WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

POLITICAMENTE FALANDO II – Por *Dr. CONRADO

.

Apesar de não ser muito adepto da matemática, sempre gostei de analisar números quando se trata de pesquisa seja ela qual for, política, econômica, social. Eu realmente brincava com os questionários, quando em vez me pegava com indagações do tipo: – E se a pergunta fosse realizada dessa forma? Poderíamos encontrar outros dados que pesquisa não mostra! Se eu fosse amigo do proprietário desse instituto faria essa indagação a ele…
A primeira vez que me deparei com uma pesquisa foi em 1992, meu tio Robson com uma equipe veio fazer uma sondagem em Gandu, era eleição para Prefeito, Dr. Fernando desta vez concorria com meu Pai e Admir Andrade. Chegou toda aquela equipe de Itabuna e os colchões foram jogados pela sala, lembro muito bem do nome de todos, Zé Wilde, Riviane, Marcelo Donato e Rai, da mesma forma que gostavam de trabalhar gostavam de beber.

Eu adorava a feira e próximo do meio dia encontrei com meu tio que estava orientando a equipe, lhe perguntei: E aí tio? Como está a situação do meu pai? Ele nem relevou o fato de ser uma criança, foi direto: – Se Admir não fosse candidato seu pai ganhava, mas do jeito que está, fica difícil. Não deu outra, Dr. Fernando 5 mil votos, Zebrão 4 mil votos, Admir, 2 mil votos* (Dados aproximados). Foi ali que surgiu o gosto pelos dados e pela estatística.
Gostei tanto que trabalhei até conseguir fazer parte de uma equipe de sondagens eleitorais e me sinto realizado na elaboração de cada questionário e na análise dos dados colhidos pelos entrevistadores, diga-se de passagem, uma equipe brilhante e com experiência por mais de uma década em nossa região, a pesquisa, como toda pesquisa séria, acompanha a clausula de confidencialidade, além de uma breve consultoria, algo que não pode faltar.

Em 2022, seja no âmbito estadual quanto na esfera federal, muito se fala de pesquisa e na veracidade de seus dados, prefiro me ater na questão estadual onde estou mais próximo e posso expor uma análise mais balizada. De um lado tem-se um Governo com quase 16 anos no poder, 80% de aprovação, mas que não consegue transferir essa aprovação para o seu candidato. Já vi acontecer situações semelhantes, isso acontece por quê? Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e Rui não é o candidato. E essa história de: – Você vota em João com o apoio de Maria? – Voto! É para se ter onde se apoiar, uma desculpa para manter acesa a chama dos apoiadores e manter vivo um dos poucos argumentos de que: Ainda temos chance! A luz no final do túnel, o famoso Histórias da Carochinha*. (Primeiro livro infantil publicado no Brasil)

Isso se dá também, por outro lado, em razão de se ter como adversário um político experimentado, que apesar de trazer consigo algo do velho avô em uma nova roupagem, é um novo! E o povo gosta disso, política é ciclo e estamos prestes a se fechar mais um na Bahia, como aconteceu em 2006. Ovacionado onde chega, é um verdadeiro pop star, e agora com esse tal de piseiro, estão colocando até dancinha, o olhar fixo dos mais velhos se emocionando com a antiga música que abalou muitos corações atrelado a esperança do coração dos jovens. Gasolina com fogo! Confio nos dados apresentados, mas teremos um ponto crucial que será o mês agosto, onde caso se permaneça da forma que se encontra meu amigo… já era. Até lá!
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)

CARLOS CONRADO DE SOUZA NUNES,
advogado atuante no Direito Bancário por mais de 10 anos; Assessor de Juiz no Tribunal de Justiça de Sergipe; Juiz Leigo no Tribunal de Justiça da Bahia; Especialista em Direito Eleitoral; Procurador do município de Nova Ibiá; Consultor da Câmara Municipal de Itamari; Consultor da Prefeitura de Canavieiras e Sócio da LMS Sondagens Eleitorais.


.

Comentários estão fechados.