcançar o que quer.
Então agora está preparada para fazer de 2022 um ano de sucesso?
E aí? Pronta para crescer???
Gostou deste artigo? Curta, compartilha com os amigos!!! Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no WhatsApp!!!
Até mais!

Tais F. Gaspar de Araújo
Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria

.

Comentários estão fechados.