WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

SALVADOR ULTRAPASSA MANAUS E É A CAPITAL COM MELHOR GESTÃO / BAHIA É O ESTADO COM O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS CENTENÁRIAS DO BRASIL / SALVADOR PODE TER HOTEL 6 ESTRELAS DA REDE QUE TEM O MELHOR HOTEL DA AMÉRICA DO SUL E UM DOS MELHORES DO MUNDO

.

Salvador teve a melhor posição entre as capitais no índice de Firjan


Salvador (BA) superou Manaus (AM) e assumiu, no ano passado, o posto de capital com a melhor gestão do país, conforme o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta terça-feira, dia 31, pela entidade que representa a indústria fluminense. A capital do Amazonas melhorou sua pontuação, mas a capital baiana aumentou ainda mais.
Desde 2017, o IFGF de Salvador está sempre acima de 0,8. Giovanna Victer, secretária municipal de Fazenda da capital baiana, destacou que, embora a cidade seja relativamente pobre em termos de renda por habitante, na comparação com outras capitais do país, chama a atenção pelo fato de ter arrecadação própria.

Info para índice Firjan, com capitais — Foto: Info para índice Firjan, com capitais


São Paulo ficou em terceiro lugar no ranking do IFGF das capitais. O Rio aparece apenas na 16ª posição. Com nota 0,7562, a capital fluminense tem a gestão classificada apenas como “boa”, na posição 1.557 do ranking nacional.
Mesmo assim, a situação melhorou no ano passado: em 2021, o Rio tinha ficado em 19º no ranking das capitais. O IFGF do Rio caiu a partir de 2016 e voltou a se recuperar apenas em 2021. (Fonte: O Globo)

.


BAHIA É O ESTADO COM O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS CENTENÁRIAS DO BRASIL


“Estar perto de Deus e da família”. É assim que dona Enedina Braga Viana define a graça de ultrapassar os 100 anos de idade. Nascida em abril de 1922, a juazeirense é uma das 5.336 pessoas centenárias da Bahia. De acordo com o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado baiano se mantém com o maior contingente de centenários do país: o número representa 0,04% do total de habitantes.
Em comparação a 2010, a população centenária baiana registrou um aumento de 60% , um acréscimo de 2.001 pessoas. Há 13 anos, o número de pessoas com 100 anos ou mais era de 3.335. À época, a Bahia já liderava o ranking, em termos absolutos, porém possuía a segunda maior proporção deste grupo no total de habitantes, o que foi alterado em 2022.
Conforme o levantamento, o estado baiano assumiu a liderança dos dois indicadores. A distribuição dos centenários entre munícipios chama atenção: dos 417 munícipios da Bahia, apenas cinco não registraram um morador com 100 anos ou mais. Foram eles: Aiquara, Brejões, Jussari, Pau Brasil e Terra.
Salvador, Feira de Santana e Alagoinhas são as cidades com maiores populações centenárias do estado. Elas têm, respectivamente, 516, 157 e 113 pessoas com cem anos ou mais. A capital baiana ocupa a 4ª posição no ranking de municípios brasileiros com mais habitantes centenários.
Dona Enedina Braga faz parte do rol de centenários de Salvador, apesar de ter nascido e vivido mais de oito décadas na cidade de Juazeiro, no norte do estado. A mudança para a capital baiana se mostrou inevitável, após perder um dos pés por causa de um melanoma, câncer de pele considerado como um dos mais agressivos.


ÍNDICE DE ENVELHECIMENTO DA BAHIA É O 10º MAIS ALTO DO BRASIL
Nos últimos 12 anos, o total de pessoas na casa dos 60 ou mais de idade cresceu 48,9% na Bahia, de acordo com dados do último Censo. Entre 2010 e 2022, foi registrado um aumento de 709.272 idosos nos estados, o que configura um total de 2.159.279 – cerca de 15,3% da população.
Essa nova configuração demográfica faz a Bahia sair da 12ª posição do ranking de estados com maiores índices de envelhecimento do país, ultrapassando Pernambuco e Ceará. Com um indicador de 52,6 idosos para 100 crianças de até 14 anos, o estado baiano figura agora na 10ª colocação. Os estados com maiores índices são Rio Grande do Sul (80,4/100), Rio de Janeiro (73,6/100) e Minas Gerais (68,6/100).
O envelhecimento mais acelerado da população baiana possui relação direta com a diminuição do número de nascimentos no estado, é o que pontua Mariana Viveiros. “Em uma população em que nascem menos crianças, o movimento de redução nas faixas etárias mais jovens é percebido”, explica, pontuando que também há influência da longevidade maior. (Fonte: Correio)

.


SALVADOR PODE TER HOTEL 6 ESTRELAS DA REDE QUE TEM O MELHOR HOTEL DA AMÉRICA DO SUL E UM DOS MELHORES DO MUNDO


Salvador vai ganhar seu primeiro hotel 6 estrelas. Será um hotel da rede Rosewood, cujo hotel em São Paulo recebeu título de Melhor Hotel da América do Sul e ficou em 27ª entre os melhores hotéis do mundo. O hotel ficará localizado no Palácio Rio Branco , cuja concessão foi dada à rede hoteleira Rosewood. Será um empreendimento de luxo seis estrelas, com cerca de 75 quartos, sendo 39 dentro do monumento histórico e 36 na área anexa ao futuro hotel.
A perspectiva é que a empresa comece a executar a reforma completa, restauro e requalificação do prédio ainda este ano.
O Hotel terá piscina, sauna, salão de beleza, salão de leitura, estacionamento, entre outros espaços. O nome do empreendimento ainda não está definido.


O Palácio Rio Branco está inserido no Centro Histórico da capital baiana, próximo a importantes equipamentos turísticos, como o Museu do Carnaval, a Catedral Basílica de Salvador e a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos Gusmão.
A rede de hotéis Rosewood não confirma nem desmente a informação, apenas diz que não tem informações. O portal Bahia Econômica apurou que a concessão do Palácio Rio Branco foi feita com um fundo de investimentos chinês e o empreendedor francês Alexandre Allard, responsáveis pela construção do prédio do Rosewood São Paulo no complexo Matarazzo, uma área que ele comprou de 30 mil metros quadrados e está investindo cerca de 2 bilhões de reais. (Fonte: https://bahiaeconomica.com.br)

.

Comentários estão fechados.