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INDIANA BAJAJ CONFIRMA CHEGADA AO BRASIL E PODE ESTREAR COM MOTO DOMINAR 400 e CONHEÇA A 1ª SCOOTER ELÉTRICA HOMOLOGADA PARA EMPLACAMENTO

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Conforme o Motor1.com noticiou em abril do ano passado, a gigante indiana Bajaj está prestes a dar início às suas operações no mercado brasileiro. A empresa é uma das maiores fabricantes de motocicletas da Índia, além de grande exportadora para mercados da América Latina também.
O anúncio oficial de como deverão ser as operações da Bajaj do Brasil deve ocorrer em breve, mas a empresa já está marcando presença nas redes sociais. Por lá, a empresa fez uma série de postagens com os dizeres “Coming Soon To Brasil”, ou “Chegando Em Breve Ao Brasil”. Na imagem, aparece uma das motos mais populares da empresa indiana: a Dominar 400.

Ainda não está confirmado se este será o primeiro modelo da Bajaj no Brasil, mas, se for, é uma opção interessante. Ela entraria no mercado de motos entre 300 e 400 cilindradas, que já conta com rivais como Yamaha MT-03, BMW G 310 R e Kawasaki Z 400. A Bajaj Dominar 400, porém, tem um diferencial na proposta e no preço.
A moto tem a mesma postura de esportiva sem carenagens das rivais, mas oferece opcionalmente elementos como protetores de mão e de motor, além de suporte para maleiros laterais. Com isso, posiciona-se mais entre as “Sport-Touring” do que como esportiva propriamente dita. Claro que o preço da novidade no Brasil será diferente, mas seu preço na Índia parte de 222.286 rúpias, ou R$ R$ 14.569.

Na parte mecânica, a Bajaj Dominar 400 indiana tem um propulsor monocilíndrico de 373,3 cm³ e arrefecimento a líquido. Os dados da marca aponta para 40 cv de potência a 8.800 rpm e 3,5 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico e seis marchas e traz embreagem com assistência deslizante. Entre os equipamentos de séria, a Dominar 400 já conta com uma suspensão dianteira com garfo invertido, freios a disco nas duas rodas com ABS e painel de instrumentos digital.
A linha completa indiana foca em modelos de baixa cilindrada, mas vai até as opções 400 como a Dominar. Os modelos mais baratos são os da linha CT110X, que parte de 65.453 rúpias (R$ 4.292). A Bajaj também possui opções urbanas com cilindrada variando entre 125 e 400 cilindradas com a linha Pulsar. A própria linha Dominar começa com motor 250 na Índia e a empresa ainda tem duas opções de modelos estradeiros, chamados de Avenger, com motores de 160 ou 220 cilindradas.
A Bajaj ainda oferece na Índia a linha Chetak, que é uma scooter elétrica. Ela traz um motor de 3,8 kW (cerca de 5,5 cv) e baterias de 3 kWh de capacidade. Com esse conjunto, Bajaj afirma que a Chetak tem uma autonomia de até 90 km, com velocidade máxima de 70 km/h. Entre os principais itens de sua lista de equipamentos de série, a scooter elétrica indiana já oferece iluminação completa por lâmpadas de LED, painel de instrumentos digital e conectividade via Bluetooth. Seu preço por lá parte de 141.440 rúpias, ou cerca de R$ 9.276. (Fonte: https://motor1.uol.com.br)

CONHEÇA A 1ª SCOOTER ELÉTRICA HOMOLOGADA PARA EMPLACAMENTO

As scooters elétricas estão cada vez mais presentes nas grandes cidades do Brasil e, claro, na maioria das vezes, sem emplacamento. No entanto, a scooter elétrica também precisa de registro para que não ser apreendida.
Ainda assim, as empresas que fabricam esses veículos costumam vender os modelos sem a homologação para emplacamento. Como resultado, isso tem gerado a péssima cultura de que as scooters elétricas não precisam ser utilizadas com placas, o que é um grande mito.
Por outro lado, tem novidade boa no ar! Isso porque, a primeira scooter elétrica com homologação para emplacamento já antes da importação está saindo do forno. Trata-se do modelo chamado de 3000 Plus.

VEJA MAIS DETALHES SOBRE A SCOOTER ELÉTRICA 3000 PLUS
De acordo com a Mobyou, a nova scooter elétrica tem autonomia de aproximadamente 40 quilômetros e desenvolve 3.000 W de potência. Com isso, o veículo pode atingir até 70 km/h. Já o tempo de recarga de sua bateria de 60V a 25A varia entre 4 a 6 horas.
Quanto ao seu design, o veículo apresenta um banco duplo com encosto e pedal de garupa. Além de disponibilizar um suporte para bateria extra.
E não por aí! O modelo 3000 Plus possui controle de velocidade em três níveis, faróis de LED, botão start/stop, freio a disco nas duas rodas, descanso para os pés e cavalete lateral, cluster de LED, alarme com sensor de movimento e roda liga-leve de 12 polegadas.
E agora, você deve estar se perguntando: com todos esses desempenhos, quanto vai custar essa scooter? O preço tabelado está em R$ 15.340.
É necessário ter habilitação para conduzir a 3000 Plus?
Sim! Além de emplacamento, a nova scooter elétrica também exige habilitação do condutor. Neste caso, o motorista pode ter a CNH do tipo A.
Além disso, não é permitido circular com a scooter elétrica por ciclofaixas. Isso porque, apenas os elétricos com pedal assistido são permitidos, ou seja, aqueles em que o motor só é ativado a partir de pedaladas. (Fonte: https://rotasdeviagem.com.br)

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