WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

RACISMO NÃO! SENADO APROVA PROJETO DE COAUTORIA DO EX-DEPUTADO BEBETO GALVÃO QUE TIPIFICA CRIME DE INJÚRIA RACIAL EM LOCAIS PÚBLICOS

.

O Senado aprovou na última quarta-feira (18) o Projeto de Lei n° 1749/15, que tipifica o crime de injúria cometido em locais públicos ou privados abertos ao público de uso coletivo. O texto, de coautoria do ex-deputado federal Bebeto Galvão, representa mais um passo importante na busca pela equidade social no Brasil.
“Esta é uma grande vitória da luta contra o racismo, uma grande vitória da população negra. O Senado aprovou um documento de suma importância, que torna imprescritível o crime de injúria racial, visando que ele [o crime] não caia na caducidade. De igual forma, melhorou o projeto, impondo sanções para aqueles que adotem práticas discriminatórias das religiões. Agradeço a todos que somaram esforços e no dia de ontem pediram ao relator Paulo Paim a aprovação deste projeto”, destacou Bebeto.
A legislação equipara injúria racial ao racismo e aumenta pena para 2 a 5 anos, contemplando, inclusive, manifestações racistas em eventos esportivos. Também está prevista a proibição de frequência, por três anos, a locais destinados a práticas esportivas, artísticas e culturais. Além disso, se o crime for praticado por funcionário público, a pena pode ser aumentada de um terço até a metade. (Fonte: SECOM/Prefeitura de Ilhéus)

.

ILHÉUS REALIZA SEMANA DE INOVAÇÃO COM FOCO NO EMPREENDEDORISMO SOCIAL; CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Dos dias 23 a 28 de maio, a Prefeitura de Ilhéus promove a 1ª Semana de Inovação, dedicada à abordagem de temas relevantes para alavancar o processo de transformação digital e disseminar a cultura da inovação em diversas esferas da sociedade. Nesta edição, os debates serão focados no afroempreendedorismo, nas diversas atividades ligadas ao empreendedorismo social e novas tecnologias.
A participação é gratuita. Confira a programação completa. Clique aqui
O evento conta com a participação de especialistas de renome no cenário nacional e internacional. A abertura oficial acontece na próxima quarta-feira (24), a partir das 19h, com a palestra “Empreendedorismo Social e Inovação”, ministrada pela fundadora e CEO do Movimento Black Money, Nina Silva.
Durante os seis dias de evento, o público poderá ter acesso às estruturas montadas em diversos espaços espalhados pela cidade, entre eles a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI) e o Hotel Praia do Sol.
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), responsável pela organização do evento, a programação especial será marcada por palestras, minicursos, workshops, seminários, oficinas sobre empreendedorismo, inovação, metaverso, oportunidades de investimentos, entre outros. A iniciativa conta com apoio da EcoInova Sul e do Sebrae, que apresenta o Cacau Valley iFestival, dos dias 25 a 27 de maio.
O prefeito Mário Alexandre definiu a Semana como essencial para ampliar o debate sobre inovação e novas tecnologias na região. “Evento importante, que torna Ilhéus uma vitrine de ideias e referência em ações voltadas ao desenvolvimento do sul da Bahia. Através dessa iniciativa queremos fomentar ainda mais projetos sociais, econômicos e sustentáveis, com geração de emprego, renda e novas oportunidades de negócios”. (Fonte: por Raiane Amorim, Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

EDUCAÇÃO: SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR ACONTECE DE 21 A 29 DE MAIO EM ILHÉUS

Sob o tema “Confiar na força do Brincar”, a Prefeitura de Ilhéus promove entre os dias 21 e 29 de maio a Semana Mundial do Brincar (SMB), evento que integra o calendário oficial da Secretaria de Educação (Seduc). A iniciativa pretende reforçar a confiança no brincar como um ato essencial, da natureza da criança e uma força humana.
Para tanto, a Aliança pela Infância convida a todos para fazer parte do projeto. O objetivo da ação é proporcionar às crianças uma infância plena e digna. “Confiar no brincar é confiar na alegria, é confiar no encontro. Brincar é estar no mundo e acreditar que tudo pode ser melhor. Queremos chamar a atenção para a importância de nutrir ação e linguagem lúdicas da criança, pois brincando ela aprende a se relacionar com o mundo à sua volta”, explicou Eliane Oliveira, titular da Seduc.
A proposta da SMB destaca que ao brincar a criança está aprendendo o tempo todo a conhecer as potências e limites do seu corpo, do espaço, das outras crianças e adultos. A iniciativa desenvolvida pela Seduc também tem como finalidade promover atividades culturais e esportivas que oportunizem o público infantil um espaço no qual possa, através da brincadeira, desenvolver o autoconceito positivo, confiança no outro e no mundo, aprender a lidar com a cooperação, a autonomia, a empatia, além de proporcionar oportunidades de lazer e sociabilidade educativas.
A Seduc acrescenta que serão propostas ações pedagógicas com foco em confiar na força do brincar para serem executadas durante a semana de 23 a 27 de maio, nas unidades escolares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. As crianças desenvolverão atividades que incluem desenhos ou escrita das brincadeiras preferidas, recorte e colagem, construção de maquetes, vivências de brincadeiras passadas de geração a geração e circuito de brincadeiras.
Serão trabalhados nas unidades escolares temas com confiança na força do brincar inclusivo, por meio de brincadeiras inclusivas; confiança na força do brincar das artes, brincando de fazer arte; confiança na força do brincar do campo, por meio de vivência do brincar do campo; confiança na força do brincar étnico-cultural, através brincadeiras indígenas e brincadeiras de origem africana; e confiança na força do brincar dos jogos e brincadeiras dirigidas, promovendo uma escola brincante e estações de brincadeiras interclasse.
A programação conta ainda com um encontro coletivo, o Dia B do Brincar, que acontecerá no dia 25 de maio, no Estacionamento do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, das 9h às 11h e das 14h às 16h, com atividades diversas para os estudantes da rede pública municipal de 5 a 10 anos. (Fonte: por Ascom Seduc/Prefeitura de Ilhéus)

.

Comentários estão fechados.