WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PREFEITURA DE ILHÉUS CONCEDE ISENÇÃO A AMBULANTES QUE VÃO ATUAR NO CARNAVAL CULTURAL

.

Os ambulantes que vão atuar no Carnaval Cultural 2024 estão isentos de taxa de licenciamento para vender seus produtos. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (8), durante reunião no Centro Administrativo da Conquista. A gratuidade é um incentivo da Prefeitura de Ilhéus para fortalecer o trabalho dos comerciantes, priorizando quem reside no município.
Conforme a Superintendência de Turismo, os ambulantes precisam ficar atentos ao horário de chegada ao circuito, montado na Avenida Soares Lopes, nas imediações da Unimed até o letreiro de Ilhéus. O chamamento público foi realizado entre os dias 17 de janeiro e 2 de fevereiro, tendo contemplado 360 ambulantes, entre vendedores de bebidas e de alimentos.
“Essa medida é fundamental para que os comerciantes possam vender seus produtos e garantir o sustento familiar”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
Os festejos começam oficialmente nesta sexta-feira (9), com o Bloco Marias Presepeiras, na Avenida Soares Lopes, às 17h, e o Bloco Zé Pereira, que desfila pelas ruas do Pontal a partir das 23h. A festa momesca inclui atividades voltadas para todas as idades, cuja programação multicultural será dividida em 15 bairros, movimentando a cidade e atraindo visitantes e turistas para conferir os blocos que vão ganhar as ruas até o dia 13 de fevereiro.
Confira a programação completa do Carnaval Cultural de Ilhéus 2024. Clique aqui.


(Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

SESAU REALIZA ACOMPANHAMENTO DOS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA PARA PESAGEM E VACINAÇÃO; CONFIRA

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde (Sesau), promove ações para acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Devem comparecer os beneficiários, incluindo os novos beneficiários e seus dependentes, sendo crianças com até 7 anos de idade, mulheres de 14 a 45 anos e gestantes. A verificação do peso é obrigatória e o público-alvo precisa estar atento ao calendário.
No último sábado (3), a ação aconteceu na UBS Sarah Kubitschek. Ao todo, mais de 200 famílias foram atendidas, sendo ofertados os serviços de pesagem e aplicação do imunizante contra a Covid-19 e vacinação de rotina.
Ressalta-se que a família deve comparecer àquela unidade a qual já está vinculada. Para realizar a pesagem, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, cartão do SUS, cartão do NIS, CPF, cartão de vacina, e cartão da gestante. A Sesau explica que a pesagem é determinante para o recebimento do benefício.
O público que está sendo convocado para a ação e não comparecer às unidades de saúde no prazo informado poderá ter o benefício suspenso.
Acompanhamento – Programa Bolsa Família
17/02 – das 7h às 12h
Locais: – UBS Mário Alves (Rodovia Jorge Amado, próximo ao Hospital Regional Costa do Cacau);
– Estratégia Saúde da Família do Basílio;
24/02 – das 7h às 12h
– UBS Sarah Kubitschek
Serviços: multivacinação e suplementação de vitamina A
(Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

ILHÉUS INOVA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL: GUARDA CIVIL MUNICIPAL GANHA GRUPAMENTO ESPECIAL

Na tarde desta quarta-feira (07), o prefeito do município de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou o Decreto n.º 018, que cria o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal. O novo órgão tem como foco principal fortalecer a defesa e preservação do meio ambiente na região, alinhando-se aos preceitos constitucionais e às leis federais e municipais.
O Grupamento de Proteção Ambiental será vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública e terá como missão realizar patrulhamento rural e urbano, com ações e operações de fiscalização no âmbito da proteção ambiental. A unidade será composta por um efetivo mínimo de 13 agentes da Guarda Civil Municipal, devidamente qualificados, distribuídos em equipes coordenadas para garantir uma atuação eficaz.
Segundo o tenente-coronel PM Marcelo Barreto, Secretário Municipal de Ordem Pública, “o anseio da Guarda Civil Municipal em participar do processo de proteção aos nossos ecossistemas agora é consolidado. Isso permitirá ampliar a fiscalização e prevenção em mananciais, parques e locais de proteção ambiental”.


Já o prefeito Mário Alexandre enfatiza a capacitação ambiental como um avanço importante para o município: “criamos um grupamento especial para prevenir invasões de mangue, poluição sonora e outras ameaças ao meio ambiente. É mais um avanço importante, que poucos municípios possuem e Ilhéus sai na frente mais uma vez”.
Dentre as competências do GPA, estão o patrulhamento ostensivo, o suporte às ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a fiscalização de áreas de proteção ambiental e a promoção de ações educativas junto à comunidade. O Grupamento também poderá celebrar convênios e/ou termos de cooperação técnica para fortalecer sua atuação.
Com a publicação do decreto, já entra em vigor a criação do Grupamento de Proteção Ambiental, reforçando o compromisso do município de Ilhéus com a defesa do meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis. A capacitação da Guarda Civil Municipal, a fim de atuar na proteção ambiental, demonstra o esforço conjunto do governo local em garantir a preservação do patrimônio natural de Ilhéus.


(Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

LEI PAULO GUSTAVO: FAZEDORES DE CULTURA TÊM ATÉ DIA 19 DE FEVEREIRO PARA ENTREGAR DOCUMENTAÇÃO

Nesta quarta-feira (7) foi publicada a Portaria n.º 06, com a divulgação dos 155 proponentes que serão contemplados com recursos da Lei Paulo Gustavo, enquadrados no Edital 04, que abrange todas as demais áreas que não audiovisual – os resultados definitivos destes serão divulgados ainda em fevereiro.
De acordo com o Edital, os proponentes precisarão entregar a documentação na Secretaria de Cultura, em até cinco dias úteis, a partir de hoje, quinta-feira (08). A documentação deve ser entregue na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Casa Jorge Amado, no horário de atendimento (das 09 às 14 horas), até o dia 19 de fevereiro (devido ao feriado de carnaval, a Secretaria de Cultura não funcionará nos dias 12, 13 e 4 de fevereiro).
Este edital compreende projetos de dança, teatro, circo, artesanato, capoeira, entre outros. Foram contemplados 155 fazedores de cultura, que, a partir desta fase, já se habilitarão a receber os recursos.
Segundo o coordenador da comissão e secretário do Conselho Municipal de Cultura, Marcos Lessa, seriam aproximadamente 300 mil reais de recursos, destinados ao enriquecimento da cena cultural do município. Lessa ainda reforça a importância desta fase, “é essencial que os fazedores de cultura fiquem atentos ao prazo estipulado na Portaria. São cinco dias úteis e, o não cumprimento elimina o proponente”, disse.
Serviço:
– Entrega de documentação dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo | Edital 04, que não compreende audiovisual
– Prazo de entrega: de 08 a 19 de fevereiro (5 dias úteis a partir “do dia subsequente à publicação da portaria”, considerando o recesso de carnaval, nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro)
– Local: Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Casa Jorge Amado.
– Horário de atendimento: das 09 às 14 horas
(Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

Comentários estão fechados.