WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

FEIRA CIDADÃ ULTRAPASSA MARCA DE 10 MIL ATENDIMENTOS EM ILHÉUS / APÓS SOLICITAÇÃO DO PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE, ESTADO DISPONIBILIZA CARROS FUMACÊ PARA ILHÉUS e Mais…

.

Foto: Ascom/Sesab
Foto: João Rocha / PMI
Foto: Ascom/Sesab
Foto: Ascom/Sesab

Entre os dias 1º e 3 de junho Ilhéus recebeu a maior feira de saúde e cidadania do interior de estado, com consultas oftalmológicas e rastreamento para cirurgia de catarata; exames de ultrassonografia; eletrocardiograma; raio-x e atendimento odontológico, além de emissão de carteira de identidade (RG) e espaço de saúde. De acordo com os organizadores, 11.851 pessoas foram atendidas nos stands montados no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.
A iniciativa é viabilizada pelo Governo do Estado, com apoio da Prefeitura. Na última sexta-feira (3), o prefeito Mário Alexandre e o governador Rui Costa visitaram o local e acompanharam a ação, que chegou à sua 2ª edição na cidade, sendo a 64ª feira realizada no estado.
“Não conseguiríamos promover uma ação tão importante sem o apoio do Governo do Estado. Encerramos a feira com o sentimento de dever cumprido e gratidão às equipes de saúde envolvidas. Essa parceria é construtiva e quem ganha é a nossa população. Meu agradecimento em nome não apenas de Ilhéus, mas da região”, ressaltou Mário Alexandre.
“O atendimento foi ótimo. Toda a equipe está de parabéns”, avaliou o aposentado Manoel Messias de Oliveira, de 65 anos. A ação soma-se aos serviços ofertados pela Prefeitura de Ilhéus, através do programa “Saúde na Comunidade”, cujo objetivo maior é ampliar o atendimento itinerante e prestar assistência no local onde o cidadão reside.
Os serviços odontológicos foram estendidos até o sábado (4), no mesmo local. O Odontomóvel realizou tratamento de canal; restaurações e reconstruções dentárias; cirurgias da cavidade bucal; extrações; aplicação de flúor; atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana.
Rastreio para cirurgia de catarata – Os pacientes atendidos na Feira Cidadã diagnosticados com a lesão ocular foram encaminhados para a cirurgia via sistema de regulação do Município. Os procedimentos foram realizados no antigo PA da Conquista, com término na segunda-feira (6). Segundo a coordenação da Feira Cidadã, foram realizadas aproximadamente 900 intervenções cirúrgicas.
O índice de complicações é mínimo, todavia, caso o paciente apresente qualquer desconforto após a cirurgia, deverá se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O acompanhamento pós-operatório é feito com a assistência da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). (Fonte: por Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

APÓS SOLICITAÇÃO DO PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE, ESTADO DISPONIBILIZA CARROS FUMACÊ PARA ILHÉUS

O carro fumacê retorna às ruas de Ilhéus a partir desta terça-feira (7). Após solicitação do prefeito Mário Alexandre, o Governo do Estado disponibilizou nove veículos, que auxiliam no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. A passagem do fumacê integra o planejamento da gestão para controlar o avanço das doenças em todo território municipal.
Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), as ações de bloqueio químico espacial de Ultra Baixo Volume (UBV) acoplado ao veículo ocorrerão no período da manhã, às 5h, e no período vespertino, a partir das 16h. A Sesau explica que os carros percorrerão ruas e avenidas da cidade, cujo cronograma será definido mediante alinhamento com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
O coordenador do setor de Combate às Endemias, Roberto Reis, orienta a população a abrir portas e janelas durante a passagem do carro, contudo, é importante tampar os recipientes que contenham água e alimentos e cobrir bebedouros, aquários, gaiolas e depósitos de água de animais, para melhor eficácia do inseticida dentro do imóvel.
A solicitação foi atendida em momento oportuno, diante do atual cenário do município. Até o dia 27 de maio, Ilhéus já tinha confirmado 38 casos de dengue, 11 de chikungunya e 4 casos de zika.
“Mantemos o sinal de alerta, visto que alguns bairros são mais propícios a ter pontos favoráveis para a proliferação do mosquito. Os agentes de combate às endemias realizam visitas e orientam os moradores, mas é importante que a comunidade faça a sua parte, porque o combate depende da conscientização de todos”, explica André Cezário, titular da Sesau.
O setor de Vigilância Epidemiológica (VIEP) aponta alguns bairros que registraram aumento do número de casos de dengue e estão em situação de alerta: Conquista; Jardim Savoia; São Francisco; Pontal; Jardim Atlântico; Boa Vista; Sapetinga; Malhado; Olivença; Nossa Senhora da Vitória; Banco da Vitória; Cidade Nova; Centro; Barra de Itaípe; Ceplus; Nelson Costa e Salobrinho.
A passagem do veículo é ação complementar e não diminui a necessidade da eliminação dos potenciais focos do mosquito. A população também deve contribuir com a ação preventiva, cobrindo tanques e tonéis, evitando o acúmulo de garrafas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos que ficam a céu aberto com água parada. (Fonte: por Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ILHÉUS ELEGE NOVOS MEMBROS PARA O BIÊNIO 2022/2024

Em votação realizada no dia 31 de maio, o Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus (CMSI) definiu a diretoria para o exercício de 2022 a 2024. A eleição foi presidida pelo titular da Secretaria de Saúde (Sesau), André Cezário, representando o prefeito Mário Alexandre.
“Os membros eleitos integram o controle social e contribuirão para fortalecer o processo de gestão em saúde, com foco em um trabalho transparente e democrático”, explicou Cezário. O CMSI é formado por 20 entidades e a nova composição foi eleita com 11 votos, de 17 votantes e três ausentes.
Além de uma política pública que visa ampliar o acesso e melhorar a qualidade do atendimento prestado à população, a atual gestão reestruturou a rede própria, com contratação de profissionais, reforma e modernização de unidades de saúde, entre outros avanços. “Temos muito a contribuir com a saúde no nosso município”, destacou Jacks Rodrigues, novo presidente da entidade.
Confira os nomes dos novos membros da Mesa Diretora
Jacks Rodrigues – presidente;
José Francisco – vice-presidente;
Antônio Ferreira – secretário;
Marleide Figueiredo – tesoureira
Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes, deliberativos e consultivos com representantes do governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. (Fonte: por Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

“DO DENDÊ AO CACAU”: ILHÉUS SEDIA FESTIVAL GASTRONÔMICO E REÚNE CHEFS RENOMADOS DO BRASIL

Iniciativa promovida pela Prefeitura de Ilhéus e pelo Instituto Casa da Vila, “Do Dendê ao Cacau: Festival Gastronômico da Bahia” será realizado de 14 a 28 de junho, em diversos espaços espalhados pela cidade. O evento inclui arena gastronômica; palestras e aulas-shows, com chefs renomados do Brasil. Conforme Fred Costa, coordenador do projeto, 40 empresas distribuídas entre restaurantes, bares, cabanas de praia e pousadas marcarão presença.
O prefeito Mário Alexandre destaca a importância do festival, visto que representa mais uma alternativa para a retomada econômica do setor. “A gente desenvolve projetos para auxiliar os setores econômicos, gerando emprego, renda e atraindo um número cada vez maior de visitantes para Ilhéus. Tudo isso é fruto de planejamento e parceria com as pessoas que acreditam no desenvolvimento da nossa cidade”.
O festival conta ainda com apoio do Governo do Estado; SEBRAE; Abrasel; CDL de Ilhéus e Atil.
Programação – De 25 a 28 de junho, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, acontece a parte festiva do evento, na qual os restaurantes terão visibilidade e uma oportunidade extra de vendas. Também ocorrerão ações pontuais nas empresas participantes, incluindo mesa redonda, discussão de métodos e processos de gestão de restaurantes, harmonização de vinhos e aulas-shows.
Fred Costa explica que o espaço pretende oferecer entretenimento e socialização, bem como objetiva que a população conheça e aprecie a culinária regional. Atualmente, o setor gastronômico congrega cerca de um milhão de empresas e gera seis milhões de empregos diretos em todo o país.
Convidados – O Festival já tem a presença confirmada dos chefs Júnior França; Dani Façanha; Moa Santana (Master Chef); Don Fabrizio; Dimmy Ogro (Ana Maria Braga); Vilson Caetano; Eduardo Cacau; Marco Túlio Abras; Carlos Ribeiro; Cidinha (assistente de Edu Guedes) e Dill Guimarães (Grupo Vesúvio); além do sommelier de cachaças e barman Zulu; da imprensa nacional, através dos jornalistas Patrícia Ferraz e Marcelo Katsuki, e do blogueiro Ale Guerra, do Cuecas na Cozinha (https://www.cuecasnacozinha.com.br/). (Fonte: por Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

Comentários estão fechados.