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DINHEIRO NÃO É O PROBLEMA DO SEU NEGÓCIO! – Pela Admª. TAIS GASPAR

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Se você anda reclamando de dinheiro, está na hora de parar e rever os seus conceitos!
Como anda a saúde financeira da sua empresa? Vejo muitas pessoas, se queixando da falta de dinheiro, quando na verdade o grande problema do negócio está na organização e nos controles.
3 passos para ter um negócio de sucesso
Você não precisa de ideias mirabolantes, fórmulas mágicas, ou mesmo se desdobrar para fazer dancinhas nas redes sociais para ter sucesso no seu negócio. Com 3 passos básicos, é possível organizar o seu negócio de forma eficiente para que ele se torne rentável e próspero. São eles:
1. Processos eficientes
Quais são os processos executados no dia a dia do seu negócio? As pessoas sabem o que precisa ser feito e a forma como deve ser feito?
A maioria das empresas falha na construção dos processos, muitas delas não dão a mínima importância a eles. O que ocorre é que pela falta de processos, não há padrão de execução e quando não se tem padrão cada um faz do seu jeito e tudo vira uma grande bagunça.
Não é o seu modo de fazer, não é a sua presença, os processos existem para que se tenha um padrão… Padrão de atendimento, captação, cobrança, embalagem, limpeza, gestão.
Sabe uma receita de bolo? Pois é, ela não passa de um processo eficiente onde são listados os ingredientes e suas quantidades e em seguida o modo de preparo. Com os processos da sua empresa, é a mesma coisa.

2. Pessoas comprometidas
Aqui está o ponto chave da sua empresa e também o mais complicado.
Uma coisa na qual eu percebi e tomei como um padrão é que, a maioria dos donos de um negócio em que envolve família tende a envolver mais emoção do que a própria razão em matéria de liderança.
Muitos empreendimentos realmente não tinha um líder para tomar decisões importantes dentro da empresa, pois colocavam pessoas que não eram capazes e nem preparadas para o cargo.
Outra coisa importante que percebi é que o Ego de se sentir “o dono” e se acomodar achando que estava empreendendo atrapalha e muito por tomar decisões erradas.
Muitos donos de negócios não exercem suas funções como horários, treinamentos, e até alguns iam no máximo 3 vezes por mês ao negócio deixando a toda a empresa nas mãos dos funcionários.
Algumas perguntas que devem ser feitas neste quesito:
· Você tem pessoas suficientes para concluir o trabalho?
· Você tem as pessoas certas nos lugares certos? Trabalhando para os pontos fortes dos membros da equipe podem fazer uma grande diferença. Se você começou como cozinheiro-chefe e lavadora de garrafas (e contador, zelador, gerente do centro de dia, e VP de marketing), poderá ser difícil de identificar as coisas que você deve desistir.
· Você é capaz de separar o pessoal da empresa?
Entenda o seguinte, as pessoas são o coração da sua empresa. Se você não tiver as pessoas certas fazendo a coisa certa no lugar certo, a chance disso tudo dá errado é muito grande.
Para ter pessoas comprometidas, em vista num bom processo de recrutamento e seleção, esse processo vai fazer toda a diferença na montagem da equipe, a seguir com base nas necessidades do negócio, entenda o que precisa ser treinado e monte um calendário recorrente de capacitação e treinamento para equipe.
Para finalizar, não esqueça de uma regra básica: contrate lento e demita rápido. As laranjas podres tendem a contaminar todo o cesto.
3. Resultados Consistentes
“O único trabalho do líder é conseguir resultados”. Quem disse isso foi Daniel Goleman, autor de “Inteligência Emocional”. E se ele está certo, gostaria de acrescentar algo: resultados consistentes. Sim, porque nem sempre os resultados obtidos são de bom tamanho e, com muita frequência, estão distantes das intenções.
Quando os resultados não são os pretendidos, as justificativas recaem quase sempre sobre fatores isolados: estratégia errada, equipe despreparada, falta de envolvimento das pessoas, recursos insuficientes etc. Explicações não faltam, mas apenas uma coisa é certa: quando os resultados não acontecem, a única certeza que podemos ter é que faltou ação. E não estamos nos referindo à quantidade de trabalho e afazeres. É provável que isso foi além da conta. O que faltou foi ação consistente.
VOCÊ é consistente? O seu NEGÓCIO tem consistência?
A consistência de um negócio começa antes mesmo da primeira venda. Mas deve ser duplicada, triplicada imediatamente após a primeira venda. O que fez aquela pessoa comprar, fará com que outras comprem também, use isso a seu favor.
Você está gerando conteúdo de valor para o seu público?
Você conhece o seu cliente, conhece suas dores e desejos, sabe como se comunicar com ele e atrair a sua atenção? Essas são perguntas básicas que você deve se fazer todos os dias, afinal de contas, o negócio existe para resolver problemas e também dar lucro.
Atento, é rápido, acerte o passo e faça novamente até dar certo.
E aí? Pronta para crescer???
Gostou deste artigo? Curta, compartilha com os amigos!!! Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no WhatsApp!!!
O conhecimento que eu compartilho aqui moldou minha própria jornada para criar a vida que eu tenho hoje e como já impactei centenas de pessoas.
E poderia fazer o mesmo por você.
ADORARIA te entrevistar.
Estou desenvolvendo um novo projeto para Empresárias e Empreendedoras que desejam ser um empresário, empreendedor e líder de sucesso, construir uma empresa próspera, um negócio lucrativo e uma equipe produtiva sem sacrificar sua liberdade e ter mais tempo para cuidar da sua própria vida e família.
E gostaria de te fazer algumas perguntas, uma rápida entrevista de 5-10 min pelo WhatsApp, certo? Se você puder, diga “SIM” no link ou direto no meu WhatsApp: (73) 9962-2536 e combinamos o melhor horário, OK?!
Até mais!
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)

TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO,
Mentora, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria.

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