WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

CRIANÇAS FICAM DEPRESSIVAS? – Pelo Prof. ZENILDO SANTOS SILVA – ZOOM

.

Falta de vontade para brincar, enurese noturna, reclamações frequentes de cansaço, dor de cabeça ou barriga e dificuldades no aprendizado são sintomas que denunciam um possível quadro de depressão infantil. Se esses sintomas permanecerem por mais de duas semanas é aconselhado levar o(a) filho(a) para um profissional de psiquiatria, caso seja diagnosticado, o tratamento psicológico é primordial.

O acompanhamento inclui sessões de psicoterapia, e em alguns quadros o uso de antidepressivos, porém o apoio dos pais, familiares e professores é essencial para ajudar a criança a sair dessa situação. Por isso, precisamos ficar atentos (as) aos sinais mais comuns: rosto triste, apresentando olhos sem brilho e ausência de sorriso; falta de vontade para brincar sozinho e com outras crianças; muita sonolência, cansaço constante e sem energia para nada; birras e irritabilidade sem razão aparente; choro fácil e exagerado, devido a sensibilidade; falta de apetite que pode levar a perda de peso; dificuldade para dormir e muitos pesadelos; medo em se separar da mãe ou do pai; fraco rendimento na escola; incontinência urinária e fecal, depois de já ter adquirido a capacidade de não usar fralda.
Ao observar esses sintomas precisamos encontrar maneiras de ajudar a criança, a psicoterapia infantil é a recomendação mais sensata, nesse processo, o profissional orienta a família para estimular a criança a brincar, praticar esportes, participar de atividades ao ar livre e elogiá-la constantemente. Saúde mental é uma questão séria, todos (as) estamos sujeitos (as) a vivenciar situações de desajustes emocionais, acolher é a principal receita.
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)

ZENILDO SANTOS SILVA,
Bacharel em Psicologia, Psicopedagogo e Mestrando pela UFSB em Ensino e Relações Étnicos Raciais.

.

Comentários estão fechados.