WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

O RECADO DECISIVO DO STF PARA BOLSONARO E SEUS FILHOS e O PRESIDENTE TEFLON…

.

A condenação do deputado Daniel Silveira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) não é só um recado para o parlamentar, mas também o mais importante para o presidente Jair Bolsonaro, seus filhos zeros um, dois e três, assim como ao bolsonarismo e à extrema-direita brasileira, como um todo.
É melhor o mandatário e seus familiares colocarem as barbas de molho, como ressaltou um importante manifesto contra a ditadura militar, em 1969.
Assim como Daniel Silveira, Bolsonaro e seus filhos participaram de atos antidemocráticos contra o Brasil e suas instituições. Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo, aliás, como todos sabemos, já atacaram o STF e seus ministros em mais de uma ocasião.
Não esqueceremos.
O país tem memória curta, mas foi Daniel Silveira que, num ato selvagem, impulsionado pela milícia carioca e pelo bolsonarismo, quebrou a placa em homenagem à defensora dos direitos humanos Marielle Franco – brutalmente assassinada em um crime ainda com perguntas a serem respondidas.
Também não esqueceremos.
Sim, nesta quarta-feira, 20, ao decidir pela condenação do parlamentar bolsonarista, a corte manda o mais importante recado a um grupo político, o de que, por mais que eles queiram atacar a democracia e o estado de direito, e por mais que as reações estejam sendo demoradas, haverá resistência.
É tradição no Supremo enviar recados em decisões com apelo midiático como esta.
“A liberdade de expressão existe para manifestação de opiniões contrárias, jocosas, sátiras, para opiniões errôneas, mas não para opiniões criminosas, discurso de ódio, atentado ao Estado Democrático de Direito”, disse Alexandre de Moraes em seu voto.
É como se o Supremo inteiro, ou a sua maioria, dissesse bem alto aos brasileiros: “não vamos aceitar a continuação dessa prática odiosa.
Respeitem as instituições ou sofrerão consequências”.
Obrigado, STF.

O PRESIDENTE TEFLON… – Por Thomas Traumann

Em 3 anos como presidente, Jair Bolsonaro já foi chamado de genocida, sádico, incompetente, burro, corrupto e quase os termos pejorativos que constam nos dicionários. O volume de ataques foi tão gigantesco, as acusações tão sérias e os ódios tão sinceros que hoje é como se nada mais pudesse atingi-lo. Bolsonaro apanhou tanto que virou imune aos ataques. É um presidente teflon. Nada mais gruda em Bolsonaro. Essa resiliência do presidente junto a grande parte dos eleitores não apareceu por acaso. Desde a volta da democracia, ninguém controlou tanto a Procuradoria Geral da República e a Polícia Federal impedindo o avanço de qualquer investigação sobre ele e sua família.
Graças ao mais hábil ministro da Casa Civil em décadas, Ciro Nogueira, Bolsonaro tem maioria folgada na Câmara dos Deputados, eliminando as hipóteses de impeachment e novas CPIs. O presidente tem ainda a seu favor a mais bem estruturada rede de comunicação digital do país, organizada pelo filho Carlos, além da simpatia quase amor das cadeias de TVs SBT e Record.
Como nada mais gruda em Bolsonaro, ele pode tudo, inclusive governar em um Brasil paralelo. Enquanto pastores cobram propina em barras de ouro dos prefeitos para liberar verbas do Ministério da Educação, Bolsonaro fala que o seu governo não tem casos de corrupção. Enquanto um correligionário é acusado de pedofilia, ele fala de defesa de valores familiares. Enquanto seu governo em 3 anos criou 3 novas estatais, ele defende privatizar a Petrobras. Ninguém cobra as contradições, distorções e mentiras de Bolsonaro, pois é como ele estivesse acima das regras.
É como se os 3 anos de governo tivessem esgotado a capacidade de julgamento do eleitor. Quem considera Bolsonaro um bom presidente vai manter a sua opinião não importa o que aconteça, e vice-versa. Fatos novos podem virar comentários por 1 ou 2 dias, e são esquecidos. Ter um presidente inimputável gera um desequilíbrio que pode decidir a eleição de outubro. Enquanto ninguém cobra uma linha de programa do que pode vir a ser o 2º mandato de Bolsonaro, jornalistas, empresários e executivos do mercado querem saber o detalhe do detalhe das ideias dos adversários.

Essa falsa simetria produz situações exóticas. Lula da Silva é acusado de não ter responsabilidade fiscal, enquanto foi o governo Bolsonaro que explodiu o teto de gastos com o calote nos precatórios. Ciro Gomes é chamado de explosivo, quando nada que ele tenha feito se aproxima das ameaças do presidente contra os ministros do STF. Para muitos, João Doria é marqueteiro, mas ele nunca usou dinheiro público para interromper uma rodovia no feriado com milhares de motocicletas em um ato de campanha. Reclamam que a recém-chegada Simone Tebet não tem experiência administrativa, como a gestão catastrófica da pandemia de COVIC-19, fosse uma marca de gestão.
Bolsonaro não é o 1º candidato a trafegar numa campanha paralela. Em 2016, o seu ídolo Donald Trump respondia o que queria nas entrevistas, incentivava seus eleitores a assediar adversários e investia milhões em uma campanha digital de difamação. A sua adversária, Hillary Clinton, perdeu meses discutindo se poderia ou não ter usado e-mails não oficiais quando era secretária de Estado, enquanto sua equipe de comunicação tentava abafar a teoria da conspiração de que os democratas sustentavam uma rede de pedofilia partir de uma pizzaria em Washington.
À época, Trump chegou a dizer: “Eu posso atirar em alguém no meio da Quinta Avenida e ainda assim não vou perder nenhum voto”. A cobertura da mídia brasileira em 2022 é muito parecida com a da norte-americana de 2016. Essa exaustão do público não é nova. Aconteceu com Lula da Silva na virada de 2005 para 2006, quando o então presidente sobreviveu ao escândalo do mensalão para chegar inteiro e com a economia crescendo na campanha da reeleição.
É improvável que Bolsonaro tenha a economia ao seu lado, mas a resiliência é similar. Bolsonaro tem chances razoáveis de vencer em outubro e ter mais 4 anos de mandato. Faltando menos de 6 meses para as eleições, ele cresce de modo constante nas pesquisas. No último PoderData, chegou a 35% contra 40% de Lula. No 2º turno, Lula vence de 48% a 37%, mas essa distância já foi de 17 pontos percentuais no início de fevereiro. Parte desse crescimento se deve ao efeito Teflon. (Fonte: Poder360)
.

Comentários estão fechados.