COVID-19: MESMO COM AMPLIAÇÃO DA ESTRATÉGIA, POPULAÇÃO DE ILHÉUS TEM POUCA ADERÊNCIA À VACINAÇÃO
.
No dia 19 de janeiro de janeiro de 2021, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), começou a vacinação contra a Covid-19. A técnica de Enfermagem do Hospital São José, Ivonete Nascimento, foi a primeira a receber a dose da CoronaVac, imunizante do Butantan e da Sinovac disponibilizado, inicialmente, no combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil. Muitas vidas foram salvas, contudo, o grande desafio ainda tem sido aumentar a cobertura vacinal no município.
Conforme a Sesau, cerca de 10% da população com idade acima de 12 anos tomou a vacina bivalente, o que representa apenas 15.706 doses administradas das 33.684 recebidas. Visto que não houve aplicação de todo o estoque disponível, 17.978 doses foram perdidas. Com relação ao esquema primário de duas doses, a Sesau registra uma cobertura de 81,15% (pessoas acima de 12 anos) e 17,47% (crianças de 6 meses até 11 anos).
No que se refere à aplicação das três doses, a cobertura vacinal atingiu 43,15% da população com idade acima de 12 anos e 1,67% do grupo composto por crianças de 6 meses até 11 anos. A baixa adesão tem preocupado os órgãos de saúde. Para a Prefeitura de Ilhéus, o objetivo maior é convencer as 160 mil pessoas que deixaram de completar o esquema vacinal a comparecerem às salas de imunização. As vacinas contra a Covid-19 são recomendadas para a população geral a partir dos 6 meses de idade.
A Prefeitura desenvolve ações pontuais a fim de garantir a aplicação do imunizante e ampliar a cobertura vacinal no município, incluindo serviços itinerantes para mobilizar o maior número de pessoas, através do Programa Saúde na Comunidade e de campanhas contínuas de intensificação da vacinação.
Queda de mortes e hospitalizações
A resposta imunológica frente às novas variantes visa reduzir a probabilidade de desenvolvimento de formas graves da doença. Mesmo com o fim da emergência internacional sanitária, a doença ainda mata, principalmente idosos e pessoas pertencentes aos grupos de risco. Desde o início de janeiro, a vacina contra a Covid-19 passou a ser incluída no calendário nacional de vacinação para crianças entre seis meses e cinco anos. Dessa maneira, o esquema de vacinação contará com três doses.
Estudo realizado por universidades brasileiras aponta que as pessoas que não se vacinaram apresentaram 23% mais chance de ter Covid longa se comparado às pessoas que se imunizaram com três ou quatro doses. Entre os que tomaram até duas doses, a probabilidade de desenvolvimento de sintomas persistentes é 8% maior. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
PREFEITURA REALIZA LIMPEZA E AUXILIA POPULAÇÃO NA RETIRADA DE BARRO DAS CASAS ATINGIDAS PELA CHUVA

Ilhéus registrou volume de chuva 219.25 milímetros em um intervalo de 24 horas, de acordo com os dados da Defesa Civil. A previsão inicial apontava acumulado de 206 mm para o período de sete dias.
Após a trégua da chuva, as secretarias de Serviços Urbanos (Secsurb) e Infraestrutura (Seinfra) iniciaram o trabalho de poda de árvores, desobstrução e limpeza das vias públicas, bem como do interior dos imóveis afetados.
Na terça-feira (23), as equipes realizaram as ações na Avenida Itabuna, Avenida Esperança, Conquista, acesso ao Viaduto Catalão, Avenida Princesa Isabel e Praça Cairu.
A Secsurb também auxilia a população efetuando a retirada de móveis e objetos inservíveis descartados pelos moradores. A pasta realiza o trabalho conforme as demandas de cada localidade e deve atender cerca de 50 chamados em decorrência das chuvas, segundo esclareceu Jeová Santos, chefe do setor de Poda.
Além dessas ações, as equipes da Seinfra também executaram trabalho preventivo em diversos pontos de Ilhéus, tais como: manutenção preventiva dos canais da Avenida Soares Lopes, no bairro Hernani Sá e no Loteamento Santo Antônio de Pádua/FAELBA (Zona Sul), no bairro Nossa Senhora da Vitória e no canal do Ilhéus II. As ações consistem ainda na aplicação de lonas em áreas de risco, como os altos do Amparo, Nerival, Basílio, Legião, Coqueiro, Socorro, Tapera e Cascalheira. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
Comentários estão fechados.