WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PESQUISAS: O FIM DA TERCEIRA VIA E A DISTÂNCIA ENTRE LULA E BOLSONARO e APESAR DO QUE ALEGA CIRO, LULA FOI INOCENTADO E PODE PROCESSAR QUEM DIZ O CONTRÁRIO

.

Os agregadores de pesquisas usados por cientistas políticos confirmam uma tendência que já vinha sendo vista nos últimos levantamentos: até o momento, a terceira via não tem chance contra a polarização já consolidada entre Lula e Bolsonaro.
A distância dos dois líderes da disputa para o terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT), é enorme e difícil de ser revertida. Na média feita pelos agregadores, Lula tem 47% das intenções de voto, Bolsonaro tem 29% e Ciro tem apenas 8%.
Além do fim da terceira via, que ainda não mostrou força também com a união em torno do nome de Simone Tebet (MDB), que tem míseros 2% das intenções de voto, outra tendência confirmada pelos agregadores é a linha reta que vem sendo traçada tanto por Bolsonaro como por Lula. Os dois oscilam para cima e para baixo em seus pontos percentuais, mas mantém uma trajetória estável.
Apesar da estabilidade, como esta coluna já tinha adiantado com exclusividade no início de maio, uma análise interna semelhante do PT, feita pela Vox Populi, mostra o petista crescendo um pouco mais do que o atual presidente.

Na média de mais de uma dezena de pesquisas analisadas, fica claro que Lula tem chances de vencer no primeiro turno, embora ainda consideradas difíceis. O ex-presidente teria que ganhar alguns pontos durante a campanha para vencer logo no início da disputa.
Mesmo que não ganhe no primeiro turno, Lula tem vitória garantida pelas pesquisas em todos os cenários de segundo turno.
Faltam pouco mais de quatro meses para as eleições e até lá cada “lado” da história precisa traçar estratégias diferentes: Lula precisa conquistar mais votos para tentar a tão sonhada vitória histórica no primeiro turno; Bolsonaro precisa convencer a população de que sua má gestão pode melhorar num eventual novo mandato; e os candidatos que acham que estão na terceira via precisam operar um milagre para terem alguma chance até outubro. (Fonte: Veja)

APESAR DO QUE ALEGA CIRO, LULA FOI INOCENTADO E PODE PROCESSAR QUEM DIZ O CONTRÁRIO

O ex-presidente Lula foi inocentado pela Justiça, não tem pendências e deveria processar as pessoas que tentam distorcer os fatos a fim de ofendê-lo. A avaliação é de Lenio Streck, jurista, pós-doutor em Direito e professor de Direito Constitucional.
Em entrevista a CartaCapital no YouTube nesta terça-feira 31, Streck analisou especificamente a alegação do pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes (PDT), de que seria “uma mentira do PT” a afirmação de que Lula foi inocentado. Em um debate com o humorista Gregorio Duvivier neste mês, Ciro disse que o ex-presidente teve apenas “os processos anulados”.
“É claro que Lula foi inocentado. A Constituição trata da presunção da inocência”, disse Streck. “Lula não deve nada. É tão inocente quanto uma criança, quanto você e quanto eu. Ciro Gomes entende de Direito. Aliás, ele se jacta de que é entendido em Direito.”
Para explicar, o jurista citou um caso hipotético: alguém processa uma pessoa por, supostamente, dever uma grande quantia em dinheiro. O alvo do processo, com seu advogado, aponta que o título foi forjado e que já há prescrição. O processo, então, termina com a declaração de nulidade.

“Aí eu pergunto: você é ex-devedor? Não, você não devia. Você é devedor? Não, porque foi anulado. Você é, então, uma pessoa sem dívida nenhuma.”
Segundo Streck, “todo sujeito que chama Lula de ‘descondenado’ ou que diz, como Ciro, ser mentira que Lula foi inocentado devia ser processado na Justiça, porque está ofendendo uma pessoa inocentada”.
Por outro lado, o ex-procurador Deltan Dallagnol não pode dizer o mesmo que Lula, ressalta o jurista. O ex-chefe da Lava Jato em Curitiba foi condenado pela Quarta Turma do STJ a indenizar o ex-presidente em 75 mil reais por danos morais no caso do PowerPoint de 2016. O valor pode subir se a Corte acatar um recurso do petista.
“Deltan tem uma série de pendências judiciais. Lula não tem nenhuma. Entre ele e Lula, Lula dá de dez. Lula está zeradinho, Deltan não está.” (Fonte: Carta Capital)

.

Comentários estão fechados.