WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PREFEITURA CONVIDA INSTITUIÇÕES PARA DISCUTIR AÇÕES DO GT AFROCULTURAL DE ILHÉUS HOJE, QUINTA (19) / TURISMO: FEIRA DA ECONOMIA CRIATIVA DE ILHÉUS COMEÇA NESTA SEXTA (20); EVENTO TEM ENTRADA GRATUITA E ILHÉUS REALIZA SEMANA MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

.

Considerando a agenda da “Década Internacional dos Afrodescendentes – 2015 a 2024”, instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Especial de Cultura (Secult), iniciou as atividades para implantação do Grupo de Trabalho Afrocultural Ilheense (GT Afro Cultural Ilheense), formalizado no dia 13 de maio, em atendimento ao pedido do prefeito Mário Alexandre e do vice-prefeito Bebeto Galvão.
O próximo encontro acontece nesta quinta-feira (19), às 13h, no auditório do Centro Administrativo da Conquista. A implementação do GT visa articular ações entre os movimentos, as organizações, entidades, associações e pessoas comprometidas com o antirracismo e a afrocultura do município. O debate gira em torno de iniciativas culturais e eventos, com foco na criação de uma agenda permanente de formação, mobilização, constituição e execução de projetos, respeitando a autonomia dos mesmos.
Para a definição de estratégias será construído um Plano de Políticas Públicas Afrocultural, com formulação de um calendário de ações e eventos, editais específicos, capacitações para formular projetos e um recadastramento de fazedoras e fazedores da afrocultura local.
Sob a coordenação do vice-prefeito e do professor e titular da Cultura, Geraldo Magela, o GT se reunirá constantemente para que as Coordenações de Mobilização, Comunicação e Propaganda, Políticas Públicas e Leis, Ações e Eventos possam criar um documento responsável por definir os próximos passos de fomento, formação, mobilização, constituição e execução em benefício da afrocultura, respeitando a autonomia de cada pessoa.
Os interessados em participar do GT Afrocultural Ilheense podem comparecer à reunião, bem como entrar em contato com os organizadores através do perfil no Instagram (@gtafrocultural). (Fonte: por Secult/Prefeitura de Ilhéus)

.

TURISMO: FEIRA DA ECONOMIA CRIATIVA DE ILHÉUS COMEÇA NESTA SEXTA (20); EVENTO TEM ENTRADA GRATUITA

Visando fortalecer a economia local e reunir expositores de diversos segmentos, a Prefeitura de Ilhéus realiza dos dias 20 a 22 de maio a 1ª edição da Feira da Economia Criativa para o Turismo de Ilhéus, das 17h às 23h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.
O evento conta com uma programação especial e gratuita, que incluiu música ao vivo, exposição de artesanato, carros antigos, produtos da agricultura familiar, além de grupos de ciclistas, apresentação de dança e espaço infantil.
Conforme o Município, a Feira pretende valorizar e fortalecer a atividade desenvolvida pelos expositores locais, com foco na geração de emprego, renda e na promoção da diversidade cultural. A iniciativa é realizada com apoio de diversos parceiros. A entrada é franca.
Confira a programação completa
Sexta-feira (20/05)
– Artesanatos dos Criativos de Ilhéus;
– Shows da banda Xote Apimentado e Sérgio Rabelo;
– Exposição de carros antigos;
– Agricultura familiar;
– Grupos de ciclistas;
– Apresentação de aula de Zumba;
– Espaço Kids
Sábado (21/05)
– Artesanatos dos Criativos de Ilhéus;
– Shows da banda Mel de Forró e Bam Lima;
– Exposição de carros antigos;
– Agricultura familiar;
– Grupos de ciclistas;
– Apresentação de aula de Zumba;
– Espaço Kids
Domingo (22/05)
– Artesanatos dos Criativos de Ilhéus;
– Shows das banda Soul Samba e Nego Lu;
– Exposição de carros antigos;
– Agricultura familiar;
– Grupos de ciclistas;
– Apresentação de aula de Zumba;
– Espaço Kids
(Fonte: por Raiane Amorim, Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

FIQUE LIGADO NA SEMANA DE INOVAÇÃO ILHÉUS
QUER PARTICIPAR? NÃO SABE COMO?
ASSISTA AO VIDEO ABAIXO E ACESSE ESSE LINK
https://semanadeinovacaoilheus.com.br/


.

ILHÉUS REALIZA SEMANA MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Com o objetivo de combater a violência sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, representada pelo vereador Alzimário Belmonte (Gurita), realizam diversas atividades no decorrer da semana. Os trabalhos foram iniciados na última segunda-feira (16), no auditório do Poder Legislativo, com um grande seminário para discutir o assunto.
Representantes de diversos órgãos públicos como Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e Adolescentes (CMDCA), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) PAEFI e Medidas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Ilhéus), entre outros, também participaram da ação.
A gestora da Média Complexidade da SPS, Liane Cruz, ressaltou a importância das discussões e ações sobre como a sociedade e o poder público podem combater a violência que vem vitimado crianças e adolescentes. Na terça-feira (17), as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte promoveram uma blitz educativa e panfletagem no Parque Infantil. No período da tarde, foi realizada uma roda de conversa com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Vara da Infância e Juventude de Ilhéus.
Nesta quarta-feira (18), a blitz com panfletagem foi realizada pela equipe do CRAS Vilela. No período da tarde ocorrerá uma sessão especial no Plenário da Câmara, às 16h. Na quinta-feira (19), a blitz com panfletagem será realizada pela equipe do CRAS Sul, às 8h30, no bairro Nossa Senhora da Vitória.
Encerrando a Semana Municipal de Combate a Violência e Sexual de Crianças e Adolescentes, acontecerá uma grande caminhada com toda a sociedade civil organizada. O ato está previsto para iniciar às 8h30, na Praça do Estádio Mário Pessoa.
A Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e conta ainda com a parceria das secretarias de Educação, Saúde, da Defensoria Pública, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Delegacia Especial de Atendimento à Mulher. Dos dias 9 a 13 de maio foram realizadas ações de mobilização em escolas municipais, com as equipes do CREAS, Conselho Tutelar e OAB Ilhéus.
A data – 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A data alude ao caso Araceli Crespo, menina de 8 anos que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973 na cidade de Vitória, no Espírito Santo.
Atendimento – O Disque 100 é um serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos. As ligações são anônimas e o atendimento funciona 24 horas, todos os dias da semana. As denúncias também podem ser encaminhadas diretamente para o Conselho Tutelar de Ilhéus. (Fonte: por Meyre Borges, SPS/Prefeitura de Ilhéus)

.

Comentários estão fechados.