GANHADORES DO “CONCURSO NACIONAL DE CACAU ESPECIAL DO BRASIL – SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE” FORAM PREMIADOS EM ILHÉUS
.
RONDÔNIA LEVA TÍTULO DE MELHOR AMÊNDOA DE CACAU DO BRASIL NAS DUAS CATEGORIAS
Na noite da última sexta-feira, dia 24, o público conheceu os ganhadores da quinta edição do “Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil – Sustentabilidade e Qualidade” numa cerimônia realizada na cidade de Ilhéus. Foram premiadas duas categorias: a varietal (uma única variedade genética de cacau) e mistura (blend de variedades), ficando para Rondônia o primeiro lugar nas duas categorias.
Na Categoria Varietal, o cacauicultor Deoclides Pires da Silva (Jaru – Rondônia) levou o título. E, na categoria Mistura o produtor Robson Tomaz de Castro Calandrelli (Nova União – Rondônia) foi o premiado. Ambos ganhadores, falaram com satisfação da participação e da importância de valorizar a produção com o prêmio. “É muita emoção ganhar esse título. É um trabalho em família que está sendo reconhecido e premiado e, a gente fica muito feliz”, destacou o produtor Robson.
Já o cacauicultor Deoclides Pires falou da satisfação em ter sido subido ao pódio pelo segundo ano consecutivo. “É a segunda vez que a gente ganha um título, na edição anterior fomos premiados em outra categoria e agora na categoria varietal, ficamos muito felizes porque é o resultado de um trabalho responsável e comprometido que vem sendo feito”, pontuou.
De acordo com os organizadores, essa edição, registrou número recorde de inscrições com 98 amostras oriundas de seis estados, sendo o Amazonas e o Tocantins estreantes na disputa pelo título de melhor amêndoa de cacau do país. Após a primeira fase de avaliação, 20 amostras foram classificadas para as etapas finais da competição.
O Concurso Nacional de Cacau Especial tem o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau no Brasil, divulgando o fruto a partir dos chocolates especiais e promovendo este segmento junto ao consumidor. Os prêmios desta edição somam R$ 60 mil. O montante será dividido entre primeiro, segundo e terceiro colocados nas duas categorias.
A premiação é uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau, patrocinada pela Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Mondelēz International – Cocoa Life, Nestlé – Cocoa Plan, SEBRAE, Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará (SEDAP-PA), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Cacau Show, Dengo Chocolates, GS1 Brasil, Sistema FAEB/SENAR-BA, Harald Chocolates e Newe Seguros. O Concurso é organizado e executado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC), em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), AIPC e Abicab.
*BAHIA FICOU ENTRE OS CAMPÕES*
A única premiada do Estado foi a Marina Paraíso (Ilhéus), que ficou como terceira colocada na categoria varietal, e diante da importância da região no cenário produtor de cacau, celebrou a posição entre os melhores do ano. “É com muito orgulho que representamos a Bahia no pódio do concurso de 2023. Esse prêmio é fruto de muitos anos de dedicação e propósito, fazendo cacau de qualidade na Cabruca, um modelo sustentável de cultivo. Esse resultado representa muitos colaboradores e famílias que caminham juntos em direção a nosso sonho. A Agrícola Condurú produz e continuará produzindo cacau de qualidade, com a certeza de que mais e mais prêmios virão.
CONHEÇA OS GANHADORES DE CADA CATEGORIA:
*CATEGORIA MISTURA*
1° lugar: Robson Tomaz de Castro Calandrelli (Nova União – Rondônia)
2° lugar: Francisco Pereira Cruz (Novo Repartimento-PA)
3° lugar: João Rios de Sousa (Novo Repartimento-PA)
*CATEGORIA VARIETAL*
1° lugar: Deoclides Pires da Silva (Jaru – Rondônia)
2° lugar: Leonardo Silva Vieira (Medicilândia-PA)
3° lugar: Marina Paraíso (Ilhéus)
Fonte: Mercado do Cacau
.
Comentários estão fechados.