WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

COMO DRIBLAR OS IMPREVISTOS – Pela Admª. TAIS GASPAR

.

Os imprevistos e contratempos estão prejudicando o seu dia? Então fica comigo até o final!
Na vida não temos como ter certeza de nada, apenas que um dia ela pode terminar. Contudo, conseguimos ter certo controle sobre as coisas através de uma rotina regrada com trabalho, obrigações domésticas, entre outras atividades. Por outro lado, mesmo que a maioria dos dias passe essa impressão de controle, é fato que imprevistos sempre podem acontecer.
Os imprevistos são os componentes que completam nosso dia a dia. Um medicamento que você tem que comprar, o celular que pifou, o tênis que furou, o cano que estourou, a luz que queimou, funcionário que não veio – são muitos imprevistos.
Todos, porém, que envolvem: tempo, dinheiro e… Paciência.
Parece até cômico falar em paciência, mas como lidar, se não, com paciência? O celular não vai funcionar sozinho, o cano também não vai se consertar sozinho, então, depende, somente, de nós. Se nos estressamos corremos o risco de causar um dano ainda maior!
Os imprevistos fazem parte da vida e do cotidiano, são inúmeros que nem é possível listar.
Temos que nos atentar ao que está sob nosso alcance e o que podemos fazer para colaborar com a resolução do problema, e não meios para piorar
Somos humanas e nem tudo depende de nossa vontade
Não somos perfeitas e podemos falhar, assim como não podemos ter tudo detalhadamente cronometrado, o que faz, pelo menos, 70% da nossa vida fugir do nosso alcance. Consequentemente, coisas que não podemos controlar ou reverter.
Portanto, saber como lidar com os imprevistos de forma sensata e realista, faz com que os mesmos sejam encarados com menos intensidade e mais clareza para que se possa driblá-los.
O primeiro passo para lidar com imprevistos é prevê-los!
Como tudo na vida, é importante que se tenha planejamento, cautela e objetivo. E prever que algo pode sair do controle também faz parte.
A magia de um bom plano está em prevê que nem tudo sairá como foi desenhado e definir brechas para isso vai deixar a sua rotina mais leve.
Não seja tão cartesiana com a agenda
Se você programa ações que envolvem outras pessoas, deixe brechas de tempo, afinal nem todos podem estar comprometidos e os imprevistos também podem acontecer com eles.
7 dicas básicas para lidar com imprevistos
Para te ajudar a lidar com imprevistos, preparamos um guia com sete dicas. Coloque-as em prática e, com o passar do tempo, começará a lidar de forma cada vez mais natural com o inesperado.
1. Aceite que coisas inesperadas podem acontecer
A primeira dica para lidar com imprevistos é aceitar que coisas inesperadas podem acontecer. Parece que essa é uma dica que não irá fazer muita diferença, mas, acredite, fará. A partir do momento em que aceitar verdadeiramente que não pode controlar tudo, se mostrará mais flexível para aceitar quando as coisas saírem diferente do esperado.
2. Planeje-se para evitar certos tipos de imprevistos
Embora muitos imprevistos fujam do nosso controle, em outros casos podemos ter atitudes para evitá-los. Por exemplo, você pode evitar ficar sem combustível no meio da estrada se começar a colocar lembretes para si mesmo para abastecer o carro. Assim, terá que lidar apenas com o que é realmente inevitável, se desgastando menos.

3. Nunca reaja imediatamente ao inesperado
Situações inesperadas geram surpresa, o que pode fazer com que emoções fortes surjam. Por isso, nunca reaja imediatamente, tire um tempo para pensar e respirar. Assim, conseguirá colocar as ideias em ordem e encontrar a melhor forma de agir.
Faça um combinado consigo mesmo de nunca reagir, talvez criar um sinal para se lembrar. Isso fará toda a diferença para resolver questões geradas por imprevistos, afinal, o descontrole emocional pode atrapalhar e intensificar o problema.
4. Reconheça suas emoções
Certos acontecimentos geram um misto de emoções, o que acaba fazendo com que muitos se descontrolem e percam o direcionamento. Para evitar que isso aconteça contigo, aprenda a reconhecer as suas emoções. Assim, saberá o que fazer para contornar cada uma delas com serenidade.
5. Mantenha-se positivo em relação ao que não pode mudar
Já diz o ditado, o que não tem remédio, remediado está. Sendo assim, procure se manter positivo em relação a tudo o que não pode mudar. Se não há nada o que possa fazer ativamente, escolha fazer dentro de você, aceitando e encontrando formas de tirar algo de positivo do ocorrido.
6. Tenha sempre um plano b
Para lidar com imprevistos é preciso aprender que não dá para controlar tudo, mas isso não significa parar de se planejar. Inclusive, o planejamento é muito importante para evitar problemas e organizar a rotina.
O que você deve fazer é ter sempre um plano b para colocar em prática caso o plano inicial não possa ser utilizado. Isso te ajudará a se sair melhor de situações inesperadas e, também, a se sentir mais confiante por saber que tem uma alternativa.
7. Viva o momento presente
Se preparar para imprevistos não significa viver com medo deles. Portanto, desfrute o momento presente e viva cada instante. Evite ficar pensando apenas no futuro e não se conectar ao aqui e agora, que é onde e quando as coisas acontecem.
Quanto mais atenção der o momento presente, mais consciência terá para fazer suas escolhas. E uma das consequências disso é a menor ocorrência de imprevistos que podem ser evitados, como os que citamos na dica número 2.
Quando você se mostra calmo perante os imprevistos, eles perdem o poder sobre você. Assim, consegue encontrar a melhor forma de agir em cada situação.
E aí? Pronta para crescer???
Gostou deste artigo? Curta, compartilha com os amigos!!! Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no WhatsApp!!!
O conhecimento que eu compartilho aqui moldou minha própria jornada para criar a vida que eu tenho hoje e como já impactei centenas de pessoas.
E poderia fazer o mesmo por você.
ADORARIA te entrevistar.
Estou desenvolvendo um novo projeto para Empresárias e Empreendedoras que desejam ser um empresário, empreendedor e líder de sucesso, construir uma empresa próspera, um negócio lucrativo e uma equipe produtiva sem sacrificar sua liberdade e ter mais tempo para cuidar da sua própria vida e família.
E gostaria de te fazer algumas perguntas, uma rápida entrevista de 5-10 min pelo WhatsApp, certo? Se você puder, diga “SIM” no link ou direto no meu WhatsApp: (73) 9962-2536 e combinamos o melhor horário, OK?!
Até mais!

TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO,
Mentora, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria.

.

Comentários estão fechados.