WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

5 ATALHOS QUE VOCÊ PRECISA USAR NO CELULAR

.

Conheça cinco atalhos para acessar recursos mais rápido no Android e iOS — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Celulares Android e iPhone (iOS) têm atalhos para acessar recursos do sistema. O principal objetivo é agilizar o uso de funções recorrentes do usuário, facilitando a navegação no dia a dia. Cada fabricante modifica os atalhos de acordo com os modelos de smartphone e com a versão do sistema operacional, mas muitas funcionalidades estão presentes tanto no SO da Apple quanto no do Google.
A lista a seguir mostra cinco atalhos para celular que tornam o acesso aos recursos mais rápido. Veja como ativar cada um deles e otimize seu tempo no uso do smartphone.
1. CONTROLE DE BRILHO NO TOPO DAS NOTIFICAÇÕES

Ação para colocar o controle de brilho acima das notificações nos dispositivos Samsung — Foto: Reprodução/Samsung

Por padrão, os celulares Samsung exibem a barra de controle de brilho embaixo das notificações. Isso significa ter que arrastar todas as notificações para baixo sempre que quiser alterar o brilho da tela.
Mas é possível alterar isso e colocar o controle no topo. Para isso, primeiro expanda a central de notificações e toque na setinha ao lado da barra. Ative, então, a chave “Exibir controle em cima” e confirme em “Concluído”.
2. TIRAR FOTO COM O BOTÃO DE VOLUME

Ativação do atalho para tirar foto com o botão de volume — Foto: Reprodução/LG

Tanto o iOS quanto o Android permitem configurar os botões de volume para captura de fotos e vídeos. Com o recurso, o app da câmera é aberto mesmo com que o celular esteja com a tela bloqueada, fazendo com que o usuário não perca o momento ideal do registro.
O procedimento varia de acordo com a marca e versão do sistema operacional. Nos smartphones LG, por exemplo, a função é ativada em “Ajustes”, na seção “Tecla de atalho”. Já no Samsung, a opção está nas configurações da câmera, em “Métodos de disparo”.
Os celulares da Apple também tiram fotos e vídeos com os botões do volume. O registro é feito de acordo com o modo ativado no app da câmera; se o modo retrato estiver selecionado, é assim que a imagem será feita ao apertar o “aumentar” ou “diminuir”. Dependendo da versão do iOS, manter o dedo pressionado nos botões iniciará um vídeo.

3. MEXER CELULAR PARA ATIVAR LANTERNA

Ativação do atalho para ativar lanterna ao mexer celular no smartphone Motorola — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Desde o lançamento do Android P, em 2018, o sistema do Google suporta navegação por gestos. A tecnologia aciona vários recursos do celular apenas movimentando o aparelho ou realizando toques simples, o que facilita realizar as operações mais usadas no dia a dia.
Um dos atalhos por gesto mais úteis é o que ativa a lanterna sacudindo o dispositivo. Nos celulares Motorola, basta entrar em Moto Ações e ligar a chave da “Lanterna rápida”. Uma vez ativado o recurso, a luz será acesa sempre que o usuário balançar o aparelho duas vezes seguidas.
4. DESATIVAR LIGAÇÃO VIRANDO CELULAR PARA BAIXO

Configurações de celular trazem opções de atalhos — Foto: Reprodução/Samsung

Os smartphones Samsung permitem silenciar chamadas simplesmente virando o celular com a tela para baixo. O recurso acelera o processo de desativar uma ligação, o que é ideal em situações nas quais é necessário silêncio, como em sala de aula, cinema ou em uma consulta médica.
Para ativar o atalho, entre nas configurações e acesse “Movimentos e gestos”. Depois é só ligar a chave de “Silenciar facilmente”. A navegação por gestos do Motorola possui atalho semelhante, mas ele ativa o modo “Não perturbe” ao virar o celular para baixo.
5. TOCAR DUAS VEZES PARA DESLIGAR TELA

Outro atalho muito conveniente da Samsung é o de tocar duas vezes para ligar ou desligar a tela. O acesso também é por meio do menu “Movimentos e gestos”, alocado nos recursos avançados das configurações. (Fonte: Techtudo)
.

Comentários estão fechados.