WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

É HIPERATIVO? – Pelo Prof. ZENILDO SANTOS SILVA

.

É comum vermos crianças que não se concentram, pulando e saltando o tempo todo. Esses pequenos são vistos como inquietos, ousados ou mal educados por muitos. Tais comportamentos poderão ser patológicos? O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por um excesso de déficit de atenção e hiperatividade.
Os principais sintomas são inquietude, dificuldade de concentração, impulsividade e problemas com disciplina e organização. Esses traços geralmente acompanham o indivíduo durante toda a vida e parecem sem solução, mas poderão ser amenizados com orientação profissional.
A criação de regras pelos responsáveis é primordial para essas crianças, o tratamento com elas precisa ser de muito respeito e carinho, para que compreendam o que os pais solicitam. É comum que muitos genitores utilizem comparações, a fim de despertar mudanças de comportamento, tais atitudes não são saudáveis, uma vez que algumas atividades apresentam maior grau de dificuldade para esses indivíduos.
A prática de exercícios físicos é muito benéfica para os hiperativos, pois contribui para amenizar sintomas como a inquietude, e podem estimular bastante o desenvolvimento de disciplina. Se algum leitor conhece uma criança com os sintomas apresentados, o primeiro passo é o encaminhamento para um pediatra ou psicólogo, que fará as observações iniciais, e junto com uma equipe multidisciplinar dará o diagnóstico.

ZENILDO SANTOS SILVA – ZOOM, Bacharel em Psicologia, especializado em Psicopedagogia; licenciado em Letras Vernáculas pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Professor da rede pública e privada em Gandu e Teolândia. Atende no AEE – Atendimento Educacional Especializado, no acompanhamento de crianças com necessidades especiais.


.

Comentários estão fechados.