WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

DESTAQUE NACIONAL NA PRODUÇÃO DE CACAU E MAMÃO, MUNICÍPIO DIVERSIFICA A PRODUÇÃO DE FRUTAS

.

O cacau, principal matéria-prima do chocolate, é um dos principais produtos agrícolas do PIB de Linhares. Está até presente no brasão da cidade. O cacau produzido na região representa 85% de todo cultivo do Espírito Santo. A produção, de oito mil toneladas por ano, movimenta 68 milhões de reais.
A amêndoa produzida em Linhares é reconhecida internacionalmente. No Sítio Dona Nita é cultivado o cacau do chocolate artesanal Barcaça, que é vendido no município, onde tem uma loja, em Vitória, São Mateus e fora do estado: Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2020, a amêndoa do Sítio Dona Nita ganhou prêmio de melhor amêndoa do Brasil.
Fernando Buffon, produtor rural e idealizador do Barcaça, contou que foi seu avô que começou a plantar cacau. Uma técnica que foi passando por gerações. Mas foi ele, há seis anos, que decidiu abrir uma fábrica para produzir chocolate.
“A ideia surgiu como alternativa de renda para a família. Hoje produzimos 500 sacas por ano, em 20 hectares. Além de produzir mais, nosso foco também é qualidade dos produtos. Eu, minha esposa e minha mãe fabricamos o chocolate de forma artesanal. Nosso produto só tem dois ingredientes: amêndoa do cacau e açúcar”, conta Fernando.
Outra fruta que é destaque em Linhares é o mamão. O Espírito Santo é o maior produtor do Brasil, com destaque para o Norte do estado. A produtividade é de 50 toneladas por hectare ao ano, acima da média nacional. O produto movimenta 45 milhões de reais por ano em Linhares.

Linhares também é o maior polo exportador de mamão do Brasil. A Frutmel, por exemplo, além de vender seus mamões para supermercados e Ceasa, é exporta para Estados Unidos e Europa. “Aqui 40% é produção própria e o restante é parceria com outros produtores rurais. Do total, exportamos 30%. Todos os nossos mamões são rastreados. É a industrialização da agricultura”, explica Bruno Pessoti, proprietário da Frutmel e produtor de mamão.
Bruno Pessoti, que também é presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya, a Brapex, explicou que mais de 50% do mamão plantado no Espírito Santo é consórcio, ou seja, nas lavouras há diversificação de cultura. “O mamão abre portas para várias outras culturas. Nas terras temos consórcio com coco, banana, café, citrus. O maior é o café”, afirma Bruno.
A prefeitura de Linhares vem promovendo o consórcio com o Programa de Fruticultura, pelo qual incentiva o plantio de novas culturas como açaí, limão, uva, goiaba e cajá manga anão. O prefeito Bruno Marianelli explica que desde 2019 são doadas mudas para pequenos agricultores diversificarem sua cultura e terem mais opções de renda. Este ano entraram três novas frutas para o projeto: laranja, abacate e tangerina.
E todas essas frutas, além de hortaliças e verduras de produtores locais, são vendidos no supermercado Casagrande. Presente em todo Espírito Santo, foi em Linhares que tudo começou, em 1979, com uma pequena mercearia familiar, no bairro Aviso, onde até hoje está a loja matriz. “Nos orgulhamos de manter empregados mais de três mil pessoas, estando entre os oito maiores empregadores capixabas, segundo a pesquisa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Espírito Santo, que também nos posiciona em segundo lugar no ramo de comércio varejista do ES”, conta Eduardo Casagrande, diretor de marketing da rede de supermercados.
*Texto escrito pela jornalista Adriana Berlink, da TV Vitória/Record TV. (Fonte: noticias r7)

.

Comentários estão fechados.