COMBATE ÀS LER/DORT: AÇÃO OFERTA SERVIÇOS A PACIENTES ATENDIDOS NA POLICLÍNICA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ILHÉUS
.
Em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) organizou uma ação educativa voltada à campanha de combate às LER/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo) e aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.
A ação aconteceu nesta segunda-feira (26), na Policlínica Municipal de Saúde Halil Medauar e reuniu 70 pacientes, incluindo trabalhadores atendidos na unidade. Também foram oferecidos os serviços de multivacinação; aferição de PA; aferição de glicemia; distribuição de material educativo e palestras. A atividade representa um chamado para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros.
Conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites (do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.
“As equipes realizaram orientações quanto aos riscos e formas de prevenção às LER/DORT, com participação das fisioterapeutas Maria Marta e Karla Gresik. Foi explanado pelas palestrantes que essas doenças na maioria das vezes estão relacionadas ao trabalho exercido e podem prejudicar a produtividade laboral, a participação na força de trabalho e o comprometimento financeiro do trabalhador. Além disso, são responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho”, explicou Fernanda Jovita, coordenadora do CEREST.
A iniciativa objetiva ainda sensibilizar os empregadores em adotar medidas preventivas nos ambientes de trabalho, proporcionando o máximo de conforto e segurança para um desempenho eficiente e adequado do trabalho. Algumas ações individuais dos empregados/ trabalhadores também fazem a diferença.
– Manter sempre uma postura apropriada durante o horário de trabalho, com as costas eretas e bem apoiadas no encosto da cadeira;
– Fazer pausas e alongamentos a cada 60 minutos;
– Respeitar os limites do corpo;
– Utilizar apoios ergonômicos para os punhos e pés durante a utilização do computador;
– Manter o monitor na altura dos olhos para não ter que forçar o pescoço para baixo;
– Utilizar cintas e outros acessórios de proteção fornecidos pela empresa ao executar tarefas que exigem força física;
– Praticar exercícios físicos regularmente;
– Manter um estilo de vida saudável.
O Dia Mundial de Combate às LER/Dort é celebrado em 28 de fevereiro. A data nos convida à reflexão sobre ocorrências de adoecimento que há muito tempo estão presentes no mundo do trabalho.
(Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
LEI IMPLANTA MEDIDAS DE PREVENÇÃO À DEPRESSÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL
Sancionada no dia 16 de fevereiro, a Lei n°. 4.252 autoriza a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio entre crianças, jovens e adolescentes. A iniciativa reforça o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, com o intuito de acolher, acompanhar e alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população.
As escolas públicas da Educação Básica deverão realizar palestras e debates, bem como a distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos, professores e servidores da rede municipal de ensino. A nova lei busca fortalecer o movimento em prol ao combate a depressão para além das atividades ligadas ao Setembro Amarelo (mês dedicado à campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio), visto que a maior prevalência de suicídio ocorre entre os jovens.
Segundo dados do último mapeamento sobre a doença realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o equivalente a 11,7 milhões de brasileiros. A nível continental, o Brasil aparece atrás apenas dos Estados Unidos. Os estabelecimentos de ensino têm o papel de auxiliar na construção de uma rede de apoio, além de manter o diálogo constante com toda a comunidade escolar. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
Comentários estão fechados.