WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PREFEITURA DE ILHÉUS PROMOVE II ENCONTRO DE GESTANTES DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), promoveu durante a semana dois encontros com as gestantes que participam do programa Criança Feliz, voltado às famílias com crianças entre zero e seis anos.
Na quarta-feira (6), as equipes do Centro de Referência de Assistência Social do Vilela (CRAS) fizeram um café da manhã com roda de conversa e entrega do auxílio natalidade para seis gestantes. Já na quinta-feira (7), a equipe do CRAS Sul promoveu um encontro com 14 gestantes na Cabana Costa do Cacau.
A atividade contou com café da manhã, palestra, dinâmica, sorteio de brindes e música ao vivo. Na oportunidade, a enfermeira neonatal Mayline Sampaio trouxe dicas e esclareceu dúvidas. Para a Supervisora do Criança Feliz, Andressa Pandini, o momento foi muito importante, pois promoveu a socialização e o acolhimento para as assistidas no período gestacional.
“O prefeito Mário Alexandre e a primeira-dama Soane Galvão tiveram esse olhar humanizado, trazendo para o município esse programa que visa o acolhimento e o desenvolvimento infantil”, salientou. As equipes do CRAS fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
“Quero agradecer a todos os envolvidos nesse projeto que está trazendo muita alegria para todas nós”, comentou Beatriz dos Santos, gestante assistida pelo CRAS Sul.
Programa – Lançado em dezembro de 2017 no município de Ilhéus, o Programa Criança Feliz tem como objetivo acompanhar as gestantes e as crianças, de baixo poder aquisitivo, logo nos primeiros anos de vida.
A equipe de visitadores e supervisores realiza atendimentos semanais, que contribuem para o crescimento e desenvolvimento das crianças, para a redução da violência, diminuição da evasão escolar e garantia de seus direitos, dando mais oportunidades de terem um futuro melhor. (Fonte: Por Jessica Alves, SPS/Prefeitura de Ilhéus)

.

CONFERÊNCIA DE SAÚDE MENTAL DISCUTE IMPORTÂNCIA DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM ILHÉUS

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), com apoio do Conselho Municipal de Saúde (CMSI), realizou a 2ª Conferência de Saúde Mental para discutir a importância da rede de atenção psicossocial na cidade. O evento aconteceu na quinta-feira (7), no auditório da Faculdade de Ilhéus. Com o tema “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a conferência reuniu profissionais da área, trabalhadores da saúde e representantes de diversos segmentos da sociedade.
O titular da Sesau, André Cezário, frisou que a participação dos gestores e da sociedade enriquece o debate e viabiliza propostas, a fim de ampliar as políticas públicas voltadas à área. “Estamos atentos para ouvir a comunidade e garantir um serviço de qualidade, que atenda às demandas apresentadas”.
A pauta do encontro avaliou a situação de saúde da população e a estrutura da rede municipal. Conforme o presidente do CMSI, Marcos Lessa, o ambiente é propício para mobilizar a sociedade, bem como debater e formular políticas públicas do SUS no fortalecimento da Rede de Serviços da Atenção Psicossocial.
As palestras foram ministradas pela professora doutora, Rozemere Cardoso de Souza, com abordagem do tema central, “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Os demais assuntos foram divididos em eixos, com a temática “Cuidado em liberdade como garantia de direitos e cidadania”, abordada pela professora mestre Vanessa Thamiris; “Política de Saúde Mental e os princípios do SUS”, abordada pela enfermeira mestre Viviane Souza.
O último eixo apresentou os temas “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”; e “Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante pós-pandemia”, ministrado pela professora doutora Erika Antunes Vasconcelos. (Fonte: Por Raiane Amorim, SECOM/Prefeitura de Ilhéus)

.

Comentários estão fechados.