A POLUIÇÃO LUMINOSA – Pelo Prof. ANTONIO MREIRA NETTO – NETTÃO
.
É certo que o crescimento populacional, o desenvolvimento e o aumento na interferência do homem ao meio em que vivemos, já é muito questionado. Há quase 15 dias, quando achávamos que não faltava mais nada, a revista Science sai com uma novidade:
Com o aumento da poluição luminosa causada pelo brilho noturno das luzes artificiais, a quantidade de estrelas visíveis a olho nu reduziu-se drasticamente nos últimos anos, de acordo com um estudo publicado na revista Science na quinta-feira (19/01).
Em grande parte da superfície terrestre, o céu noturno não faz mais a transição completa do pôr do sol para a luz das estrelas e da Lua. Em vez disso, o céu também brilha com um crepúsculo artificial causado pela dispersão da luz elétrica na atmosfera.
A Sky glow, como é chamado esse brilho constante e difuso do céu, cresceu exponencialmente durante grande parte do século 20, como resultado do crescimento populacional, expansão demográfica e implantação de novas tecnologias de iluminação. Segundo a publicação a diminuição de estrelas visíveis ocorreram devido ao aumento do brilho noturno de 7 a 10 por cento.
A postagem de hoje veio com um conteúdo científico e um resumo da notícia da revista Science, para passar essa reportagem curiosa. Um abraço a todos leitores.
Bibliografia: Revistas Science, Planeta e Galileu.
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)
ANTÔNIO MOREIRA NETTO,
NETTÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre.
.
Comentários estão fechados.