WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

MÃE & MULHER & TRABALHADORA & EMPREENDEDORA – Pela Admª. THAIS GASPAR

.

Os desafios do empreendedorismo e maternidade.
A mulher por si só já é empreendedora por natureza, desde muito cedo precisa aprender a se desdobrar entre casa, estudos, trabalho e família, equilibrar orçamento doméstico, lidar com frustrações, dores e desejos do time (ou a família não é um time?) negociar, priorizar, entre tantas outras tarefas que vamos assumindo no dia a dia.
A mãe empreendedora não é apenas uma figura fictícia criada para dar vida a filmes, programas ou sites sobre empreendedorismo feminino.
Na verdade, este é um papel muito real e até mais comum do que você pode pensar.
De acordo com pesquisa feita pela Rede Mulher Empreendedora (RME), 68% das mulheres empreendedoras do país começaram a empreender depois de terem filhos.
Além disso, a taxa de sobrevivência das empresas fundadas pela Mãe Empreendedora é bem superior do que a média nacional – que segundo o Sebrae, está em torno de 47.5%.
Mas para entender melhor tudo isso e, principalmente, saber como lidar com o conflito de ser mãe e ao mesmo tempo empreendedora, iremos um pouco mais fundo no assunto.
A importância do empreendedorismo para a mulher na maternidade
O empreendedorismo é uma ferramenta de transformação profissional, econômica, social e pessoal na vida de muitas mulheres.
Podemos dizer que ele aparece como a solução para o desafio de desenvolver uma carreira profissional bem sucedida sem voltar as costas para o ambiente doméstico.
Mas além disso, o empreendedorismo é também uma boa forma da mulher seguir seus sonhos de vida.
Os desafios das mães empreendedoras
As mães que assumem a missão de empreender precisam superar uma série de barreiras. Tanto pessoais quanto profissionais.
Conciliar as rotinas de trabalho e da família é, sem dúvidas, o maior deles.
Entretanto, ainda existem outras variantes importantes a se destacar, que surgem antes mesmo de engravidar.
É comum, por exemplo, a mulher que tem a pegada para o empreendedorismo, receber uma mega dose de desestimula quando comenta que deseja ser mãe.
Infelizmente, o objetivo de ter filhos é visto como um impedimento para o progresso da carreira profissional da mulher.
Contudo, isso não passa de um grande mito social, fruto do desconhecimento de quem comenta.
Inclusive, um dos principais desafios do empreendedorismo feminino no Brasil é justamente mudar essa visão primitiva sobre a maternidade e a iniciativa empreendedora.
Pois a verdade absoluta – mais real do que nunca – é que maternidade e empreendedorismo podem sim conviver de forma harmoniosa.

Rotina, planejamento e rede de apoio
Quando várias pessoas que enfrentam um mesmo problema se juntam para debater e encontrar alguma solução, o resultado pode ser surpreendente.
Outra dica muito importante, está no planejamento da rotina para lidar com as duas funções diariamente.
Para isso, é preciso ter clareza sobre as principais atividades que o seu negócio exigirá de você.
Sendo assim, a nossa dica é: faça uma lista com as suas tarefas, para selecionar suas prioridades e, assim, poder executar tudo com sucesso.
Além disso, é importante também ter um tempo livre para cuidar de si mesma e dividir as demandas da casa, para evitar a sobrecarga.
6 dicas para mães que pensam em empreender
Para te ajudar a conciliar as funções e demandas de uma mãe empreendedora, veja 6dicas que separei para te apoiar na construção de um negócio próspero:
· Busque atuar em uma área que você domine e conheça os processos;
· Prepare-se financeiramente para o início. Cuidado para não fazer grandes investimentos de saída e consumir reservas importantes;
· Tenha clareza das principais atividades que o seu negócio exigirá de você. Faça uma lista das principais atividades e priorize as fundamentais para o negócio funcionar e gerar receita;
· Planejamento é fundamental, assim como clareza sobre objetivos e metas;
· Estruture uma rotina que tenha janelas de flexibilidade para praticar o autocuidado. Isso é essencial para a mulher não ficar esgotada;
· Estruture sua rede de apoio! Tenha alguém com quem divida as tarefas em casa: tanto o cuidado com os filhos quanto o trabalho doméstico.
Lembre-se, o negócio também será um filho na sua vida, do qual você terá que cuidar, amar e conduzir.
E aí? Pronta para ampliar o seu foco e CRESCER???
Gostou deste artigo? Curta, compartilha com os amigos!!! Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no WhatsApp!!!
O conhecimento que eu compartilho aqui moldou minha própria jornada para criar a vida que eu tenho hoje e como já impactei centenas de pessoas.
E poderia fazer o mesmo por você.
ADORARIA te entrevistar.
Estou desenvolvendo um novo projeto para Empresárias e Empreendedoras que desejam ser um empresário, empreendedor e líder de sucesso, construir uma empresa próspera, um negócio lucrativo e uma equipe produtiva sem sacrificar sua liberdade e ter mais tempo para cuidar da sua própria vida e família.
E gostaria de te fazer algumas perguntas, uma rápida entrevista de 5-10 min pelo WhatsApp, certo? Se você puder, diga “SIM” no link ou direto no meu WhatsApp: (73) 9962-2536 e combinamos o melhor horário, OK?!
Até mais!

TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO,
Mentora, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria.

.

Comentários estão fechados.