PREFEITURA E CODEBA DISCUTEM ANDAMENTO DE PROJETOS PARA ZONA NORTE DE ILHÉUS
.
Solicitado pela Prefeitura de Ilhéus, o estudo para reverter a situação de avanço do mar nos bairros São Domingos e São Miguel foi pauta central da reunião realizada nesta quinta-feira (4), com a diretoria executiva da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Na oportunidade, o prefeito Mário Alexandre deu as boas-vindas ao novo diretor-presidente da empresa, Antonio Gobbo, e ressaltou a importância do diálogo contínuo com o setor.
“Vamos apresentar esse estudo ao Ministério de Portos e Aeroportos, ao ministro Rui Costa e ao presidente Lula, porque é uma obra que possui alto custo, contudo, vai resolver definitivamente o problema na Zona Norte e acabar de vez com o sofrimento da nossa população. Quero agradecer à Codeba por esse entendimento e em nome do presidente, estendo os agradecimentos a todos que confiam nesse projeto”, destacou Mário Alexandre.
A companhia frisou que a partir do diagnóstico será possível traçar estratégias para realizar investimentos em infraestrutura na região norte da cidade. “A Codeba fortalece os laços com o poder público e toda população de Ilhéus e região. Nós já conseguimos ampliar a movimentação no porto, de 300 mil para 600 mil toneladas, e estamos buscando novos parceiros comerciais para impulsionar o crescimento econômico e social do sul da Bahia. Estamos com ações de investimentos promissores para esses próximos anos. A intenção é recuperar os espaços e tornar o Porto de Ilhéus atrativo e mais competitivo”, explicou Antonio Gobbo.
O gestor discutiu ainda temas que versam sobre a elevação do volume de cargas no terminal, destinação do moinho, bem como a revitalização do antigo porto, onde se pretende recuperar a área e construir um centro gastronômico e cultural, a fim de movimentar a Baía do Pontal, através do turismo náutico.
Temporada de cruzeiros – Até o mês de abril, mais sete navios farão 28 escalas na Terra do Cacau e Chocolate. Na próxima quarta-feira (10), a cidade recebe o MSC Seaview, que trará a bordo cerca de cinco mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.
(Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
MAIS 23 CIRURGIAS BARIÁTRICAS SERÃO REALIZADAS A PARTIR DE SEXTA-FEIRA (05) AOS ASSISTIDOS PELA ABIR
Nesta sexta-feira (05) mais um grupo de assistidos pela ABIR (Associação Bariátrica de Ilhéus e Região) começa a passar pelas tão esperadas cirurgias bariátricas, no Hospital de Ilhéus, mediante a determinação da Prefeitura de Ilhéus, por meio da verba de 600 mil reais, conseguidas por emenda parlamentar, do deputado federal Jorge Solla.
A primeira cirurgia começa nesta sexta-feira, continua no sábado (06), com mais duas e, a partir daí, as próximas serão agendadas no decorrer do processo, com previsão de término até o carnaval, em meados de fevereiro. Serão realizadas as modalidades Sleeve e ByPass. A primeira é uma das técnicas mais utilizadas atualmente e consiste na remoção da parte esquerda do estômago, o que faz com que exista uma diminuição da sua capacidade para armazenar comida. Trata-se de uma técnica considerada restritiva e metabólica, em que o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).
Já o ByPass é a operação que conta com a diminuição do estômago em desvio da rota da comida através do tubo digestivo para proporcionar menos fome e maior saciedade. A ação é mista, com restrição da quantidade de alimento ingerido e também disabsorção.
Ambas cirurgias são processos invasivos e que exigem cuidados tanto no pré, como no pós-operatório e, por isso, as determinações da equipe médica precisam ser seguidas com máxima disciplina. As cirurgias serão realizadas no Hospital de Ilhéus, o único que está apto a realizar esse tipo de cirurgia em Ilhéus.
A ABIR vem realizando sonhos e renovando esperanças de centenas de ilheenses
A ABIR (Associação Bariátrica de Ilhéus e Região) foi fundada em 2019, por Kaique Souza, hoje vereador licenciado, mas que na ocasião buscava apoio à Laudiceia Carvalho, sua mãe e atual presidente da Associação, que passava pelo processo de bariátrica.
Com apoio do município e de políticos tanto do Estado, como da esfera nacional, conseguiram se estabelecer e atualmente, assistem a 416 associados e, com essas 23 cirurgias, realizarão 74 bariátricas desde o início de seus trabalhos. Além da colocação de nove Balões Gástricos Allurion, produto importado, de última geração, indicado para pacientes com mais de 150 quilos, que precisam perder peso para a realização da cirurgia de redução de estômago. É uma técnica que não necessita de cirurgia e foi realizada, também no Hospital de Ilhéus, em agosto de 2023, pela equipe do Dr. Marcelo Falcão, especialista na área.
Utilidade pública
Além das conquistas que salvam vidas, como as 74 cirurgias bariátricas e os nove balões gástricos, a ABIR oferece todo o apoio necessário para os associados, em todo o processo, que começa muito antes do procedimento em si.
E, pelo importante serviço prestado à sociedade, o município, através da Lei n.º 4.241/2023, de outubro de 2023, reconheceu a Associação como Utilidade Pública Municipal. E o pedido para o reconhecimento como Utilidade Pública Estadual já está tramitando na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia). (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
CUIDAR DA ÁGUA É UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS, QUE BENEFICIA A NÓS E AS GERAÇÕES FUTURAS
Foto: Jornal Cidade
A água é um recurso vital para nossa sobrevivência, porém, também é um recurso escasso. E, para que consigamos preservá-la é necessária a ação de toda a comunidade – poder público, iniciativa privada e sociedade civil unidos são essenciais para garantir sua preservação.
Pequenas atitudes diárias, como economizar água em casa, contribuem significativamente para um uso mais consciente desse recurso precioso. Quando conservamos água, garantimos que haverá o suficiente para as necessidades da comunidade. Além disso, o uso prudente e econômico da água contribui para a preservação dos ecossistemas, mantendo habitats saudáveis para diversas espécies.
A conservação da água também está diretamente relacionada à economia de energia, pois o uso reduzido de água contribui para a preservação dos ecossistemas, também preservando fauna e flora. Em suma, a conservação da água refere-se à redução do consumo desse recurso e ao reuso eficiente da água doce para enfrentar os problemas de escassez hídrica.
Assim, é fundamental que cada um faça a sua parte. O poder público precisa trabalhar para fiscalizar o uso da água e garantir uma distribuição de qualidade para a população. A iniciativa privada precisa utilizar a água com consciência e, principalmente, garantir que todo recurso utilizado em etapas de produção, precisa ser devolvido ao meio ambiente em condições de reutilização.
Já a população pode adotar práticas simples e sustentáveis que já farão toda a diferença: tomar banhos mais curtos, fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar louça, e realizar a manutenção dos encanamentos para evitar vazamentos, utilizar a lavadora de roupa com consciência, buscar por equipamentos que economizam água, dentre outros.
A promoção de hábitos sustentáveis é uma responsabilidade coletiva que começa em nossas casas e se estende por toda a comunidade. Ao compreendermos que preservar a água é preservar a vida, atribuímos maior valor ao uso consciente desse recurso vital. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
VACINA CONTRA A COVID-19 ENTRA NO CALENDÁRIO INFANTIL, INFORMA SESAU
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que o imunizante infantil contra a Covid-19 passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias). A nova estratégia começou a valer na última segunda-feira (1º), em atendimento à nota técnica nº 118/2023 do Ministério da Saúde.
As crianças não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema primário, que consiste na aplicação de três doses, com o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e oito semanas entre a segunda e a terceira. As crianças que já receberam três doses da vacina contra a Covid-19, neste momento, não precisam de doses adicionais.
Segundo Walkíria Freitas, coordenadora do setor de Imunização, a vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada junto às demais vacinas do calendário, visto que não há contraindicação. Atualmente, o serviço é oferecido na UBS Sarah Kubitscheck, UBS Hernani Sá, UBS Euler Ázaro, nova UBS no Banco da Vitória, ao lado do Hospital Regional Costa do Cacau e no CAE III, antigo Sesp, de acordo com a remessa de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, o estoque disponível nas unidades e o funcionamento das salas de imunização.
À medida que novas doses forem recebidas, as unidades serão abastecidas. É importante a apresentação do cartão de vacinação e do documento oficial da criança. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
Comentários estão fechados.