ILHÉUS CELEBRA FORMATURA DE NOVOS TÉCNICOS EM SAÚDE: COMPROMISSO RENOVADO COM A ATENÇÃO BÁSICA
.
Na manhã da última sexta-feira (12), o Centro de Convenções de Ilhéus foi palco da Cerimônia de Formatura Social de Conclusão do Curso Técnico do ‘Programa Saúde com Agente’, marcando um momento significativo para a saúde municipal, formando, novos 120 agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde.
Os novos agentes concluíram o ‘Curso Técnico em Vigilância em Saúde’ e o ‘Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde’. Ao longo de 10 a 12 meses, esses profissionais dedicaram-se a atividades de ensino a distância (EAD) e práticas presenciais, totalizando 1.275 horas de formação. O ingresso no programa exigiu processos seletivos específicos baseados na análise detalhada da documentação dos candidatos.
A festa foi completa, com a presença de alunos, professores e familiares, que prestigiaram o momento especial. Também marcaram presença, autoridades locais, como o prefeito Mário Alexandre, o vice-prefeito Bebeto Galvão, o vereador Ivo Evangelista, o secretário de Saúde Eduardo Nora, o Presidente do SindACS/ACE, Roberto Lima, o Coordenador de Endemias, Roberto Reis, e a Coordenadora dos Agentes Comunitários, Fernanda Franco.
Durante a cerimônia, o vice-prefeito Bebeto Galvão parabenizou os formandos, ressaltando a importância do constante aperfeiçoamento para elevar a qualidade e resolutividade dos serviços de saúde. Já o prefeito Mário Alexandre relembrou os desafios enfrentados pelos profissionais da saúde no passado e das conquistas do setor nestes últimos sete anos. Ele também destacou a importância da formação de novos agentes para a saúde de Ilhéus. “É um orgulho imenso participar da primeira Cerimônia de Formatura Social do ‘Programa Saúde com Agente’. Parabéns aos formandos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e do Curso Técnico em Vigilância em Saúde! Um momento histórico de celebração e reconhecimento do esforço e dedicação de todos. Que essa formação traga ainda mais qualidade e resolutividade aos serviços de saúde. Obrigado por tudo, meus amigos e colegas”, exaltou, o prefeito.
Ao longo do curso, os agentes enfrentaram desafios significativos, incluindo o diagnóstico das condições de vida e saúde da população em seus territórios de atuação, colaborando com profissionais da atenção básica. A integração entre vigilância em saúde e atenção básica, a realização de ações de promoção e prevenção à saúde, a coleta e registro de dados de visitas domiciliares e o desenvolvimento de ações de planejamento integrado para o controle de doenças e agravos, foram pontos destacados do programa.
O ‘Programa Saúde com Agente’ é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (CONASEMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visa apoiar Estados e Municípios no aprimoramento técnico dos agentes comunitários de saúde, fortalecendo a formação de profissionais capacitados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).
A formatura desses novos técnicos em saúde destaca o compromisso de Ilhéus com a saúde pública, promovendo a qualificação e o fortalecimento da atenção básica no município e ressaltando a importância fundamental dos agentes de saúde na promoção do bem-estar da comunidade. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
MAIS SEGURANÇA PARA O CENTRO DE ILHÉUS: PRAÇA JOSÉ MARCELINO É ENTREGUE, COM 1º PELOTÃO DA 68ª CIPM
A tarde desta sexta-feira (12) foi marcada pela entrega à população da Praça José Marcelino, no centro de Ilhéus, requalificada e agora, com a presença constante da Polícia Militar, graças à instalação da base do 1º Pelotão – Centro, que responde à 68ª Cia. Independente da Polícia Militar (68ª CIPM). A iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura, a CDL, a Polícia Militar e a sociedade civil, que visa proporcionar mais segurança e bem-estar para comerciantes e moradores da região central de Ilhéus.
A Praça, que passou por revitalização no piso, paisagismo e iluminação, além da construção do posto da Polícia Militar, que é a resposta à uma antiga demanda, especialmente dos comerciantes locais, que enfrentavam desafios relacionados à segurança na área. O evento contou com a presença do prefeito Mário Alexandre, da deputada estadual Soane Galvão, do vice-prefeito Bebeto Galvão, do presidente da CDL – Ilhéus, Anselmo Clement, da Comandante da 68ª CIPM, a major PM Joilma Cordeiro, do titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública, o tenente-coronel PM Marcelo Barreto, do presidente da Câmara dos Vereadores de Ilhéus, Paulo Carqueija, além de outros vereadores, representantes do executivo e da sociedade civil.
As autoridades realizaram uma vistoria no local, descerraram a placa de inauguração e falaram com o público presente. A primeira a discursar foi a Major Joilma, representando as forças de segurança de Ilhéus e a 68ª CIPM, que agradeceu o momento e demonstrou orgulho de inaugurar a base do 1º Pelotão – Centro, evidenciando o esforço coletivo e a parceria entre a Polícia Militar, o poder público e a sociedade civil. Ela disse, que o “espaço representa mais que uma base, é um elo entre a nossa unidade e a comunidade que servimos. Que essa base seja um símbolo de segurança, cooperação e compromisso mútuo, que ela seja um espaço não só de trabalho, mas de aproximação com a comunidade”.
Já o secretário, coronel Barreto, se emocionou ao lembrar que passou a infância ao redor da Praça José Marcelino e demonstrou alegria em ver que os moradores e comerciantes da Avenida 2 de Julho estariam muito gratos com a ação. Ele relembrou de todo o processo para a requalificação da Praça e reforçou a importância da presença do 1º Pelotão Central da PM para reforçar a segurança em toda a área central de Ilhéus. O presidente da CDL, Anselmo Clement destacou os problemas que os comerciantes da região vinham passando, devido a falta de segurança e afirmou que essa iniciativa vai trazer paz para a região.
O vice-prefeito Bebeto Galvão também falou sobre a unidade entre sociedade civil, comerciantes da região e o poder público, a fim de garantir mais segurança para o local e adjacências. Ainda disse que a Praça José Marcelino tornou um espaço de segurança para quem reside nos arredores e que a união de poder público, comerciantes, Polícia Militar e cidadãos ilheenses teria sido fundamental para a requalificação da Praça e por transformar o local em um espaço de convivência para as famílias, para visitantes e para quem trabalha na região diariamente.
Falaram também a deputada Soane Galvão, que agradeceu e enfatizou a união das forças de trabalho – poder público, comerciantes da região, Polícia Militar e sociedade civil – destacando a importância de “filhos de Ilhéus”, trabalhando juntos para construir um município muito melhor e que isso leva à realização e concretização de sonhos e a Praça José Marcelino, junto da instalação da base do 1º Pelotão – Centro, é mais um sonho realizado e se felicitou por ver Ilhéus com as ruas tomadas por turistas, a cidade pulsando e usufruindo das melhorias trazidas nos últimos anos. A deputada frisou que “o comprometimento com o trabalho e segurança é muito importante para uma cidade como Ilhéus e para todo cidadão baiano”, afirmou a deputada
E o prefeito Mário Alexandre, que ressaltou a importância das parcerias com os vereadores, com as entidades representantes do comércio, com a Polícia Militar e passou a destacar a importância de uma praça requalificada e agora, com a presença da Polícia Militar, garantindo mais tranquilidade para todos ali da região. “Entregar essa praça pronta e requalificada e mais ainda, com um trabalho conjunto de tantas forças vitais para o município, é uma grande alegria. Tenho certeza que a para a população local, para o comércio daqui e das proximidades, a praça e principalmente a base do 1º Pelotão – Central são aparelhos de essenciais colaborações, visto que agora, podemos ter a certeza de um espaço seguro. Entregar essa ação é ter a sensação de que estamos próximos de quem ama a nossa Ilhéus, tanto como nós amamos”, falou o prefeito.
A segurança também chega às praias ilheenses
Na ocasião da entrega da Praça José Marcelino requalificada, bem como da base do 1º Pelotão – Centro, a Prefeitura de Ilhéus também entregou quatro quadriciclos, sendo três deles destinados à Guarda Civil e o outro, às equipes de Salva-vidas.
Sobre esta entrega, o secretário Marcelo Barreto comentou: “esses quadriciclos irão nos auxiliar na operação verão e, inicialmente, serão empregados nas praias de Ilhéus, a fim de ajudar a patrulhar as praias e assim, oferecer mais segurança aos nossos turistas e a nossa população”.
O prefeito Mário Alexandre também entregou um automóvel – pick-up Montana – ao Serviço de Abordagem Social, com o objetivo de tornar mais humanizado e digno esse serviço de cuidar e dar assistência às pessoas em estado de vulnerabilidade. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
MATRÍCULA PARA NOVOS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ILHÉUS COMEÇA NESTA SEGUNDA (15)
A matrícula para novos estudantes da rede municipal de Ilhéus começa nesta segunda-feira (15), das 8h às 12h, e segue até o dia 26 de janeiro. Conforme a Secretaria de Educação (Seduc), os responsáveis ou alunos maiores de 18 anos devem se dirigir à escola desejada para efetuar o cadastro.
Visando orientar as famílias, a pasta publicou a Portaria nº 01/2024 que dispõe sobre diretrizes, normas e questões relacionadas ao atendimento dos alunos nas unidades escolares, facilitando o processo de inclusão e permanência; bem como o período para realização de matrículas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Clique aqui e confira a portaria.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Para a efetivação da matrícula devem ser apresentados original e cópia do RG e CPF do estudante; CPF do pai/mãe ou responsável; comprovante de residência; cartão de vacinação da criança atualizado; cartão do SUS; cartão do Bolsa Família, para beneficiários do programa; e foto 3X4 atualizada.
A matrícula será efetivada pelos pais, responsáveis legais ou pelo próprio aluno, se maior de 18 anos. As aulas vão acontecer de 22 de fevereiro a 11 de dezembro de 2024, seguindo o calendário escolar que prevê 200 dias letivos e 800 horas/aula. Todas as deliberações foram discutidas com o Conselho Municipal de Educação (CME). (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
ESTÁDIO MÁRIO PESSOA ABRE TEMPORADA DE JOGOS DO BAIANÃO NESTE DOMINGO (14); VEJA DETALHES DA PARTIDA
Neste domingo (14), o Estádio Mário Pessoa sedia a partida entre o Itabuna e o Atlético de Alagoinhas pela Série A do Baianão. O jogo será realizado às 18h30. Já o time da casa, o Barcelona de Ilhéus, estreia na competição no dia 17 de janeiro, às 17h, contra o Juazeirense. A TVE realizará a transmissão dos dois jogos. Os ingressos também serão vendidos na bilheteria do estádio.
A primeira fase do Baianão 2024 terá nove rodadas, seguindo até o início de março. Ilhéus sediará um total de nove jogos, incluindo o confronto entre Barcelona e Itabuna no dia 14 de fevereiro. Na segunda rodada, as duas equipes enfrentarão seus adversários fora de casa. O Barcelona viajará a Jequié para enfrentar o time local, no dia 20 de janeiro, às 18h30.
Enquanto isso, o Itabuna se deslocará até Jacobina para enfrentar o time da casa no Maracanã do Sertão (Estádio José Rocha), no dia 18 de janeiro, às 19h15. Além disso, o Vitória, atual campeão do Brasileirão Série B, visitará Ilhéus duas vezes, enfrentando primeiro o Barcelona em 24 de janeiro e posteriormente o Itabuna na última rodada da primeira fase, no dia 3 de março.
A Prefeitura de Ilhéus realizou a requalificação estrutural do equipamento esportivo para receber também os jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro (Série D). Com as melhorias, a capacidade do estádio passou de 3 mil para 3.850 pessoas.
Confira a tabela oficial do Baianão 2024. Clique aqui. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
Comentários estão fechados.