WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

DESCUBRA O QUE É BOM PARA CORIZA E LIVRE-SE DO NARIZ ESCORRENDO!

.

Ficar com o nariz escorrendo é uma sensação bastante incômoda, que serve como sintoma de inflamações das fossas nasais, causadas por alergias, rinite, gripes e outras doenças. Apesar de ser um sintoma leve, é interessante saber o que é bom para a coriza, a fim de recuperar seu conforto e bem-estar.
Pensando nisso, vamos explicar o que é a coriza, quais as possíveis causas e como podemos chegar a um diagnóstico preciso com base nesse sintoma. Depois, traremos algumas soluções que podem colocar um fim a esse problema. Continue lendo!
O QUE É CORIZA?
Precisamos entender que a coriza é um sintoma claro de inflamação nas vias nasais. Independentemente do motivo, ocorre um aumento na presença de muco da região, que passa a escorrer ou entupir o nariz, além de provocar espirros e irritações.
Nesse quadro, as fossas nasais ficam mais sensíveis, vulneráveis à presença de vírus, bactérias, partículas de poeira, mofo e alérgenos em geral, que podem piorar a situação.
Embora o tratamento para coriza seja relativamente simples, como veremos mais a frente, é recomendado agir o quanto antes, principalmente para evitar possíveis complicações, como desenvolver sinusite, bronquite ou, em casos mais graves, uma pneumonia.
PRINCIPAIS CAUSAS PARA CORIZA
Muitas doenças podem provocar a coriza. Veja a seguir algumas situações que podem provocar o excesso de corrimento nasal.
1. Infecções virais e bacterianas
De modo geral, infecções como gripes e resfriados estão entre as causas mais comuns do nariz escorrendo.
Como os seus patógenos afetam o sistema respiratório e têm como ponto de entrada principal as vias nasais, eles interrompem o funcionamento das células na região e iniciam o processo inflamatório.
2. Rinite alérgica
Pessoas sensíveis a poeira, pólen e outras partículas aerossóis podem sofrer com a rinite alérgica, uma inflamação da mucosa interna das narinas. Como resultado, temos a congestão, coceira, espirros e a coriza.
3. Sinusite
No caso de infecções como gripes e resfriados, elas podem atingir os seios da face, causando a sinusite, que também está ligada à presença da coriza entre os sintomas do paciente.
CORIZA PODE SER SINTOMA DE COVID-19?
Infelizmente, a coriza também pode ser causada pela Covid-19, o que facilita a confusão entre a doença e outras infecções, como gripes e resfriados. Os primeiros dados também apontam que a variante Delta pode causar entupimento ou escorrimento nasal em excesso.
No geral, para saber se a coriza está relacionada com a Covid-19, a melhor maneira é fazer exames como o PCR. Fique atento também aos demais sintomas e se teve contato com alguém que pudesse estar contaminado recentemente.

QUANDO A CORIZA É SINAL DE ALERTA?
O risco inerente à coriza é baixo na maioria dos casos, mas existem situações que podem elevar o nível de alerta e demandar cuidados adicionais.
Primeiramente, se houver suspeita de Covid-19, é muito importante fazer o teste e se isolar, para evitar a transmissão para as pessoas ao seu redor.
Também é essencial observar a secreção nasal. Em geral, ela costuma apresentar uma coloração amarelada ou transparente. No entanto, se houver a presença de sangue, é indicado procurar atendimento médico.
Por fim, se o paciente também apresentar obstrução nasal, dor na face e coriza em apenas um dos lados do rosto, isso pode indicar corpo estranho, sendo importante ir ao pronto-atendimento para sua retirada.
O QUE É BOM PARA CORIZA?
Agora que sabemos o que pode provocá-la, chegou a hora de saber o que é bom para coriza. Com certeza você tem alguma receita caseira para isso, mas aqui vamos listar algumas medidas que têm eficácia comprovada e recomendação médica.
MEDICAMENTOS
Para fazer a coriza parar, medicamentos com ação anti-histamínica (antialérgicos) são uma opção muito indicada. Eles podem ser administrados via oral, como comprimidos ou xaropes.
A histamina é uma substância liberada no organismo quando ele é exposto a algum alérgeno. Ela provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e pode causar inflamações locais.
Logo, antialérgicos bloqueiam as ligações da histamina e evitam que a reação inicie e provoque coriza, entupimento das narinas e espirros.
INALAÇÃO
Já que a presença de poeira no ambiente pode dar início ao corrimento nasal, fazer a limpeza das vias aéreas pode tratar o sintoma. A inalação pode ser feita com o nebulizador ou com o uso de vapores.
Esse processo umidifica as narinas e é muito bom para a coriza. Também pode ser utilizado para nebulização de corticoides, medicamentos comuns para tratar reações alérgicas.
SOLUÇÃO NASAL
Sprays nasais com solução descongestionante podem facilitar a desobstrução e interromper o corrimento. No entanto, deve-se ter cuidado para não exagerar.
Uso contínuo de spray nasal por períodos superiores a três dias pode provocar um efeito rebote, em que o sintoma retorna com maior intensidade depois de uma breve interrupção.
CORIZA E NARIZ ENTUPIDO
Tudo que é bom para acabar com a coriza também serve para combater a congestão nasal. De fato, é muito comum que esses dois sintomas estejam interligados. O excesso de corrimento nas narinas pode se acumular e obstruir as vias aéreas.
Fique atento aos sinais que o seu corpo manifestar e procure um tratamento adequado para coriza e nariz entupido, seguindo principalmente as recomendações do seu médico. (Fonte: https://www.benegrip.com.br)

.

Comentários estão fechados.